quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O A-B-C BEM-HUMORADO DE SÃO LUIS (3)



E, na sala da antevéspera dos 400 anos, nada como dar prosseguimento ao A-B-C bem humorado de São Luis, contando com a carona dos livros sobre expressões maranhenses já citados anteriormente nessa coluna: dos autores J.R.Martins, José Neres e Lindalva Barros (lançado, ontem, na Feira do Livro), e Marcelo Torres, de Brasília.  


            1.Entrunfado- Mal-humorado, ensimesmado. Ex. “Ser entrunfado virou a farda oficial dos guardas de trânsito da SEMTUR (que estiveram na feira do livro)”,  também conhecidos como multadores de trânsito.

            2.Esfarelado. Misturar desordenadamente as coisas Era muito empregado para depreciar cabelos femininos. Depois que proliferaram as greves e as chapinhas, ficou mais fácil botar ordem nos cabelos do que nos batalhões da PM.  

            3.Esgalgado. Faminto. Tem duas fases: antes e depois da bolsa-família. O governo Lula conseguiu o milagre de transformar  esgalgados em famintos.

            4.Esmalmado. Sem barriga. Teria se originado da expressão: “És mal amado!” Hoje está em desuso porque hoje quem não tem barriga nunca é mal amado. Muito pelo contrário. .

            5.Espernegado-   Iguaria à base de vinagreira, joão-gome e quiabo batidos. Não confundir com esperma negado, embora...

            6. Espetar. Faltar a aula, gazear. O termo maranhense se antecipou ao progresso. Os estudantes de hoje em dia “espetam” até quando estão em sala de aula. Com celulares, I phones, etc.

            7. Esquecido. Diz-se do órgão que sofre de paralisia. A partir dos sessenta, infelizmente, os homens sofrem interna e externamente de uma doença chamada esquecimento. É comum terem um órgão tão esquecido do próprio dono que   para  chamá-lo, precisem usar Viagra.

            8. Estalecido. Dente infeccionado. A cavalo dado não se olha os dentes. Portanto, para dentista dado, não se olham os estalecidos.

            9.Estrompar. Não confundir com estuprar, já que estomprar é ferir unicamente os dedos, de forma violenta. Algumas celebridades “cheias de dedo” da tevê  (que todo mundo sabe quais são), talvez preferissem ser estupradas.

           10. Estaqueado – Tipo de cabelo muito usado pelas mulheres. Como tudo que acostumava acontecer nas cabeças das mulheres também foi substituído pela chapinha.

            11. Estua. Penteado feminino com topete muito alto. Mais conhecido agora como cabelo de Neymar.

            12. Espora. Coisa de má qualidade. Pessoa ruim ( de mal-caráter). Para ilustrar bem a diferença do significado desta expressão para o da outra, espora – dos cavalos, serve esta: “Nenhum cavalo, por mais bravo que seja,  merece a espora que o fere, mas todo eleitor merece o espora, no qual escolheu votar. ” 

            13. Figóita. Mulher assanhada. Não é difícil de  se encontrar: “Toda figóita tem endereço certo: homem incerto”.

            14. Ferrolho. Marido extremamente fiel à esposa. Nada a ver com o ferrolho tradicional já que a expressão teria se originado do termo “Olho-de- Ferro, ou seja, “Um olho que não vê”. Isto porque ser ferrolho não significa, absolutamente,  que o vice-versa seja verdadeiro.

            15. Friagem. Qualiragem, frescura, viadagem. Com a proliferação do homossexualismo e a liberação dos costumes, a expressão encerra um aparente paradoxo: “Quanto mais aumenta o aquecimento global, mais aumenta a  friagem universal.”

            16. Gloriosa. Masturbação masculina. Para Woody Allen a maior glória de uma  gloriosa é a de “poder transar com a mulher que você quer”.

            17. Galinha- de- Parida. Galinha guisada, com pouco tempero e caldo esbranquiçado, acompanhada de pirão escaldado, que se destinava a alimentação das mulheres paridas, quando de resguardo. Para os homens muito afoitos, (e gulosos, em qualquer sentido)  é sempre bom lembrar que é preferível comer uma galinha-de-parida, do que comer – e depois casar, - com uma galinha parida.

                                                                       ewerton.neto@hotmail.com                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário