sexta-feira, 21 de abril de 2017

CAIXA 2, ENCAIXADOS E ENCAIXOTADOS





Quem diria que  certo tipo de Caixa, (a 2),  se tornaria a celebridade mais comentada deste país. Perto dela, não tem pra ninguém! Mais  comentada do que Tite, mais execrada do que Dilma e mais indecifrável do que a Previdência de Temer, a CAIXA 2 rapidamente sobrepujou o ostracismo a que estavam relegadas todas as caixas, reabilitando-as para a sociedade. Nada como fazer um breve apanhado dos outros tipos até chegar ao seu grand finale.

            1.Caixa-Prego. Este tipo de caixa é adotado como expressão linguística, que remete a algo inacessível, ou longínquo. É para onde a gente gostaria de mandar certos políticos, ao invés de ser um dos locais preferidos para onde eles mandam o nosso dinheiro.

            2.Caixa. Propriamente dita, na sua forma mais conhecida pressupõe uma embalagem de madeira, papel ou de papelão, onde se coloca o que quiser.

            3.Caixa. Na sua segunda forma mais usual, o conteúdo da embalagem é humano e, neste caso, temos diversos tipos de caixa que somem com o nosso dinheiro; no supermercado, nas lojas  ou nos bancos sempre obedecendo  à famosa LEI DO ENCAIXOTAMENTO humano, segundo  se enuncia:
            “Um ser humano, é um ser definitivamente encaixotado pois  jamais consegue se  livrar  de  uma  caixa - ou da fila da mesma, nem no seu enterro. Neste caso, a caixa passa a ser chamada de  Caixã-o.



          



            4.Caixa Econômica. Dispensa comentários. É um banco. É aquela caixa que tem o apelido de econômica, mas na realidade, quem tem que fazer a economia por ela é você. Todo mundo sabe onde está e para que serve,  só não sabe é o que ela faz com nosso dinheiro, como, também,  porque você tem que ficar esperando horas e horas, até para ir buscar sua própria grana .

            5. Caixa 2. Finalmente, aquela que está nos comentários de todas as bocas deste país. O que significa? Bem, não é tão fácil de explicar.  Seu nome parece ter a ver com mais um desses apelidos que inventam para ladroagem.  Assim como os delatores da lava-jato apelidaram seus corruptos de Flamenguista, Vizinho, Helicóptero, Amigo ou Todo Feio, a Caixa 2 parece já ter sido criada com essa vocação. O que dela se sabe: Aparentemente um empresário que tenha interesse em ganhar qualquer licitação, ou obter favores,  finge estar dando grana pra um partido político, mas na realidade está pagando propina para que esse político possa transferir essa grana  para outro tipo de caixa: a Caixa-Prego, geralmente na Suíça.



                                        





            Segundo o delator “não há político eleito neste país sem Caixa 2”, o que significa que o político brasileiro, em média,  virou  um tipo de gente que, embora tenha outra formação, acaba sendo um especialista nesse tipo de Caixa. A coisa deve acontecer de tal forma que um futuro político (geralmente filho de um político) começa esse aprendizado desde cedo, ainda criança. Por exemplo,  quando recebe um presente de Papi Noel, dentro de uma caixa a criança remove a tampa e pergunta, surpreso.
            -Pai, o que é isso dentro da caixa? Não foi isso que pedi pro Papai Noel.
            O pai, afetuoso  responde, compreensivo.
            - Isso é um número 2, meu filho. Não se zangue. Parece que a tia não lhe ensinou direito, mas comece logo a brincar com esse dois dentro dessa caixa. Um dia você vai ficar rico com isso.
            Resumindo: eles é que se divertem com Caixas e nós é que  ficamos Encaixotados.

José Ewerton Neto é autor de O ABC bem humorado de São Luis




                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário