sábado, 6 de julho de 2013

A MAIOR INVENÇÃO BRASILEIRA




                                         


Artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje,
sábado


Os brasileiros não são grandes inventores, pelo menos de coisas  relevantes ,certo? Depois dessa introdução, sei que alguém imbuído desse ardor patriótico que só aparece mais intensamente depois que o  Brasil ganha uma copa ( seja ela qual for, até Copa das Confederações serve) , está louco para contestar o que eu disse. Infelizmente,  a verdade nua e crua é  essa, pois até mesmo o avião - que se tem no Brasil como inventado por Santos Dumont - para todo o resto do mundo foi inventado pelos irmãos Wright, norte-americanos.

                                

Bajulação aos USA? Preconceito contra o Brasil e os brasileiros?  Não creio, antes é mais racional acreditar que exista até uma grande simpatia internacional pelo Brasil: mulatas, futebol, carnaval, calor e praia - quem não gosta? Não fosse assim,  que estaria fazendo Lula como conferencista na Etiópia ou como jornalista no New York Times? Não seria mesmo por pura simpatia?
E, no entanto, os brasileiros já foram capazes de inventar tanta coisa que, mesmo não sendo relevantes,  o mundo não viveria sem as mesmas. Coisas práticas, essenciais, ou,  pelo menos,  simpáticas. De que adiantou eles terem inventado  o carro, se você hoje o dirige com a mesma velocidade de uma carroça movida a jumento, por exemplo? Ora, nós, brasileiros, devemos nos orgulhar,  e muito,  de sermos, pelo contrário,  os inventores  de pequenas coisas, irrelevantes e aparentemente bobas, mas sem os quais a vida não seria tão agradável, ou, pelo menos mais divertida. Vamos a algumas delas:


1.O relógio de pulso. Você já imaginou sua vida sem um relógio de pulso? Já calculou ao longo de sua vida o tempo que você perderia para tirar um relógio do bolso e checar o tempo, como antigamente? E se, ao invés de ter sido  inventada a opção do pulso,  alguém o tivesse inventado pendurado  no pescoço? Já pensou?
Pois o relógio do pulso foi sim, apesar de subestimada, uma invenção tão honrosa para seu inventor quanto teria sido a do avião, levando-se em conta  que o autor da mesma, coincidentemente,  foi  o mesmo que se metia a querer inventar aviões : Santos Dumont. Temos ou não razão em chamá-lo de gênio,  independente de ele ter inventado o avião?  

                                 
       
                                       
2.O Bombril. Surpresa! Você jamais esperava que tivesse sido um brasileiro a ter inventado  o Bombril, não é mesmo? (Chamava-se Roberto de Sampaio Ferreira e nem de longe tinha a cara daquele sujeito que se eternizou fazendo propaganda de Bom-Bril).  Tente imaginar: que seria de você, dona de casa, sem um  Bombril para acariciar-lhe os dedos? Ou de suas panelas e louças?
Pois,  quando estiver usando-o para esfregar a cara do seu marido em mais um de suas sub-utilidades, lembre-se de que foi um brasileiro o seu inventor e orgulhe-se disso.  E,  quando na próxima Copa do Mundo você estiver na Cozinha,  plena de ardor patriótico, esfregando louça para que os marmanjos  possam comer churrasco vendo a seleção , dê um grito em homenagem a Sampaio e  aproveite para contar a história dele tintin por tintim. Para que ninguém confunda seu grito com um pró Sampaio ...Correia F.C.

                                         

3.A pomada Minâncora. Em que país do mundo, em que farmácia de aeroporto internacional você encontra um produto tão eficaz  contra o mal-cheiro como a pomada Minâncora? Um remédio desses, que serve para tudo e ainda tem um cheiro gostoso de hortelã só poderia ter sido inventada por um gênio. E brasileiro. Chamava-se Eduardo Augusto Gonçalves  e  inventou a única pomada do mundo capaz de matar qualquer catinga, das carnavalescas às dos buzus e academias de ginástica, podendo  ser aplicada do cabelo aos pés. Tanta eficácia  nem precisava de um nome tão engenhoso assim, mistura de Minerva, a deusa grega, com âncora, o símbolo da caixinha.

4.Descascador de ovos de codorna. Talvez você não saiba, mas foi um brasileiro chamado Sebastião Perroti  Lucchi quem teve a brilhante idéia de inventar uma máquina capaz de descascar 5 mil ovos de codorna por hora. Não, nada de  perguntar para que e para quem, antes trate de admirar-se  do arrojo do empreendedor. Basta conceber a imagem de cinco mil ovinhos sendo descascados por uma máquina, para se chegar à conclusão, rápida,  de que , em matéria de descascar ninguém supera o talento dos brasileiros.
Pois essa prodigiosa virtude, que tornou cada brasileiro um especialista na arte de descascar as embrulhadas que nossos representantes nos aprontam, sobrou ainda  para inventar, além da máquina de descascar ovos, A máquina de DesCasCarAlho, de enorme utilidade em São Luis, no Carnaval.
Além dessas, outras grandes invenções brasileiras são o pão de queijo (inventado no início do século XVIII)  o requeijão inventado em Poços de Caldas e  o catupiry,  demonstrando  que essa extraordinária inventividade brasileira relacionada ao queijo teria que degenerar forçosamente na pizza que não acaba, ou ‘que tudo  acabe em pizza’. E ainda houve o trio elétrico,  inventado por Dodô e Osmar,  a Escola de Samba  e o lavador de carros a seco.

                                               

Lavador de carros a seco?  Pois é , embora ninguém jamais o tenha visto foi inventado e patenteado por Lúcio Edno Pereira, um brasileiro, e seria  facilmente escolhida como a nossa maior invenção no ramo se não houvesse também  “O  guardador de carro”.  
Sei não, mas acho que a invenção brasileira do guardador de carro ( que profissionalizou a ação de pedir) essa ninguém supera!  
                                                                              ewerton.neto@hotmail.com

                                               http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário