quarta-feira, 15 de novembro de 2017

GILMAR DE ANTES, O ANTI-GILMAR



GILMAR DOS SANTOS NEVES . O GILMAR DE ANTES OU
O ANTI-GILMAR MENDES





artigo publicado no jornal O estado do Maranhão

Gilmar dos Santos  Neves e Gilmar Mendes. Dois indivíduos que, nomeados com a alcunha de Gilmar, se tornaram célebres neste Brasil. Que possuem em comum ( além do nome)  estes dois brasileiros para serem tão comentados, celebrizados  e...execrados, cada um à sua época?

            1.Gilmar dos Santos  Neves, o do passado, foi goleiro da Seleção Brasileira e do Santos F.C. e considerado um dos melhores de todos os tempos. Bem apessoado,  mais de 1,85m, disputava com o capitão BellinI, o posto de galã da seleção bicampeã de 1958 e 1962, embora, claro, não precisasse desses atributos para ter sido admirado na profissão que escolheu. Gilmar tinha um estilo sóbrio, de  interceptar as bolas arremessadas ao seu gol, que caracteriza os grandes goleiros. Sem acrobacias desnecessárias.
            Outra característica que o destacava era a frieza com que sobrepujava  os revezes. Se  engolia um frango, apanhava a bola no fundo do gol e retornava naturalmente,  com a fleuma necessária . Dentro e fora do ambiente de trabalho foi, sobretudo, um profissional de conduta irrepreensível, jamais tendo sido expulso de campo, ou participado  de campanhas com o fim de derrubar técnicos. Desprovido de interesses mesquinhos tratava a todos, do roupeiro ao maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, com a mesma distinção. Um verdadeiro líder.

            2.Gilmar Mendes, o atual, é um jurista que participa também de uma seleção, pois fazendo parte da confraria dos ilustres membros do STF pode-se dizer que participa da seleção dos melhores do país, na Justiça.     Fisicamente, e aí começam as diferenças, o Gilmar atual é o oposto do antigo. Estatura mediana, barriga proeminente e aspecto de batráquio tem o beiço escandalosamente avançado em franca disposição de combate, como se estivesse o tempo todo confrontando sabe-se lá o quê. Gilmar Mendes não é um modelo de celebridade esteticamente sedutor, longe disso, mas, claro, essa aparência constrangedora em nada deveria afetar o seu desempenho profissional. O importante deveria ser sua sabedoria e a capacidade de interpretar as leis com imparcialidade, mas, a partir daqui as diferenças se acentuam.
            Enquanto o primeiro defendia com unhas e dentes (e mãos), suas redes dos goleadores adversários, Gilmar Mendes tornou-se também um  grande defensor,  mas de corruptos: com unhas, dentes  e canetadas.  Aprouve-lhe, não por dever de ofício, mas por opção, defender corruptos e poderosos. Não hesita, para isso, em executar defesas milagrosas (fora do padrão da ética e da honestidade) como também não se peja em digladiar com seus próprios companheiros de time, para salvar a pele de ladrões  e destilar seu ódio a quem os  combate.   
            Seu estilo de atuação também difere do Gilmar do passado. É  raivoso, confuso e atabalhoado, no afã de acobertar mal feitos perpetrados por bandidos poderosos.  Sua atuação sempre direcionada e viciada,  já salvou da cadeia  Michel Temer, Aécio Neves, Fernando Collor etc. denunciados como corruptos,  como  também se destina a aliviar da cadeia  Sérgio Cabral e quantos mais corruptos existirem no Brasil baseando-se na recente lei de Luislinda ministra dos Direitos Humanos de Temer: “ Humano, no Brasil,  só quem ganha acima de 60 mil. São esses que defendemos. O resto é o resto: se não for bicho, é escravo!”

            Qual dos dois  Gilmar você prefere, caro leitor? 


José Ewerton Neto é autor de O entrevistador de lendas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário