quinta-feira, 30 de novembro de 2017

UMA LISTA, UMA RESPOSTA, UM PENSAMENTO (I)





A partir de hoje iniciaremos esta série neste blog. Todas as quintas "Atenção!"



A LISTA 

OS DEZ MELHORES ROMANCES DO MUNDO PARA SOMERSET MAUGHAM
Autor de Servidão Humana

Comentário do blog:

Ótima seleção insuspeita partindo de Somerset Maugham, autor de Servidão
Humana e o Pecado de Liza, além de Chuva, conto famoso ( todos que li e gostei muito) 
Sublinhados os livros da seleção que li, seguidos abaixo de uma observação resumida
sobre a minha opinião pessoal. 




1.Tom Jones, de Henry Fielding
Bom!
2.Ulisses, de James Joyce
( Não li, mas tenho em casa)
3.A Montanha Mágica de Thomas Mann
4.Gargantua e Pantagruel, de François Rabelais
5.Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust
Ótimo ( Não li mais para não tentar imitá-lo, o que seria desastroso, claro, para mim
E para todos kkk)
6.Moby Dick, de Hermann Melville








Ótimo, mas a história real do episódio O Coração do Mar, é do mesmo nível.
7.Hackleberry Finn, de Mark Twuin
8.Don Quixote, de Miguel de Cervantes
O melhor de todos. Impossível ser melhor!
9.Os irmãos Karamazóvi, de Dostoiévski
Ótimo!Mas, Crime e Castigo talvez seja melhor e mais moderno
10.Guerra e Paz de Tostói.





UM PENSAMENTO 


"POR DELICADEZA EU PERDI MINHA VIDA!" Artur Rimbaud





UMA BOA RESPOSTA 

Lars Von Trier, revista Veja, edição de 10 de Set




Em Melancolia, o senhor simpatiza com o sentimento de Claire, a personagem que se desespera quando sente que o mundo vai acabar. Mas é com a depressiva Justine, que encara o fim do mundo com serenidade, como uma libertação, que o senhor se irmana. em sua opinião, estaríamos melhor, como indivíduos, se simplesmente parássemos de brigar com a ideia de que estamos sós, e rumando para o nosso fim?

Acho que a vida é uma ideia muito ruim. Se essa ideia partiu de Deus eu o culpo por largar essa ideia no meio do caminho, sem levá-la a uma conclusão lógica. Imagine uma criança que ganha um trem de brinquedo e o põe para funcionar; ele corre no trilho uma dezena de vezes, a criança se diverte , e então perde o interesse. O que acontece com o trem depois que a criança o larga? Isso, para mim é a vida- se Deus a criou, e eu não acredito Nele, mas vamos supor que exista, Ele logo a largou, correndo por aí, sem um pensamento para o fato de que criou seres que sabem que cada passo deles na Terra causa o sofrimento de uma planta, um animal, ou outro homem, e que têm de enfrentar a consciência de que sua existência é finita.
Isto é, nascer sob uma sentença de morte. Se eu fosse um bicho, sem noção de que vou morrer e de que posso magoar os outros o tempo todo, sem culpa de espécia alguma e ocupado apenas em comer, excretar e me reproduzir, então a vida poderia ser tolerável. Mas não da maneira que ela é, para os homens. Não é justo. Se antes de eu nascer me consultassem sobre se eu quero existir neste mundo, eu diria não - absolutamente não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário