sábado, 16 de agosto de 2014

SAMPAIO CORRÊA, O MELHOR TIME DO BRASIL






artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado


O título acima, aparentemente despropositado, principalmente para os  torcedores dos outros times desta ilha, tem justamente esse propósito: ser provocativo, mostrar que no futebol praticado no Brasil atual  essa frase já não soa  tão absurda assim, enfim, que chegou a hora e a vez da “Bolívia querida” como o chama sua torcida e , consequentemente, (a reboque de sua ascensão no cenário nacional), todo o futebol maranhense
            Vamos aos fatos;

            1.O Sampaio Correa é um dos melhores times da Série B. Ocupa uma sexta posição, mas poderia estar entre os quatro melhores não fossem interpretações equivocadas de juízes e uma certa ingenuidade de seus técnicos e jogadores na definição final das partidas quando estas já estavam encaminhadas para um resultado positivo. Com justiça o time poderia estar entre os três melhores da competição, sem bairrismo algum.

            2.O futebol brasileiro (e quando se diz ‘futebol brasileiro’ tem-se como referência os times considerados grandes do Sudeste-Sul que são a vitrine do nosso futebol) vive uma fase melancólica, de decadência  na qualidade futebolística. Não se trata apenas do desastre contra a Alemanha; a fase, que já se prolonga há alguns anos,  é de fragilidade estrutural e de desorganização, inibindo o surgimento de talentos e perdurando a continuação de técnicos muito badalados, mas desatualizados e incompetentes.
            Os exemplos são tantos que se torna desperdício enumerá-los e vão desde exemplos mais robustos como a decadência do Flamengo (que mesmo sendo o time de preferência da mídia/ rede Globo – com todas as consequências disso  a seu favor)  ainda  assim não consegue  se manter num padrão  razoável e faz uma campanha vexatória na considerada primeira divisão.  O Vasco da Gama, também, time de  grande tradição não consegue se impor na segunda divisão. 




                                                   





Essa decadência futebolística dos grandes times do Brasil que já tinha operado seus reflexos nas contundentes  e costumeiras eliminações  na Taça Libertadores da América , acabou culminando na recente  eliminação tríplice, esta semana,  de São Paulo, Internacional e Fluminense da Copa do Brasil perdendo para times da segunda divisão: Ceará, Bragantino e América de Natal. Ora, seria esta primeira divisão do campeonato nacional tão ‘primeira’ assim? Qual a diferença atual do futebol praticado na primeira divisão para o da segunda?
            A julgar pelo que se tem visto a distância é quase nenhuma e a resposta do técnico Muricy, do São Paulo, ele mesmo, um técnico que hoje tenta substituir sua postura arrogante do passado pela humildade suficiente para perceber o que está acontecendo ao seu redor, resumiu tudo: “Não só os times grandes ficaram piores como também os pequenos melhoraram e já não há entre os times brasileiros, da primeira e segunda divisão a disparidade técnica que havia no passado”.


            3.Ora, se o Sampaio Correa é um dos melhores do Brasil da Série B ( O América de Natal e o Bragantino que ganharam de Fluminense e São Paulo têm elencos inferiores que ao do Sampaio)  não é lícito dizer que,  se ainda não é,  o Sampaio Correa tem tudo para ser um dos melhores do Brasil? E que esse fato não está longe de acontecer e só depende, agora, de nós, maranhenses?



                                                        





            Claro que sim e isso pode vir de uma tomada de consciência global, neste estado, de que a oportunidade é essa. Que se juntem  a torcida: para apoiar o time em todas as circunstâncias; seus dirigentes: para absterem-se de vaidades político-eleitoreiras; técnicos e jogadores: para um esforço coletivo e profissional  e governantes: para estarem atentos ao que isso pode significar em termos de desenvolvimento do esporte para o Estado. Do apoio das classes empresariais e culturais, a partir das notáveis singularidades de um time que já goza de muita simpatia nacional (ver resumo bem-humorado da história do time em blog e crônica recentes) viria a definitiva ascensão do clube no cenário nacional e, consequentemente, dos demais times maranhenses.




                                   





            É isso senhores. Se o Sampaio Correa ainda não é o melhor time do Brasil isso não está tão longe. É pegar o avião andando como fizeram os fundadores do time ao colocarem o nome de um avião no time e esperar que ele voe. Pois nunca chegaram tão perto, como agora, a hora e a vez   do Sampaio.
                                                                       ewerton.neto@hotmail.com

                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário