domingo, 18 de abril de 2010

ACONTECEU SÓ UMA VEZ

Texto publicado em O estado do Maranhão, sábado,
seção Hoje é dia de...
ACONTECEU SÓ UMA VEZ


José Ewerton Neto, membro da AML

ewerton.neto@hotmail.com



Toda unanimidade é burra, disse Nelson Rodrigues. Daí que nem precisa recorrer a Dostoievski “O original é um indivíduo que se coloca à parte”, para dimensionar o quanto a inteligência humana tem sede do que é único e raro. Vale a pena, portanto, de vez em quando, lembrar de coisas que aconteceram de forma exclusiva, ou apenas uma única vez.


1. Elvis Presley fez apenas um único show fora dos EUA. Foi no Canadá em 1957.

2. A única cidade do mundo onde o lixo serve como alicerce para construção de casas é o Rio de Janeiro.
Também é a única em que seus governantes acham isso o máximo.

3. O pagador de promessas de Anselmo Duarte foi o único filme brasileiro premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Dizem que o premio pode ter acontecido, também, por razões não artísticas. Como os franceses nunca acreditaram na seriedade dos brasileiros (“Esse não é uma país de gente séria”, sentenciou o presidente francês Charles de Gaulle”) ficaram ansiosos em aplaudir um brasileiro que - pelo menos no filme - cumpria suas promessas.

4. O único escritor da língua portuguesa a ganhar o Premio Nobel de Literatura foi Jose Saramago
Já o escritor da língua portuguesa que vendeu mais livros no mundo foi um brasileiro chamado Paulo Coelho. (E nem precisou de literatura para isso).

5. Van Gogh, o genial pintor holandês vendeu na vida um único quadro.
Foi também o único pintor que cortou a própria orelha – que também não conseguiu vender.

6. Os crocodilos e os jacarés são os únicos membros da família dos répteis que possuem voz alta.
Os juizes de futebol (répteis que andaram roubando O Vasco e outros times no fim de semana ) também possuem voz alta. Mas preferem o apito.

7. O lago Baicai , na Sibéria, é o único do mundo com profundidade suficiente para ter peixes em águas profundas.
Já o cérebro dos participantes dos BBB, são os únicos com profundidade suficiente para conterem volume de água equivalente à do lago Baicai.

8. Jane Seymour foi a única esposa de Henrique VIII que compartilhou seu túmulo.
A coleção de gigolôs de Suzana Vieira, no entanto, prefere compartilhar seus bens, antes do túmulo.

9. O único exército de amazonas autêntico era o das mulheres guerreiras do reino Dahoney, no oeste da África. Organizado pelo rei Agadja, no início do século XVIII, o exército tinha cerca de 2500 mulheres – todas esposas de oficiais do rei – que eram armadas com bacamartes, facas imensas, arcos e flechas. Muito eficazes só matavam por autodefesa. Em 1892 foram massacradas pelos franceses.

10. O único cientista profissional que se tornou chefe de uma nação foi o químico Chaim Weizmann, presidente de Israel em 1948, ano de sua fundação. Permaneceu no cargo até 1952, quando morreu.
O único torneiro mecânico que se tornou chefe de uma nação foi o metalúrgico Luis Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil. Sua intenção é permanecer no cargo até quando Dilma Roussef sair. E, depois, continuar no poder até quando o seu time, o Coríntians, ganhar a libertadores da América. Ou seja...

11. A única estrela que fica acima da frase Ordem e Progresso na bandeira Nacional é a Spica ( Alfa da Virgem) representando o estado do Pará.
Portanto, estão errados os que pensavam que a única estrela representativa do estado do Pará fosse a Fafá de Belém.

12. O único império do Amor que é constituído por um sujeito que gosta de traficantes e outro que gosta de bater em mulher pertence ao time do Flamengo (Adriano e Wagner Love). Mas eles jamais são encontrados, por lá, em dia de treino.

13. O único país que faz parte do G20, do G7, do G8, do G3 e de qualquer G que fizerem, e que é também o país mais preparado do mundo para encontrar o ponto G, é o Brasil.( segundo seu presidente Lula)
Portanto, ele acaba de descobrir mais uma exclusividade do Brasil: é o único país preparado para encontrar algo que, segundo os cientistas, nunca existiu.

14. Em um único dia, um atleta que disputa o decatlo perde até três quilos de peso e gasta mais que 6500 calorias.
Em uma única noite de disputa-traveco, um atleta futebolista ganha até três quilos de peso e ganha mais de 6500 calorias. Tal fato foi comprovado por Ronaldo, o fenômeno.

15. O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas ao dia.
Já o cérebro do Pedro Bial é o único que deixa de funcionar por 11 meses , até voltar, aos trancos e barrancos, durante o reality show do início do ano.

16. A única cidade do Brasil intitulada Atenas Brasileira, (graças aos méritos literários de seus cidadãos e intelectuais) é São Luis do Maranhão.
É a única também em que seus escritores precisam entrar na justiça para receberem o premio a que fazem jus, nos concursos de literatura oficiais da cidade.


domingo, 11 de abril de 2010

PARA SE LIVRAR DAS LARVAS

Texto publicado sábado na seção

Hoje é dia de... O Estado do Maranhão


Praga ou vírus? Nem um nem outro: essa perturbação de praga, essa contaminação de vírus, não passa de larva. Segundo cientistas, que pesquisam a memória humana, guardar um som torturante, que fica em sua mente como uma melodia presa no cérebro, é um fenômeno recorrente chamado earworms - literalmente, larvas de ouvido. (Já sentiu um mosquito enfiado em seu nariz? Recorda sua sofreguidão ao tentar ejeta-lo sem conseguir? É mais ou menos assim )
Portanto, aquela sensação angustiante de podridão cultural, que alguém sente quando escuta o refrão da música Rebolation, por exemplo, tem o efeito de larva se arrastando pelo seu cérebro. Quantas vezes por dia você já sonhou em expulsar um som desses de sua mente, sem conseguir? Quantas vezes por dia você já quis implodir quem passa defronte à sua casa zoando esse tipo de chacoalhar repetitivo bem perto do seu ouvido? Quantas vezes você já pensou em exterminar um sujeito de dois metros, rebolando à sua frente - se agitando e pulando feito um macaco, crente que está executando uma obra-prima da dança ao som desse refrão? Quantas vezes você não desejou que houvesse uma lei que defendesse sua paz e tranqüilidade desses disseminadores de larvas?
Tais pragas melódicas, dizem os cientistas - se alimentam da própria memória para infectar o pensamento (90% da população). Tanto é assim que, conforme publicado na revista Veja “a intragável (sic) Rebolation do grupo baiano Parangolé, alcançou 75000 downloads para celulares até quinta-feira passada, garantindo o primeiro lugar entre as músicas baixadas no período”. Sua “contaminação” , segundo os cientistas é devida , principalmente à repetição.
Os earworms começaram a ser estudados no fim do século XIX. Nessa época a invasão sonora não causava tanto transtorno, porque não era tão freqüente, não havia a explosão musical que existe hoje. Não havia celulares, nem havia trios elétricos: nem carros imitando trios elétricos, nem bicicletas imitando trios elétricos nem o mundo havia se transformado num gigantesco trio elétrico. Segundo a ciência, o problema é a repetição , ela é que causa a larva e somente um trabalho de proteção muito eficiente pode evitar que você seja contaminado. Como solução para evitar o contágio algumas alternativas são sugeridas por Philip Bearman. Tentemos avaliar, porém, sua eficácia:
1. “Tente não pensar no assunto” Os earworms são como chicletes
e sua definição é a mesma da piada: quanto mais você pisa mais gruda.
Seria cômico se não fosse trágico. Como não pensar no
assunto quando a música sequer tem assunto – como no caso de Rebolation?
2. “Coloque para tocar outra música.” Segundo o cientista cantar uma canção diferente pode neutralizar o efeito virótico.
Certo, mas que vantagem existe em você substituir uma larva por outra? Que proveito há em deixar de escutar o rebolation para ouvir outras larvas consagradas e reconhecidas, como Festa no Apê, de Latino, Pense em mim de Leonardo ou São as cachorras, de algum cachorro?
3. Compartilhe a canção com um amigo. Segundo o cientista, ao compartilhar a canção, o efeito de larva pode se diluir com base na matemática da propagação das larvas que diz: larva dividida por dois dá meia larva.
Vá lá! Mas e se o seu amigo se contaminar também e, infectado, resolver lhe devolver a música em dobro? Quem vai apanhar primeiro?
O que se percebe é que, apesar de toda boa vontade de Bearman, nunca se encontrará uma solução para o earworm. Até mesmo o consolo de que o “fenômeno” tem duração de 27 minutos e de que se as larvas voltarem, a recorrência é por apenas mais um dia, resiste à confrontação com a realidade. O problema, na verdade, não é só a capacidade de a industria musical produzir pestes sonoras, o problema maior é o de as pestes sonoras produzirem pestes humanas (devidamente disfarçadas , é claro, de motoristas montados em monstrengos barulhentos)
Contra estes jamais haverá defesa possível . Quem sabe a epidemia seria amenizada se, um dia, nossos legisladores aceitassem a sugestão proposta por um amigo meu: a de punir os disseminadores com uma lei determinando que toda vez que um sujeito contaminar o universo com suas larvas, deveria ser condenado a passar o dia inteiro escutando Bethoven, Chopin ou Villa-Lobos.
. Certo, não resolveria o problema, mas, pelo menos, o criminoso iria sofrer prá burro! Muito mais que nós sofremos.


terça-feira, 6 de abril de 2010

FRASES DE GRANDES HERÓIS

Texto publicado no jornal O Estado do Maranhão, ultimo sábado seção Hoje é dia de...


FRASES DE GRANDES HERÓIS


José Ewerton Neto, membro da AML

ewerton.neto@hotmail.com




Uma frase antiga, de um grande escritor, dizia que o olhar mostra o que uma pessoa é e suas palavras aquilo em que se transforma, mas, o que pode dizer de uma pessoa a sua frase, a frase predileta?
Penso que a vida moderna anda fazendo pouco caso das frases e do entendimento das mesmas. Retiro duas pérolas das placas visíveis pela cidade. A primeira diz: “Traga o seu avião que aqui temos o aeroporto.” A segunda: “Aqui a pipoca é mais gostosa.” Não se trata, ao contrário do que se poderia supor, da propaganda de um novo aeroporto, tampouco da McDonalds, mas de motéis. Isso mesmo, de motéis! Isso significa que o sexo deve ter muito mais a ver com aeronaves e saquinhos de pipoca do que sonha a vã inteligência humana. Tentemos entender.
O motel, que está oferecendo um aeroporto, tem também, por símbolo, um cupido, apontando uma flecha. Como você entende a gíria “avião”, mas não manja nada de aeroporto, algumas conjecturas são possíveis: 1. Provavelmente, o seu avião está enguiçado, ou está mais para teco-teco e vai precisar re-pousar. 2. Você está no prego (ao invés de com o prego) e, provavelmente, não dará conta de “voar” com um avião desses. 3. O aeroporto anunciado é apenas uma metáfora para algo grande, quem sabe um baita negão, pronto para servi-lo – ou à sua companheira. Ou seja, decididamente, o gerente do motel não bota muita confiança no seu taco, caro leitor, e é por isso que o anjinho, com uma flecha, aponta em sua direção como quem diz: “ Lucre mais ficando em casa, companheiro”
Já o outro, que anuncia que a pipoca por lá é mais gostosa, talvez esteja confiando em que você acabou de pegar uma gata ( ou avião, como queiram ), mas sua idade mental é a de uma criança. O nome da suíte que estão lhe propondo: “suíte cinema”, comprova o raciocínio. A insinuação clara é a de que você já deve ter chegado a uma fase que nem viagra adianta, e está ansioso apenas para assistir a um belo filme com sua parceira, comendo uma deliciosa pipoca.
Análise correta ou não, é facilmente constatável que as frases da propaganda moderna são incompreensíveis, o que não significa que não sejam aceitáveis, dentro do contexto da linguagem da comunicação visual, onde as palavras servem apenas de enfeite. Mas o que dizer das frases preferidas de três grandes heróis do nosso tempo?
A primeira é: “Retroceder nunca, render-se jamais”; a segunda: “Se é pra ser, que seja já.”; e a terceira: “ O não eu já tenho, vou atrás do sim.” Profundas, não? De fazer inveja a Shakespeare e Oscar Wilde. Onde eles teriam se inspirado? Talvez, escutando os textos de Pedro Bial, que, segundo o colunista Zé Simão, um dia farão, com que ele seja indicado à Academia Brasileira de Letras por Ana Maria Braga e Louro José. Tentemos interpretá-las, afinal de contas é nossa obrigação saber o que pensam nossos grandes heróis.
A primeira, mais fácil, significa que se um caminhão desgovernado ameaça atravessá-lo, você não deve retroceder, mas sim deixar que o mesmo passe por cima de sua cabeça: porque você é um herói, e heróis brasileiros não morrem, acabam num BBB, e viram celebridades. Já a segunda, que diz “Se é pra ser, que seja já” tem uma abrangência filosófica de fazer inveja ao “Penso, logo existo” de Descartes. Deve significar, que nada na existência tem valor se não for de imediato, lição de vida, aliás, que foi empregada por Alexandre Nardoni, quando atirou sua filha do alto. Por último, a mais complexa e metafísica: “O não eu já tenho, vou atrás do sim”.
Com quem a heroína teria aprendido tanta sabedoria? O aforismo significa, certamente, que todos carregamos um não de berço,e vamos atrás de qualquer sim que esteja vagando por aí, antes que chegue o outro, definitivo, que é a morte. Assim como Lula, num rasgo de inspiração, já disse que o Brasil seria muito melhor se todo brasileiro fosse um Faustão, nossa heroína proclama que o problema da imensa maioria dos brasileiros decorre de nunca desconfiarem de que não passam de um caminhão de nãos à procura de um sim que nunca chega. ( Ave Beckett e seu “Esperando Godot”!) As frases acima, antes que me esqueça, são, pela ordem, dos heróis Dourado, Cadu e Fernanda, gênios do BBB e do Brasil moderno, cada um mais sábio, mais iluminado e mais idolatrado do que o outro.
Depois de tudo o que escrevemos até aqui talvez seja possível responder
à questão proposta no primeiro parágrafo do texto acima. Decididamente, a frase preferida de cada um, não mostra apenas aquilo que a pessoa é, mas, principalmente quando estas - ganhem o premio que ganharem, façam o sucesso que fizerem - nunca vão passar de um gigantesco não. Não é isso mesmo que você queria dizer, genial Fernanda?