sábado, 3 de março de 2012

OS VERDADEIROS GANHADORES DO OSCAR

artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal O estado do Maranhão,
hoje, sábado, 3 de Março






Com pequenas adaptações veremos que os verdadeiros  ganhadores do Oscar estavam mesmo é no Brasil.


1.      Melhor ator.
Ao invés do francês Michel Dujardin, o melhor ator só poderia ter sido Gilberto Kassab. Protagonizou um partido que não é partido, um prefeito que não é prefeito e um ideólogo que nada tem de ideólogo, muito pelo contrário. Diante dele, Nero, o imperador de Roma,  jamais diria – prestes a se suicidar- “Que grande artista o mundo vai perder”, mas sim, “ Um artista desses o mundo não pode perder!”

2.      Melhor atriz.
            Nada de Meryl Streep como “ A dama de Ferro”. A melhor atriz foi a brasileira protagonista do filme “ A dama que ferra”. Claro, estamos falando da nossa presidenta Dilma Roussef. Seus seis ministros ferrados que o digam, e os outros que se cuidem!    

3.      Melhor direção de Arte.
            Ao contrário de “A Invenção de Hugo Cabret” o melhor foi “A invenção de Mano Cabreiro”. Mano Menezes, como todos sabem, é um técnico de futebol que só chegou à seleção por sua postura cabreira, de conluio com Andrés Sanchez, acólito de Ricardo Teixeira.  A grande invenção de Mano,  como todos sabem foi botar o Ronaldinho Gaucho para ser titular da seleção, sendo o jogador do Flamengo do tempo do Hugo Cabret.

4.      Maquiagem.
            Ao invés de A Dama de Ferro, o real vencedor foi “A Dama de Botox”, com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, nos camarotes da Passarela do Samba. A concorrência era de alto nível, mas a dita cuja conseguiu vencer sua grande rival Marta Suplicy  e outras embotocadas de peso. Era tanto botox transbordando pelo chão da passarela (mais até que  a quantidade de silicone)  que retardou a passagem de um carro alegórico da Unidos da Tijuca. (Desculpem a memória, será que estou certo quanto à Escola que foi obstruída?)


5.      Melhor documentário de Curta-Metragem.
            A  evolução da Beija-Flor, do Rio, homenageando São Luiz. O samba-enredo era tão curto que não deu nem tempo de colocarem na letra, pelo menos o nome de um dos nossos  grandes poetas. Podiam,  pelo menos, ter incluído a  BR-135 na letra. Quem sabe, o curta levaria prêmio, também, em curta-quilometragem.

6.      Melhor edição.
                        Ao invés de “Os homens que não amavam as mulheres”, uma edição de “Os homens que odiavam as mulheres”, que circula na Internet com as fotos  de  Graça, da Petrobrás, Dilma Roussef, Idele Salvati, etc. ridicularizando-as sob a alegação de que são horrorosas. Como se isso – caso fosse verdadeiro -  tivesse o mínimo de importância. Próximo ao dia Internacional da Mulher, as mulheres brasileiras deveriam cada vez mais exigir que esses  caras - que jamais aprenderão a amar as mulheres - deixassem, pelo menos, de ser otários.



7.      Melhor Efeito Visual.
                        A bunda de Walesca Poposuda, finalmente captada por um fotógrafo de Veja, em um momento de descontração de suas estrias e celulites, em plena Avenida. Despencando do restante do corpo através de sua minúscula tanga ( a bunda é tão avolumada  que a calcinha depois do desfile tem de ter de ser puxada com um anzol), o efeito aterrorizante das celulites dançando na abundância de Valéria só causou menos horror que a entrada de Suzana Vieira no camarote da Brahma, cercada de seguranças, provocando o seguinte comentário de um seu colega da Globo, também ator “ Isso é o que eu acho ainda mais terrível!”

8.      Melhor Documentário Longa-Metragem e Melhor Roteiro Adaptado
Ao invés de “Undefeated”, no longa e Os Descendentes, no melhor roteiro, a produção brasileira revelou-se muito melhor com “ O Julgamento do Mensalão” que deveria levar os dois prêmios. Em matéria de descendentes nada jamais foi produzido de tão visceral como os de Lula,  envolvidos no Mensalão. (A toda hora o roteiro precisa ser readaptado). E, com isso, ao que tudo indica,  o longa-metragem não vai acabar nunca. E bote longa nisso!
                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário