domingo, 28 de agosto de 2011

HINO NACIONAL AO ARROZ DE CUXÁ


artigo publicado no jornal O estado do Maranhão, seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, ontem, sábado


Ouviram do Rio Anil as margens  não tão  plácidas, de um povo heróico (não há outra saída ) um brado retumbante: “ Quero o mesmo IPTU de volta, abaixo o aumento da CEMAR!”. E o sol da  liberdade ( só se for do bairro da Liberdade) em raios fúlgidos brilhou no céu da ilha nesse instante.
                   Se o penhor dessa igualdade (todos são iguais diante do cuscuz Ideal) conseguimos conquistar com braço forte (de tanto carregar  caranguejo) , em teu seio ò liberdade, desafia o nosso peito a própria morte. ( se o peito de frango morto fosse nosso,  até seria bom!)

                   Ó ILHA AMADA,  IDOLATRADA
                   SALVE-NOS, SALVE-NOS!

                   São Luís, um sonho intenso, um raio vívido, vindo de uma barreira eletrônica à terra desce, se em teu formoso céu risonho  e límpido a imagem do Cruzeiro ( Cruzeiro não, Sampaio Correia) resplandece.
                   Gigante pela própria natureza, ( só pode ser um buraco de rua )  é belo, forte, impávido colosso e o teu futuro espelha essa grandeza.
                   Terra adorada, entre outras mil, és tu São Luís, ó ilha amada a primeira de quase mil vereadores. Para esses filhos, serás sempre mãe gentil,  ilha amada, São Luís.

                   Deitado eternamente em berço esplêndido ( mas sem poder morrer por falta de cemitério), ao som do forró e à luz do céu profundo. Fulguras ó São Luís, florão da ilha, iluminada ao sol do Novo Shopping  da Cohama (mais um).
                   Do que a terra mais garrida os teus tristes campos de Perizes tem mais flores (todo dia morre alguém) Nossas praias tem mais vida ( e preço de matar ),  nossa vida em teu seio mais amores (amores para todo mundo, mas grana só  para os  que mamam).
                  
                   Ó ILHA AMADA,  IDOLATRADA
                   SALVE-NOS, SALVE-NOS!

                   São Luís de amor eterno seja símbolo, o lábaro de ATENAS BRASILEIRA que ostentas estrelado, e diga o verde-louro dessa flâmula: indiferença no presente, esquecimento no futuro, apenas a glória do passado.
                   Mas se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta ( greve de guardadores de carro, greve de táxi-pirata) Nem teme quem te adora a própria morte ( os hospitais metem mais medo )
                   Dos filhos corruptos deste solo ( que jamais irão para a cadeia) serás sempre mãe gentil, pátria amada Brasil .


Nenhum comentário:

Postar um comentário