sábado, 18 de outubro de 2014

O MELHOR PRESIDENTE, ENFIM E AO FIM



Artigo publicado na seção Hoje é dia de...Caderno Alternativo,
jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado.


...O PRESIDENTE EM BRANCO


Por que será que a grande maioria finge não saber que o melhor  candidato a presidente, já existe e é , justamente,  aquele para quem  votamos  em branco?
            Tanto é assim que uma grande parcela da população, meio que inconscientemente, já se inclina para isso  votando, (em mais de 30 %) nulo ou em branco, portanto, no presidente em branco.  Em represália, os candidatos comuns fazem de tudo para desqualifica-lo, transformando-o numa entidade irreal, abstrata, o que não passa de uma estratégia desprezível de marketing.  O povo não vota em branco por descaso ou desconhecimento, mas, ao contrário, vota por convicção. Não está negando-se a apontar um eleito, mas, escolhendo um representante que apesar dos pesares óbvios é, de longe, o melhor de todos. Negar sua existência e impedir que tome posse não deixa de ser um ultraje para o povo que gostaria de elegê-lo sempre.  Se, como diz a sabedoria, Vox Populi, Vox Dei, por que não deixar que o  candidato em branco tenha  a chance de, finalmente, dirigir  a Nação?  Por que não permitem que ele escancare  suas vantagens óbvias?

            1.Não é arrogante. O presidente em branco, além de não ter o ego super inflacionado (pelo menos dessa inflação ele está livre), possui vantagem ainda maior: não possui sequer ego. Calmo, não reage quando o chamam (com certa razão), de vazio, e jamais abriu a boca para  xingar  os adversário de levianos.





                                                       






            2.Não faz propaganda. O presidente em branco não precisa de propaganda, muito menos de marqueteiro, para se eleger. Certo do apoio popular ao seu passado, no mínimo, discreto, não provoca imundície nas ruas distribuindo  santinhos , nem estimula carreatas que atrapalham o cidadão nos seus melhores momentos de lazer. Principalmente, evita participar de programas maçantes do horário eleitoral gratuito, talvez por perceber que seu melhor slogan está tão na cara que nem precisa propagar: “Se é para escolher um  nada, escolha, pelo menos aquele que é original e legítimo”.

            3. É honestíssimo. Embora a honestidade tenha caído de moda neste país, o presidente em branco, não tem outra saída: é honestíssimo. É  o único político do qual se pode dizer, sem sombra de dúvida, que tem a vida mais transparente que a de qualquer outro. Não tem o rabo preso, até porque não tem rabo, muito menos  onde enfiá-lo. A salvo de qualquer dossiê, jamais temerá os especialistas em investigação, mesmo porque se vasculharem sua vida à exaustão,  o máximo que descobrirão serão lacunas e mais lacunas. E suas lacunas como se sabe, são próprias de uma natureza  tão pura quanto sua ausência. O que significa que Jamais a sua ausência preencherá uma lacuna, como é useiro e vezeiro na política.

            4.É sábio. O presidente em branco é um presidente sábio. Nunca tem ideias o que, num pais de ideias sempre massacrantes para o povo, já é uma grande ideia. No fundo, é um filósofo capaz de preferir  o nada a tudo, mesmo na plenitude do poder, nem que seja  para poder dizer de um vez por todas : “O poder  não modifica as pessoas, apenas mostra o que elas são: nada”.




                                                    





            5.Não morre. Isso é uma grande vantagem num pais sem leis, sem punição e sem memória. A grande vantagem de ser imortal é que jamais será transformado em herói, quer caia de avião quer tenha uma doença súbita, ou  faça a seleção nacional de futebol apanhar de 7 a 1. (Felipão, por exemplo, que fez isso,  menos de um mês depois acabou virando herói, idolatrado pelos gaúchos de sempre). Nunca apresentou problema de saúde e jamais precisará de ponte de safena. Seus opositores podem argumentar que, se não morre, possui o inconveniente de não viver. Ora, pensem no enorme bem que poderá fazer pela nação um presidente que sempre valerá mais pelo que não fez,  do que pelo que fez.

            6. O presidente em branco não tem amigos. E se não tem amigos não tem correligionários, braços-direito e esquerdo, homens-fortes, puxa sacos etc. etc. Já pensou quantas Petrobrás jorrariam de cada reunião livre de amigos? Se os inconvenientes do amigo do homem comum já são tão insuportáveis: livros e  caixa de ferramenta que não se devolvem e empréstimos que não se pagam, imagine o quanto não custa para a Nação os amigos do presidente: desde pedidos de assinatura amiga para avalizar metrôs superfaturados  a  vazamentos de informações sigilosas. Outra vantagem é que o presidente em branco não terá primeira-dama. Outra, maior ainda,  é que nem por isso  será chamado de gay.




                                             






            7. O presidente em branco não fala. É mudo e não por causa de decretos-leis, mas por possuir sabedoria suficiente para saber que qualquer silêncio por mais longo que possa parecer será sempre muito mais rico que o monte de besteiras que saem da boca dos homens públicos deste país.

                                                           ewerton.neto@hotmail.com                                                                                                        http://www.joseewertoneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário