sábado, 26 de janeiro de 2013

ORGASMO FEMININO - O QUE VOCÊ NÃO SABE



artigo publicado na seção Hoje é dia de...Caderno Alternativo,
jornal o Estado do Maranhão


Ah, se todo mundo que fala de sexo entendesse do que fala! Então não haveria tanta gente perdendo seu tempo para aprender, diante de um aparelho de tevê, como se faz sexo grupal ao vivo e em cores em programas idiotas como o BBBrasil.  Para esse público e também aos mal-informados é sempre oportuno lembrar que:

1.Mulher demora muito mais. Com 10ml de sangue ‘bombeado’ um homem já fica excitado. Já o complexo órgão sexual feminino precisa de 200ml, ou seja,  vinte vezes mais.
“Ora, se um homem pode esperar meia hora para que uma mulher saia de casa, por que não pode esperar duas horas para que essa  mesma mulher tenha seu justo orgasmo? Acontece é que a maior parte dos homens  de hoje ao invés de se aprimorarem na  arte de ‘bombear’ para agradar suas mulheres  preferem ficar ‘bombados’  - para agradar outros homens.  Dá pra acreditar?”

2.Manter os pés aquecidos aumenta as chances de orgasmo. Apesar de parecer esquisito é isso que mostra uma pesquisa da Universidade de Groningen, na Holanda. Segundo os resultados do levantamento, manter os pés enfiados em uma meia aumenta em 30 % as chances de chegar lá.
“Embora  transar com uma mulher de meia possa diminuir o tesão do seu parceiro, existem variações possíveis: pedir-lhe que faça uma massagem com óleo aquecedor, acender um fósforo em baixo do pé, andar de bicicleta antes. Se mesmo assim você não chegar lá, não seja pé-frio: caia fora antes”.  

                                                            


3. O orgasmo retarda as dores.  Além de aliviar dores de cabeça, reumáticas, e menstruais, reduzem o estresse e favorecem o metabolismo Até a pele fica mais viçosa porque melhora a circulação sanguínea.
“Ou seja, a Medicina descobriu, um tanto tardiamente, que o orgasmo é a penicilina do século XXI, ou seja, dá jeito pra tudo (já tem especialista receitando orgasmo até para dor de dente).   Nesse caso, todo cuidado é pouco. Se você é mulher e seu dentista for  homem, cuidado! – a danada da broca perfurando sua gengiva pode ser uma insinuação.”

4. Quando mais educação tiver a mulher, menos chances para o orgasmo. Estudo realizado na Alemanha concluiu que 62 % das entrevistadas com nível superior tem dificuldades em obter o orgasmo contra 38% das menos cultas.
“O resultado dessa pesquisa jamais deveria  ser propagado às tantas brasileiras que já estão lendo muito menos, lotando show de dupla sertaneja e assistindo muita novela. A bem do futuro deste país, deveria ser  melhor ser uma intelectual  à caça do Ponto G do que uma ‘loura burra’ que goza com todas as letras do alfabeto.  Ou não?”


                                                        



5. Mulheres têm mais orgasmos com homens ricos. De acordo com estudo britânico da Universidade de Newcastle, o dinheiro é um fator que influencia  o orgasmo. Aparentemente, sem preocupações de saber com vão as contas, as mulheres se entregam mais espontaneamente ao sexo.
“Ou seja, a famosa frase de Nelson Rodrigues  que quarenta anos atrás dizia que ‘Dinheiro compra tudo até amor verdadeiro’, não perdeu a validade, evoluiu e  se tornou:  ‘Dinheiro compra tudo, até orgasmo verdadeiro.’”

6.Um orgasmo pode gerar uma descarga elétrica de 244 milivolts. Durante o orgasmo as paredes da vagina liberam energia com suas contrações musculares involuntárias.
“Portanto, bastam cinco mulheres tendo orgasmo ao mesmo tempo para acender uma lâmpada. Isso deve explicar  porque as autoridades energéticas deste país insistem em dizer que não vai haver apagão este ano, mesmo com os reservatórios dos açudes em baixa. Devem estar contando com a suruba coletiva do carnaval para repor o nível energético de suas torres de transmissão”.  
                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                               http://www.joseewertonneto.blogspot.com

sábado, 19 de janeiro de 2013

GATOS X CACHORROS


artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje , sábado



Winston Churchill dizia que os cachorros olham para os seres humanos de baixo para cima, os gatos de cima para baixo e os porcos fixamente, de igual para igual.
Se os porcos e os homens se equivalem em seus olhares e porcarias, isso, nunca interessou a gatos e cachorros. Na verdade, a luta entre eles sempre foi muito mais para ver quem tira melhor proveito da companhia humana a fim de sobreviver com casa, comida e roupa lavada num ambiente menos hostil  do que tiveram na selva, quando ainda eram lobos e panteras e tinham que suar  para garantir o pão nosso de cada dia.
Nessa luta, nem sempre bem compreendida pelos humanos, uma recente notícia parece sugerir que os gatos estejam saindo na frente. Eis que acaba de ser criado  o índice Big Cat , um indicador de progresso baseado na população de felinos domésticos. Em resumo e  dando nome aos bois ( ou aos gatos ): quanto mais gatos  domésticos existirem num país mais este será uma nação desenvolvida.  O que é fácil comprovar:  enquanto Estados Unidos, França e Alemanha privilegiam seus gatos, Colômbia, África do Sul e Índia ficam na rabeira – por conta da preferência pelo  rabo do cachorro.
Antes que alguém saía por aí  adotando o primeiro bichano que encontrar  para ver se fica rico,  cumpre dar uma olhada, com calma, nos diversos rounds dessa histórica batalha.  

                1.Os primeiros lobos domesticados datam de cem mil anos atrás. Os  futuros “cãezinhos de madame” se aproximavam dos acampamentos humanos atrás de restos de comida e seus filhotes acabavam ficando por lá, escalados, depois,  para ajudar nas caçadas.  Os gatos, por sua vez, só entraram para o nosso convívio muito tempo depois, há 4 mil anos, no Egito. Neste quesito, portanto, vantagem para os gatos que não tiveram de agüentar os seres humanos por tanto tempo.

                2. Os gatos, na Idade Média, acusados de ter parte com o demônio, eram exterminados a três por quatro, toda vez que surgia uma epidemia. Provavelmente,   por causa desse olhar de cima para baixo, satânico e traiçoeiro ( até hoje tem gente que se benze diante do olhar de um gato preto, no escuro). Na falta de descobrir onde estava o demônio ou o remédio, o gato servia de bode – expiatório, enquanto os cachorros cantavam - de galo. Deu cachorro.
                                                                        

                3. Os cachorros, sem que pudessem reagir a isso, acabaram se tornando os “melhores  amigos do homem”.  Como a amizade dos homens nunca foi  confiável,os  gatos dispensaram a honraria e os cachorros passaram a fazer todo tipo de serviço indigno: desde latir para espantar ladrão, até quebrar galho de perua rica, encarquilhada e carente.  Deu gato.

                4. A partir de meados do século passado as fêmeas humanas, que adoram ser seduzidas por qualquer cafajeste,  acabaram  descobrindo que gatos possuem essa vocação e, de quebra, o tal olhar satânico. Pronto, eis o que faltava para começarem a chamar qualquer traste humano tipo Luan Santana, Gusttavo Lima,  Daniel e etc. de gatos. Dessa o cachorro ficou livre. Ponto para ele.

                5. Enquanto cachorros só se dão bem em ambientes espaçosos, os gatos se satisfazem em qualquer estante, penteadeira ou caixa de sapato.  Além disso, não precisam sair para fazer cocô na praça como seus rivais, preferindo fazer em cima da  primeira revista Caras que encontram , adaptando-se, portanto,  melhor às exigências da modernidade urbana. Dá gato.

                6.Esta semana, um site de classificados da Irlanda repercutiu a informação  de que um sujeito ofereceu seu cachorro em troca de um tablet, ou um IPhone 4. O anúncio afirma que o cachorro adora crianças e outros animais, mas parece que tanto amor assim não conseguiu torná-lo capaz de competir com a tecnologia moderna. Até agora nunca se ouviu dizer que alguém quisesse trocar seu gato por um celular, embora se saiba de  muita mulher já  trocou  seu namorado por um. Gato, mais uma vez.  
                                                                       

 Enfim, os diversos trâmites dessa competição indicam que a modernidade tecnológica privilegia a relação gatos x humanos,  dispensando os cães.  Uma razão, porém,  ainda mais imperiosa que essa é a de que não há  nada como alguém que  o encare de cima para baixo para colocar um ser humano no seu devido lugar. Vai dar gato!
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                               http://www.joseewertonneto.blogspot.com

sábado, 12 de janeiro de 2013

2013 PROMETE



Artigo publicado na seção Hoje é dia de...Caderno Alternativo, jornal o
Estado do Maranhão, hoje sábado



Para os que duvidavam do 2013 e de sua capacidade de substituir 2012 com vantagens, os fatos demonstram que o novato chegou inspirado neste Brasil.  Já nem se fala das tempestades com hora, dia, local e mortes marcadas, mas das muitas novidades  à vista: Zoológicos de vidro (BBBrasil); Caras-de-pau Genuínas; elefantes brancos etc. etc.
Apenas para não perder a referência  lembremos  do melhor de 2012.
1.Em 2012 realizou-se a primeira marcha contra a corrupção em São Luiz, saindo do Castelinho em direção ao Monte Castelo.
“A trajetória,  parece ter sido simbolicamente escolhida para ser a mesma da corrupção no Brasil,  que sempre começa com um castelinho e termina com um monte de castelos. “

2.Em 2012 Joelma, da banda Calipso, foi convidada para posar nua na revista Playboy.
“Um sinal de evolução. Seus fãs que antes assistiam à Banda Calipso, agora poderão ver o Após-Calipso. ( Ou será o Apocalipse?)”

                                                      

3.A atriz Cristiana Oliveira, da Globo, perdeu 25 kgs e arrumou um namorado 25 anos mais novo. Por sinal, maranhense.
“A relação, portanto é de um para um. Como ela pretende perder mais 15 kgs. tudo indica que em breve ela vai acabar transando com um bebê. “

4.Em 2012, após a passagem do  furacão Sandy, a cantora brasileira do mesmo nome  escreveu, no seu twitter,  que não agüentava mais piadinhas com o seu nome.
“Entende-se. Ela preferia, certamente,  as piadinhas sobre sexo anal depois que propagou suas preferências.  Enfim, é melhor ter um furo que dá prazer, do que um furacão tira-prazer, não é mesmo, Sandy?”

5. Em Agosto, a agenciadora de garota de programa Beth Cuscus, sediada em Teresina  ofereceu garota de programa por 40 mil a agenciador ‘maranhense’ e foi interceptada pela Polícia.
“A dúvida é se Beth cobrava essa grana toda por um ou vários CusCus.”

6. Em Setembro, a cientista e psicanalista espanhola Madalena Salamanca disse à BBC de Londres que um estudo comprovou  que  orgasmos ajudam a prevenir  doenças físicas e mentais.
“Tá explicado então porque  em São Luis os grandes hospitais (Geral ,  SantaCasa e  Português) estão  rodeados de motéis (Centro e da Areinha). Deve ser para que o doente internado possa  ir até  o motel tomar o remédio .

7. Em Agosto deu num jornal de São Luis que metade das prefeituras maranhenses estava envolvida com agiotagem.
Sendo assim,  o poeta maranhense Ferreira Gullar no seu famoso poema, sobre metades, talvez tenha se inspirado na política : “metade de mim é agiotagem, a outra metade...Corrupção. “
Se  2012 foi demais,   a arrancada do 2013,  em menos de 15 dias,  anuncia-se muito alvissareira

1.José Genoíno, condenado pelo Mensalão, assumiu cadeira na Câmara de Deputados, (sem que seu Partido lhe impedisse),  dizendo-se  muito confortável, com isso.
“ Falta- de- vergonha- na- cara  genuína é com eles mesmos ? ( ou será Genoína?)”

2.Brigite Bardot, a ex- atriz francesa, hoje defensora dos animais, ameaça obter cidadania russa para livrar elefantes da extinção.
“Deveria tirar cidadania brasileira também. Com tanto elefante branco  para a Copa, o que não vai faltar, depois, vai ser elefante perdido no deserto”

3.Por conta do BBBrasil 13. Instalou-se  em um grande Shopping Paulista  uma Casa de Vidro onde permanecem confinados os ‘brothers’, sujeitos à exposição pública.
“ Um garotinho paulista de 11 anos presente ao Shopping, assustado com o que viu, comentou com sua mãe : ‘Mãe, prefiro o zoológico. Lá os animais são mais inteligentes’ “
2013 promete, não?
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                               http://www.joseewertonneto.blogspot.com

sábado, 5 de janeiro de 2013

RESISTÊNCIA LITERÁRIA OU...

artigo publicado na seção Hoje é dia de...Caderno Alternativo,
jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado




Semana passada, fui solicitado por este caderno Alternativo para fazer um resumo literário do ano passou. Tarefa  difícil dadas as limitações de espaço do jornal e as necessárias considerações inerentes à atual complexidade da relação fazer literário x oportunidades, especialmente num ano comemorativo, em que se esperava muito mais.
                Dito e feito, o espaço foi pequeno, mesmo para um breve apanhado e o resumo acabou ficando mais resumido ainda. (Ainda bem que tive como companheiro de tarefa o escritor e mestre em literatura José Neres, ele, certamente, o mais ativo e entusiasta divulgador da literatura maranhense no âmbito universitário com seu blog e seu jornal virtual).  Efetivamente,  alguma coisa de fundamental se  perdeu no texto por mim escrito, quando ao usar o termo  Resistência Literária pretendi enfatizar  a luta dos escritores tendo  como contraponto uma relação, que se já era de indiferença, aparenta  ficar muito próxima de um embate ( da parte deste ) entre o Poder Público e a Literatura Maranhense atual como se , além de não haver interesse por ela, houvesse discórdia ou reação. Só para dar um exemplo:
                Em 2008 (já se faz, portanto, quase cinco anos) um lesado grupo de escritores laureados com o prêmio Concurso Literário Cidade de São Luis FUNC 2007, entre os quis me incluo, deu  entrada na justiça para receber o prêmio a que fizeram jus e que, absurdamente,   não foi pago como de direito. Já na primeira audiência a reação do juiz, evidentemente favorável aos escritores vilipendiados, dava conta da situação kafkiana com que se deparou, ao deplorar que numa terra intitulada Atenas Brasileira os órgãos oficiais de Cultura  fossem capazes de chegar a tal desfaçatez no trato com seus escritores . A partir daí – acreditem! – com os representantes  da administração  local recorrendo em diversas instâncias e, sempre se opondo à decisão da Justiça, o prêmio até agora não foi pago embora o processo já esteja em fase final ( esperamos).  É como se estes burocratas administrativos, ou sei lá que nome se dê a eles, tivessem raiva não dos escritores, mas da própria literatura,  não?
                Depois desse exemplo, acho que fica mais fácil entender a que me referi  quando tratei  de Resistência Literária. Eis o texto que  escrevi, desta vez, na íntegra.
                                                                              

                Resistência Literária: acho que esse foi o grande destaque no cenário da literatura maranhense nos quatrocentos anos de sua capital.  Entenda-se como Resistência o ato de fazer literatura a despeito  dos percalços que são enfrentados,  por demais  conhecidos dos escritores: falta de leitores, dificuldade de divulgação junto à juventude por indiferença  dos coordenadores de ensino das  escolas, ausência de apoio público, concursos literários ‘tradicionais’ que não se realizam (vide FUNC 2012, etc.) – a literatura sendo tratada como um apêndice incômodo para as realizações culturais oficiais cada vez mais ávidas de fogos de artifício, tão barulhentas quanto efêmeras.
                Nesse ambiente, os lançamentos de bons livros realizados ao longo do ano -  atos isolados de cronistas, pesquisadores e poetas , dos quais prefiro não citar nomes para não olvidar talentos merecedores de louvor-, são atos fortuitos dessa resistência, e não decorrentes de um propósito  cultural abrangente,  por parte das instituições que deveriam zelar por isso.  
                Consigo destacar, porém, as raras mais substanciais manifestações dessa resistência literária a partir de organismos ou grupos que mantiveram ‘acesa a chama’: O Café Literário do Odylo Costa filho, que, sob a coordenação de Ceres Costa Fernandes, alcançou em pouco tempo  uma significância para a literatura da ilha que extrapola a  divulgação e  a edição de excelentes livros através  de palestras muito concorridas; as iniciativas da A.M.L que, num esforço para preservação da memória literária maranhense, celebrou o bicentenário de nascimento de João Francisco Lisboa e mantêm um projeto, ora em andamento, de memória fotográfica e em vídeo de alguns de seus personagens mais marcantes, além da reedição da obra do escritor acima citado; as movimentações do Papo Poético que, idealizado por Paulo Melo e Souza, inicialmente no Chico Bar, possibilitaram  a uma geração de jovens poetas e escritores um escoadouro para suas aspirações literárias através de palestras,concursos  e lançamentos de livros onde pontuou a confirmação, para dar um exemplo, de um poeta do porte de  Josoaldo Rego, editado pela Sete Letras, do Rio ; a iniciativa do instituto GEIA de com um concurso literário (único a festejar, de fato, os 400 anos da cidade) premiar  e editar um livro sobre a História de São Luis;  o Guesa Errante,  com sua sina de ser, ao que tudo indica para sempre, o único suplemento literário dos jornais da ilha....
                Em vista disso, a melhor expectativa que resta para 2013 não podia deixar de ser essa: a de que o PODER PÚBLICO se dê conta finalmente de que ainda reside entre nós essa Resistência Literária - a dos escritores desta terra; que  se seduza e se comova com isso a ponto de , pelo menos, ajudá-la a não arrefecer .                                                                                                                                                                          ewerton.neto@hotmail.com