sábado, 25 de julho de 2015

CARROS DE LUXO ( COMO COLECIONAR)




Artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal O Estado do Maranhão, hoje sábado.


E, de repente, não mais que de repente, como diria o poeta, esta Nação se tornou um paraíso para os colecionadores. Isso mesmo, para os colecionadores. Mas não de coleções manjadas tipo livros, selos, flores, garrafas de cachaça, camisa de time etc. Coleções como essas existem em todo lugar e estão accessíveis a qualquer povo. Num país amado por Deus, como nosso povo se gaba, as coleções têm de ser  especiais, espetaculares, originais. E bote especial nisso
            As pessoas só passaram a atentar, um pouco tardiamente, para esse fenômeno quando a seleção de Felipão começou a colecionar gols ao inverso, vamos dizer assim. Ou seja, não na área adversária como sempre foi muito comum, mas na sua própria. Isso foi apenas a premonição do que viria pela frente, uma vasta saga de coleções brasileiras de tudo que é insólito: escândalos de corrupção, (coleções típicas de deputado e empresário); férias na cadeia (coleções inerentes a mensaleiros);  delações premiadas (executivos da Petrobrás); negação de culpa (ministros e presidentes) etc. etc. isso sem contar as coleções menos nobres, de gente menos favorecida. Para essas: coleção de fugas da cadeia via túnel (prisioneiros); manifestações (qualquer grupo de mais de dez pessoas); enchentes e desabamentos( desvalidos de qualquer ordem). Enfim, neste Brasil de hoje cada um faz sua coleção como quer e como pode, mas o fato é que ninguém deixa de ser um colecionador.
            Porém, de todas as coleções possíveis segue agora um resumo daquela que á mais chique, mais luxuosa e mais exuberante de todas: a de carros luxo. Isso para que, num esforço de utilidade pública, forneçamos ao leitor algumas dicas de como chegar lá.

            Como colecionar carros de luxo




                                          






            Carro de luxo, você sabe, não é para qualquer um. Se você nasceu no planeta Terra, é mais fácil sua mulher já ter lhe botado chifre com um ET (acabaram de descobrir um planeta semelhante, o que faz aumentar essa possibilidade) do que um de seus habitantes  juntar dinheiro para comprar um.  Imagine colecioná-los! A não ser que você seja um marajá, desses que nasceram de rabo pra lua, nadando em cima de poços de petróleo Mesmo assim, para ter uma coleção!... só se você morar no Brasil e possuir algumas qualidades inatas. Não basta, por exemplo, ser poderoso, até para presidente da república, a coisa é complicada. O presidente do país mais forte do mundo, Barack Obama, por exemplo, não consta que tenha algum carro de luxo na garagem de sua casa. O príncipe da Inglaterra, idem, a rainha brasileira da Suécia, também.  Enfim, coleção de carro de luxo não  é para qualquer um.

            Porém, se você nasceu no Brasil e, mais especificamente, em Alagoas, e, ainda por cima  for político, pode acreditar que seu mapa astral pode estar se movendo na direção de sua almejada coleção. Imagine que você não seja ainda marajá, mas se intitule caçador de marajás. 




                                                






Além disso, é impetuoso, cínico, inescrupuloso, capaz de montar uma farsa atrás de si, com o apoio de interesses poderosos, inclusive da rede Globo. E se candidata a presidente. Ganha a eleição, o que não é pouco provável num pais, digamos assim, feito para farsantes.
            A coisa melhora ainda mais, se o farsante, no caso, fizer um péssimo governo, meter os pés pelas mãos, ou em palavras mais exatas, meter a mão no dinheiro de pessoas honestas, humildes aposentados, etc. Brigar com a mulher, e praticar macumba são apenas dons inerentes a quem se predestina a esse fim. A coisa aparentemente (só aparentemente) ameaça ir por água abaixo quando o sujeito sai escorraçado do próprio palácio do planalto.

            O infortúnio surge como um aprendizado e o predestinado agora está pronto para se dar bem. Embora expulso da presidência ressurge com a maior cara de pau. Reelege-se, á aplaudido, ganha a confiança de antigos amigos e inimigos (no poder não existe isso), instala o expressivo nariz nos negócios da Petrobras e, agora, de posse da grana usurpada, começa a mandar bala: uma Ferrari, um Lamborghini, um Porsche, um  Kia , um Toyota, um Mercedes, um Citroen, um Cadillac, um Hiunday, um Honda, um Land Rover...e um Rolls Royce . E ainda sobra para um Gol,  que deve ser o carro do cachorro.  O homem tem tanto carro de luxo que se um dia for autuado (o que é pouco provável) vai se esconder em um deles. Vão demorar tanto tempo procurando que sua condenação terá prescrito.




                                       





            Aprendeu como colecionar carros de luxo, caro leitor? Certo, você não se chama exatamente Fernando Collor de Mello, mas já aprendeu como é fácil. De complicado, você só precisa encontrar gente que vote em você. Ora, desde que você tenha dons semelhantes aos de Collor, acredite, neste país não será difícil.
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário