domingo, 15 de dezembro de 2024

5 DICAS DE LEITURA




5 SUGESTÕES DE LEITURA PARA O FIM-DE-ANO

 

Caso você seja uma pessoa curiosa e cultive o bom-humor...

 

Transcrevo a seguir 5 sugestões de leitura para o fim-de-ano, do escritor e mestre em Literatura José Neres, que incluiu em tão boa companhia o livro A verdadeira história de. Tudo...e tudo mais. O livro, do autor desta crônica e ocupante deste espaço aos sábados, está à disposição dos leitores na livraria da AMEI, shopping São Luís , sebo Cultura, Espaço e Poesia na Rua do Egito e outras boas livrarias da cidade.

 

E eis que chega o mês de dezembro. Nossos últimos dias de 2024 se aproximam e é hora de parar um pouquinho para uma reflexão sobre o que fizemos durante todo o ano. Mesmo diante de uma correria que parece não ter fim, algumas pessoas conseguem desacelerar no período natalino e acaba sobrando um tempinho para pôr a leitura em dia ou, quem sabe, escolher um livro para presentear aquela pessoa especial.

Como faço todo final de ano – até hoje não sei se deu algum resultado positivo –, aproveito para indicar alguns livros. Tomara que você se encontre em algum deles:

1 – Caso você seja uma pessoa curiosa e cultive o bom-humor, recomendo “A verdadeira história de tudo e tudo mais” (Edições AML, 2023, 114 páginas), de José Ewerton Neto. Nesse livro, você nem mesmo precisa se preocupar com a ordem em que vai ler as saborosas crônicas de um escritor acostumado a retirar do dia a dia a matéria-prima de seu labor com as palavras. Nas páginas desse livro, você ficará conhecendo algumas curiosidades que vão do futebol (a história do Vasco, do Sampaio Corrêa) até a curiosa origem da calcinha e do chá. Tudo contado de forma divertida e cheia de malemolência. Uma ótima leitura e um ótimo presente para o final de ano!



2 – Mas imaginemos que você goste de mais formalidade e pretenda se aprofundar em um assunto mais teórico. Nesse caso, recomendo “O jornal como fonte histórica” (Editora Vozes, 2023, 172 páginas), do professor José D’Assunção Barros, um dos mais respeitados nomes do estudo das Teorias da História no Brasil. Nesse livro, o autor trabalha as múltiplas relações entre o jornalismo e a história, sempre amparado no que há de mais recente nessas linhas de estudo e de forma bastante didática. É um livro para ser lido sem pressa, com a calma necessária para compreender os meandros de duas das mais importantes áreas do conhecimento humano. Ideal para você ou para aquela pessoa que gosta de novidades.



3 – Já sei, você gosta mesmo é dos clássicos e acha que não tem muito tempo a perder com os autores contemporâneos. Nesse caso, aconselho que você leia os “Contos essenciais de Machado de Assis” (Martin Claret, 2019, 692 páginas), volume organizado por Jean Pierre Chauvin, com notas de Djalma Lima. Tenho certeza de que você não irá se decepcionar com essas narrativas curtas do grande Machado de Assis. Nesse volume você encontrará desde os contos mais replicados em outras seletas machadianas até outros que são menos divulgados. A edição em capa dura está primorosa e pode se tornar um belo presente para dar ou para pedir para as pessoas queridas e que conheçam seus gostos mais refinados.



4 – Caso você goste de variar os escritores e ter uma amostra do que tem sido produzido na poesia brasileira nos últimos anos, uma boa pedida é a antologia “República do texto”, (Antologias Brasil, 2024, 324 páginas). Trata-se de um livro organizado pela escritora Nauza Luza Martins, que, sob a coordenação do poeta e advogado Mhario Lincoln, reuniu textos de diversos membros da Academia Poética Brasileira. O livro é bastante interessante e possibilita entrar em contato com a produção poética de autores de diversas partes do Brasil. O único porém é que, pelo fato de ser uma edição limitada que foi distribuída entre os participantes do livro, talvez você enfrente alguma dificuldade em encontrar algum exemplar disponível. Mas, caso tenha essa sorte, aproveite cada página!



5 – Gosta de algo mais forte, profundo e picante? Então recomendo a leitura de “A casa dos Budas Ditosos” (Afaguara, 2018, 128 páginas), de João Ubaldo Ribeiro. Talvez, no começo, você se assuste um pouco com a linguagem crua utilizada pelo autor e com as recorrentes cenas de sexo. Mas, vencido o preconceito, você entrará em contato com uma das mais instigantes histórias da literatura brasileira contemporânea. Esse livro é uma das obras mais refinadas desse talentoso romancista baiano e irá surpreender você. Tenho certeza. Caso decida oferecer esse livro de presente, prepare-se para as reações de quem o receber. Surpresa!



Bem, assim cumpro meu eterno dever de indicar obras. Espero que pelo menos uma delas ajude você a se despedir deste nosso ano de 2024.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário