sábado, 20 de dezembro de 2014

CONFRATERNIZAÇÕES: SALVE E SALVE-SE



Artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado


O fim de ano chegou e, com ele, as confraternizações. É confraternização que não acaba mais: do setor onde  se trabalha, do departamento onde se trabalha e da empresa,  onde se trabalha. Da igreja (sua e da  mulher  - o que  nem sempre coincide), do clube do bairro, do time de futebol, dos amigos de infância  e do condomínio. E ainda tem gente fazendo do Mês de dezembro também o mês das noivas e dos casamentos. Já pensou?
            Enfim, é como se você disputasse um campeonato de confraternizações, cujo primeiro  turno são as do trabalho,  o segundo são as extraprofissionais , até culminar na disputa final , que chega no Natal, com direito à grande prorrogação: o Reveillon.  Se você vai ser campeão ou não, nunca saberá, mas chegará facilmente à conclusão de que foi um vencedor. Você não havia prometido que  mudaria como pessoa a partir do próximo  ano? Pois é, você agora será  outro: estará mais gordo.
            Não há como  evitar, contudo,  aquela sensação de “salve as comemorações!”,  não havendo outra saída senão tomar algumas precauções para se salvar. Eis algumas essenciais:

            1.A bebida é de graça, mas nem tudo é graça.

            Certo, a empresa paga a bebida, afinal de contas, precisa dar a impressão universal de que se todos não são iguais perante o uísque, pelo menos são  diante da cerveja Schin, mais barata.  O problema é o excesso. Entende-se como excesso ( mais ou menos quinze minutos depois do início da festa),  fazer de conta que já se está bêbado o suficiente para chamar o garçom de meu chefe. Ao final da festa , contudo, o conceito de excesso terá evoluído tanto a ponto de não   se considerar excesso chamar o chefe de meu garçom.





                                                      







            2.Falar mal também é de graça, mas...

            Falar mal, como todo trabalhador sabe, é o passatempo preferido de qualquer organização, imagine em festa de fim de ano! A gerente de RH, por exemplo, que sempre pareceu com a Graça Foster, da Petrobrás, agora com essa  maquilagem, que lhe destaca o olho esquerdo,  está mais parecida com o  Nestor Cerveró . Já a nova secretária da presidência  que parecia a Anitta antes das cinquenta plásticas agora está mais parecida com a Suzana Viera , sem botox e photoshop. E assim por diante...                                              


            3.É bom “segurar”  o strip-tease.

            Certo, tudo vai terminar em strip-tease, mas é de bom som, não antecipar. Como seria bom se a mulherada procurasse se comportar, inspirada na velha lei do poeta do “que não seja inacessível posto que é mulher, mas espere pelo menos estar duro”, mas não é isso o que ocorre. A questão é que elas, que se sentem verdadeiros aviões nesses dias, já querem aterrissar arrasando. Da estagiária do recém-criado departamento da Transparência, até a assessora do financeiro todas estão irreconhecíveis. “Quem é aquela de calcinha verde transparente, não é a mulher do Renato?” “Que nada, rapaz, aquela é a namorada do Gumercindo!” “Já atentou bem para a tatuagem sexy na coxa dela?” “Cara, agora estou reconhecendo. É a vagabunda da minha ex- mulher. Conheço bem a tatuagem”




                                                






            4.Subir na mesa, só para a Diretoria.

            Subir na mesa é uma aventura que muita gente tenta a partir do quinto copo, mas nem sempre é muito seguro. A primeira tentativa nessa direção, geralmente malsucedida, é de um monte de braços de um monte de gente em direção a um pedaço de picanha. Lá pelo meio da festa a tentativa é do filhinho do Carlão, operário-padrão da companhia. Fazer Carlinhos, de 8 anos, pular em cima da mesa, por incrível que pareça, foi a única opção encontrada pelos pais  para  mantê-lo quieto. Vai daí que quando o presidente sobe na mesa para fazer o discurso ninguém estranha. Primeiro porque essa é a única opção de escutá-lo, segundo porque é a única de derrubá-lo. O pior é que a toalha da mesa é incapaz de deslizar,  as tentativas dão em nada  e o jeito vai ser ter que escutá-lo até o fim.                                               


            5.Sensualizar é permitido, mas...




                                                 




            Inibições superadas a partir do sétimo copo, dançar virou o esporte preferido de todo mundo. O diretor presidente dança com a recepcionista, o chefe de segurança dança com a avó de alguém e sua mulher com um dos garçons. Até a moça do cachorro-quente do portão da fábrica, que apareceu sem ter sido convidada, está ensinando cacuriá para um gringo. Tão animados ficam que são poucos a perceber que Mirtes, a médica da empresa, com fama de sapatão,  não está apenas dançando com um dos enfermeiros,  mas transando. “Ah, se eu fosse médica e sapatão”,  lamentam as menos afortunadas.


            6.A difícil hora de ir embora.

            Várias razões existem para que se adie a hora prevista de ir embora: cerveja no balde e gelada, o chefe animado e, melhor que isso, bêbado. Já faz algum tempo que a frase mais escutada em todo canto é: “Traz mais uma saideira”, inclusive no meio do discurso de um vereador sindicalista, descoberto meio por acaso, em uma das mesas. Já que ninguém vai embora mesmo, a decisão de debandar só acontecerá por motivo de força maior (e bote força maior nisso!). Como, por exemplo, a Hilux do diretor presidente que acaba de achatar no  estacionamento , o fiat uno de Brandão, operário do setor de despachos, que é DJ nas horas vagas e que abrilhantou a festa. “Pode deixar que eu pago o som!”, diz o diretor. “Como só o som? E o meu carro, chefe?” “Problema seu, Brandão. Quem manda surripiar o uísque da diretoria e vir tomar escondido, justo  no caminho da Hilux do seu diretor? Feliz Ano-Novo e estamos conversados”.

                                                                       ewerton.neto@hotmail.com                                                                        http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário