quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VENENO CONTRA VENENO

artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal O estado do Maranhão, sábado


Viver não passa de um suicídio progressivo, lento e irremediável, diziam os estóicos antigos. Lento? Claro, porque em suas épocas não haviam motoqueiros no trânsito, filas do SUS, médicos psiquiatras e música sertaneja, enfim, tudo aquilo que nos faz morrer mais depressa.
                   Se chamarmos de veneno tudo aquilo que a vida moderna nos empurra e que nos faz sucumbir mais cedo, a lista é enorme, por isso é tão necessário lembrarmos dos mais letais, justamente para que possamos combatê-los a partir dos seus mais usuais antídotos.  

1.     Ácidos Inorgânicos
Seus sintomas de envenenamento são: queimadura dos lábios
e da boca, sede e dores abdominais. Choque, quando ingerido em grandes doses ( mais de uma colher de sopa).
                   O tratamento mais comum consiste em álcalis fracos como águas calcáreas e magnésia, ou, em casos de emergência, seguida de leite, clara de ovos, ou óleo de oliva. Lavagem gástrica não é recomendada, já que o tubo da sonda pode perfurar o  esôfago ou o estômago queimados.

2.                Ácidos humanos.
                   Humanos envenenados pela corrupção tornam-se ácidos com extrema facilidade. Os principais sintomas desse envenenamento são  arrogância, ostentação de riqueza, presunção, dissipação de dinheiro e desprezo às leis e a opinião pública. Um exemplo recente é o do Ministro Carlos Lupi cuja acidez foi constatada em alto e bom som quando vociferou: Só saio daqui se for através de bala. E tem que ser bala  pesada”
                   O tratamento mais comum para humanos de alta acidez deveria ser a eliminação pura e simples do convívio social  através do isolamento vulgarmente denominado cadeia, mas no Brasil, a acidez humana proveniente da corrupção é tratada com extrema “leveza” por parte das autoridades. ( Justamente o oposto, do homem em questão)

3.                Beladona.
                   Sintomas principais: Boca seca, sede, pupilas dilatadas, convulsões em casos drásticos.
                   O tratamento é feito com lavagem gástrica, tranquilização através de drogas barbitúricas se a vítima for tomada de convulsões.  

4.     Feiadona.
Sintomas principais: Boca célere, pupilas dilatadas, confusões constantes, histerismo, ausência de nexo no que fala, botox a perder de vista.  
                   A televisão brasileira está cheia de mulheres envenenadas com isso : Mariana Gimenez, Suzana Vieira, Hebe Camargo, Marta Suplicy, Luana Piovani etc. etc.
                   O tratamento, muito difícil, exige uma boa tranquilização a partir de leitura ou, música suave. Sabe-se, porém, que quando é muito elevado o grau de envenenamento, na prática, as atingidas preferem  ser tratadas com gigolôs. Custa caro, mas costuma dar certo, já que algumas se acalmam.

                   5. CO (monóxido de carbono)
                   Tontura, dor de cabeça, náuseas e confusão mental. Estado de coma. Coloração vermelha de pele. Este tipo de envenenamento pode ocorrer com crianças em carros fechados ( o CO é expelido pelo motor)
                   O tratamento é levar a vítima para o ar livre. Se a respiração parar deve-se aplicar imediatamente a respiração artificial. Monitorar oxigênio, se estiver à mão

6.     BBB (Big-Brother, Brasil)
Tontura e náuseas em quem estiver assistindo o programa. Confusão mental freqüente dos protagonistas. Permanente estado de cama,  com exibição de taras e manias exibicionistas. Esse tipo de contaminação, com adultos vagando inutilmente em mansões  fechadas,  pode atingir crianças incautas que,  à vista disso podem ficar obcecadas e idiotas para sempre.  
O tratamento mais conhecido é o de levar os protagonistas contaminados para trabalhar pela primeira vez na vida, aplicando-lhes algum tipo de respiração com ar ainda não contaminado pela obsessão de ganhar dinheiro fácil. Nem sempre cura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário