sábado, 9 de agosto de 2014

O OLHO DO BRASIL




Artigo publicado hoje, sábado,  na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado



Qual o olho mais bonito do Brasil? Durante muito tempo reinou o  de Tônia Carrero.  Depois o de Bruna Lombardi. Coisa de louco,  esse olho de Bruna Lombardi, fez até a atriz virar poetisa! “Com um par de olhos  desses,  até eu” , diria  Suzana Vieira ou Luciana Gimenez - coitadas!


                                                              



            Era no tempo em que o olho (ambos, tanto faz) quanto mais bonito fosse mais coisa de beleza pura era, mesmo que a dona não fosse tão pura assim – como a própria Bruna,  que nunca fez questão disso. Mas se perguntarem, hoje em dia, qual o olho mais bonito do Brasil vai dar algum trabalho, não? Os de Carolina Dieckman? – convencionais. Os de Gisele Bundchen? - Tão irrelevantes quanto suas nádegas. E os de Bruna Marquezine? – O melhor olho dela, está em outro lugar, não é mesmo Neymar?. Enfim, hoje estamos definitivamente pobres não só de futebol, como também de olho.


                                                       



            Não que se queira chegar aos olhos anglo-saxões violáceos, com espasmos de arrebatamento erótico, como os de Elizabeth Taylor - esses não existem mais, até do lado de lá, mas, bem que gostaríamos de possuir um olho bem brasileiro, quiçá atraente... De ressaca, parecendo uma epilepsia do mar, como os de Capitu, ou de Marta Rocha, a quase mulata baiana, de olhos que queriam ser verdes,  alguém se lembra? (Que fazer! contra o tempo não há Rocha que resista, nem mesmo essa). O que se desejava mesmo, hoje em dia,  era que tivéssemos um olho-símbolo que , se não bonito, representasse bem o Brasil. Um olho que fosse, pelo menos , digno.

                                                    



                        Mas eis que, de repente, surge aquele  olho que tem tudo para ser o do Brasil de hoje. Está lá, na capa da Veja desta semana, junto com Graça Foster, da Petrobrás (com seus olhos de óculos): o olho de Nestor Cerveró.

            O que tem de especial e brasileiríssimo esse olho esquerdo de Nestor Cerveró? Dê uma olhada, leitor, pois está lá mesmo, na capa da revista. Não é porque seja feio e nem porque decorrente, talvez, de um defeito físico... Isso não seria motivo para constranger tanto. O olho se destaca, ao invés, por parecer deslocado em sua face de um jeito sub-reptício...  É um olho à parte, um olho ladino, certamente, mas o que ofende a simetria natural não é a sua posição deslocada, mas a forma com que se instala no rosto do homem  e nos encara: um olho que tem vida própria e que extravasa duas aberrações: primeira, a de estar ali, confortavelmente instalado a par das acusações de corrupção que pesam sobre seu dono e segundo,  a sua atitude de nos acusar de idiotas, especialmente,  àqueles que, como eu , colocaram suas parcas economias em ações da Petrobrás sob  a ilusão de que estávamos colocando nosso dinheiro sob o gerenciamento de gente direita.  

                                                    



            Um olho vivo até demais, no mal sentido, e que na ironia de um amigo meu só pode ter uma explicação: de tanto conferir dinheiro, que não era seu, caiu pela ação da gravidade em direção ao nariz e ali se plantou. É como se, por ser cúmplice de um ato torpe do seu dono, o olho, ao nos contemplar como se fôssemos patetas, escarnecesse de nós, assim como costumam fazem tantos ‘olhos brasileiros’ de hoje. Com esse olho se parece tanto o olho oculto dos semáforos para extorquir cidadãos, como o olho que não enxerga quem cava túnel todo dia em Pedrinhas. É da mesma medida desse olho tanto o olho embonecado a photo-shop dos candidatos à próxima  eleição,  como os mesmos olhos  que se fecham, logo depois de eleitos seus donos,  para não ver as condições da saúde do povo e seus reclames contra a insegurança. 
            Enfim, é da mesma família do olho que nos persegue, tanto para saber se votamos como para pagarmos o imposto de renda mais caro do mundo, em troca da assistência social que está aí. Mas nunca para mostrar que estamos num país onde para se corrigir o rumo não basta uma CPI,  tem que haver a CPI da CPI,  a Lei da Lei, a Farsa da Farsa, a Pizza da Pizza. É um olho tão vil que dá vontade de reagirmos contra ele, um dia, na base do olho por olho, dente por dente.

                                                        


            Mas, qual, donos de dentes banguelas, temos mais é que baixar os olhos diante dos administradores corruptos desta nação, que sempre olharam a gente de cima para baixo, mas, agora, olham de qualquer ângulo e de todos os locais do rosto, sem pejo e sem pudor, pela certeza de que vão ficar eternamente impunes. Como o olho de Nestor Cerveró. O olho do Brasil atual.
                                                                       ewerton.neto@hotmail.com
                                               http://www.joseewertonneto.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário