segunda-feira, 23 de outubro de 2017

LOUCOS DE FÚRIA OU VICE-VERSA



artigo publicado no jornal O estado do Maranhão


Mais uma para os violentos dias que correm: As Salas de Fúria! Isso mesmo, nelas se paga para exercitar a fúria, demolindo objetos e quebrando tudo. Como diz a reportagem semanal da revista Veja a novidade, que está invadindo as grandes cidades, faz com que o cidadão se divirta com o seu próprio instinto assassino, precavendo-se de mal maior e avassalador.
            Simultaneamente, recente pesquisa de uma revista científica listou mais de vinte tipos de loucura, que ninguém fazia a mínima ideia de que existiam. Ou seja, se você anda desconfiado de que está ficando louco, fique calmo, espere alguém implantar uma sala de fúria perto de sua casa e corra para ela. Com sorte você ficará contente por não ter chegado ainda a furioso, mas tão somente  a louco. Seguem 3 exemplos das loucuras  que alguém tem por aí e você não sabia

1.Síndrome de Alice no país das maravilhas.          

            De acordo com o Neurology Times, a patologia dessa síndrome da vida real afeta cerca de 10% a 20% da população e altera a percepção que o paciente tem do espaço e dos objetos ao redor. Por exemplo, quem sofre dessa síndrome pode ter uma sensação temporária de distorção da noção do espaço,
            Um exemplo típico dessa síndrome é a que ataca Galvão Bueno 








toda vez que ele se põe a narrar jogos, quando  perde completamente a noção do ambiente e do que está vendo. Quando o Flamengo (time para que torce) ou a Seleção ( de quem se finge adorador)  fazem gols, seu berro dura vinte vezes mais do que para o time adversário, como aconteceu na final da Copa Brasil. Ou ainda quando se recusa a aceitar o gol do time que não tem sua simpatia ,  como aconteceu nos pênaltis cobrados pelo Cruzeiro , ao insinuar que o último gol foi irregular. 

2.Síndrome da mão alienígena.












            A Síndrome da Mão Alienígena, ou da Mão Alheia, é realmente, um transtorno humano. De fato, uma reportagem da BBC de 2011 detalha o caso bizarro de uma mulher que foi espancada por sua própria mão. Embora possa parecer uma abdução sobrenatural, essa luta de poder se origina dentro do cérebro  do paciente.
            Os advogados  de  Aécio Neves e Geddel estão preparando nova apelação alegando que ambos seriam  doentes e portadores dessa síndrome da mão alienígena.  Só  assim deixariam de ser responsáveis pelo que suas mãos fizeram na hora de pegarem as malas de dinheiro. Obviamente, estão contando que a decisão dessa apelação caia nas mãos de  Gilmar Mendes.

            3.Delírio de Capgras.

            Imagine acordar e perceber que um impostor substituiu seu cônjuge. Essa é a realidade do Delírio de Capgras, um transtorno psiquiátrico ou neurológico raro, mas real. Pacientes com Capgras podem não apresentar outras questões cognitivas, mas estão convencidos de que aqueles que os rodeiam, inclusive familiares, amigos e até animais de estimação, são impostores.
            Dizem que Marcela Temer está com esse problema e que passou a desconfiar  de que Temer não  é Temer. Ela jura que o presidente, depois de tantas acusações,  começou  a agir estranhamente  e a dizer coisas esquisitas, inclusive na hora do sexo,  do tipo “Marcela, não finja tão alto assim , isso pode estar sendo gravado!” 
            Marcela teria procurado em médico especialista que lhe convenceu de que, por enquanto, não há o que  temer ( ou Temer?) . Se houvesse um impostor no lugar do seu marido jamais seria tão bom farsante quanto o original.


José Ewerton Neto é autor de O oficio de matar suicidas



                                                                                                             ewerton.neto@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário