terça-feira, 6 de abril de 2010

FRASES DE GRANDES HERÓIS

Texto publicado no jornal O Estado do Maranhão, ultimo sábado seção Hoje é dia de...


FRASES DE GRANDES HERÓIS


José Ewerton Neto, membro da AML

ewerton.neto@hotmail.com




Uma frase antiga, de um grande escritor, dizia que o olhar mostra o que uma pessoa é e suas palavras aquilo em que se transforma, mas, o que pode dizer de uma pessoa a sua frase, a frase predileta?
Penso que a vida moderna anda fazendo pouco caso das frases e do entendimento das mesmas. Retiro duas pérolas das placas visíveis pela cidade. A primeira diz: “Traga o seu avião que aqui temos o aeroporto.” A segunda: “Aqui a pipoca é mais gostosa.” Não se trata, ao contrário do que se poderia supor, da propaganda de um novo aeroporto, tampouco da McDonalds, mas de motéis. Isso mesmo, de motéis! Isso significa que o sexo deve ter muito mais a ver com aeronaves e saquinhos de pipoca do que sonha a vã inteligência humana. Tentemos entender.
O motel, que está oferecendo um aeroporto, tem também, por símbolo, um cupido, apontando uma flecha. Como você entende a gíria “avião”, mas não manja nada de aeroporto, algumas conjecturas são possíveis: 1. Provavelmente, o seu avião está enguiçado, ou está mais para teco-teco e vai precisar re-pousar. 2. Você está no prego (ao invés de com o prego) e, provavelmente, não dará conta de “voar” com um avião desses. 3. O aeroporto anunciado é apenas uma metáfora para algo grande, quem sabe um baita negão, pronto para servi-lo – ou à sua companheira. Ou seja, decididamente, o gerente do motel não bota muita confiança no seu taco, caro leitor, e é por isso que o anjinho, com uma flecha, aponta em sua direção como quem diz: “ Lucre mais ficando em casa, companheiro”
Já o outro, que anuncia que a pipoca por lá é mais gostosa, talvez esteja confiando em que você acabou de pegar uma gata ( ou avião, como queiram ), mas sua idade mental é a de uma criança. O nome da suíte que estão lhe propondo: “suíte cinema”, comprova o raciocínio. A insinuação clara é a de que você já deve ter chegado a uma fase que nem viagra adianta, e está ansioso apenas para assistir a um belo filme com sua parceira, comendo uma deliciosa pipoca.
Análise correta ou não, é facilmente constatável que as frases da propaganda moderna são incompreensíveis, o que não significa que não sejam aceitáveis, dentro do contexto da linguagem da comunicação visual, onde as palavras servem apenas de enfeite. Mas o que dizer das frases preferidas de três grandes heróis do nosso tempo?
A primeira é: “Retroceder nunca, render-se jamais”; a segunda: “Se é pra ser, que seja já.”; e a terceira: “ O não eu já tenho, vou atrás do sim.” Profundas, não? De fazer inveja a Shakespeare e Oscar Wilde. Onde eles teriam se inspirado? Talvez, escutando os textos de Pedro Bial, que, segundo o colunista Zé Simão, um dia farão, com que ele seja indicado à Academia Brasileira de Letras por Ana Maria Braga e Louro José. Tentemos interpretá-las, afinal de contas é nossa obrigação saber o que pensam nossos grandes heróis.
A primeira, mais fácil, significa que se um caminhão desgovernado ameaça atravessá-lo, você não deve retroceder, mas sim deixar que o mesmo passe por cima de sua cabeça: porque você é um herói, e heróis brasileiros não morrem, acabam num BBB, e viram celebridades. Já a segunda, que diz “Se é pra ser, que seja já” tem uma abrangência filosófica de fazer inveja ao “Penso, logo existo” de Descartes. Deve significar, que nada na existência tem valor se não for de imediato, lição de vida, aliás, que foi empregada por Alexandre Nardoni, quando atirou sua filha do alto. Por último, a mais complexa e metafísica: “O não eu já tenho, vou atrás do sim”.
Com quem a heroína teria aprendido tanta sabedoria? O aforismo significa, certamente, que todos carregamos um não de berço,e vamos atrás de qualquer sim que esteja vagando por aí, antes que chegue o outro, definitivo, que é a morte. Assim como Lula, num rasgo de inspiração, já disse que o Brasil seria muito melhor se todo brasileiro fosse um Faustão, nossa heroína proclama que o problema da imensa maioria dos brasileiros decorre de nunca desconfiarem de que não passam de um caminhão de nãos à procura de um sim que nunca chega. ( Ave Beckett e seu “Esperando Godot”!) As frases acima, antes que me esqueça, são, pela ordem, dos heróis Dourado, Cadu e Fernanda, gênios do BBB e do Brasil moderno, cada um mais sábio, mais iluminado e mais idolatrado do que o outro.
Depois de tudo o que escrevemos até aqui talvez seja possível responder
à questão proposta no primeiro parágrafo do texto acima. Decididamente, a frase preferida de cada um, não mostra apenas aquilo que a pessoa é, mas, principalmente quando estas - ganhem o premio que ganharem, façam o sucesso que fizerem - nunca vão passar de um gigantesco não. Não é isso mesmo que você queria dizer, genial Fernanda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário