sábado, 22 de dezembro de 2012

INSETOS SABOROSOS




“Gosto de grilos, mas recomendo as larvas da mariposa, que são as minhas favoritas. Para insetos mais selvagens prefiro  saborear cupins formigas e gafanhotos”. David Gordon, biólogo

                Recente reportagem da revista Superinteressante oferece sete razões para comer insetos. Entre elas estão energia, economia, limpeza ( o nojo que você sente é relativo) etc.O cientista acima citado, escreveu, inclusive um livro com suas receitas de insetos mais apreciadas, que está fazendo muito sucesso em restaurantes chiques. 
                Se muita gente torce o nariz para tal preferência,  nada como conhecer alguns deles (e outros artrópodes) quando mais não seja para acrescentar mais uma oitava razão para gostar de comê-los: vingança.  A maioria deles  acha muito saborosa a carne humana.

1. Escaravelho. Muita gente o conhece como besouro, mas existem diferenças. A primeira é que estes são muito mais pesados e voam de maneira muito barulhenta e desengonçada.  (Imagine um trio elétrico querendo voar).  O mais forte deles, chamado de Hercules consegue levantar 850 vezes o próprio peso, o que é raro no reino animal. Se você é halterofilista e ficou empolgado com esse desempenho, hesite um pouco antes de seguir sua dieta de robustez, à base de fezes e porcarias. Não confunda: Escaravelho é escaravelho e não escarra-em-velho, como certos halterofilistas, bombados  e mal-educados.

2. Barata. Se você é daqueles que morre de medo de barata agradeça a Deus pela sua sorte. Das 4 mil espécies que existem no mundo apenas 1% vivem ao seu redor. Portanto, pode respirar aliviado, coisa que, aliás, a coitada tenta fazer quando, prestes a morrer,  fica de barriga para cima. Ao contrário do que você pensa  ela não está gozando de sua cara ridicularizando sua ‘imortal’ incompetência em matá-la, mas só está  tentando respirar melhor antes de morrer.  Isso é raro, mas, às vezes, acontece.

3. Viúva Negra. É a aranha mais famosa que existe (virou até atriz de cinema), mas tanta fama não provêm apenas  da sua cor, como também do fato de comer (literalmente ) o macho depois do ato sexual. Como todo mundo sabe entre as aranhas e as  mulheres existe muita coisa em comum, mas, quanto a esse talento é necessário diferenciar as fêmeas humanas:  estas, quando muito, depois que comem os machos, os deixam completamente lisos -  não chegam a devorá-los.

                                                                

4. O Tatuzinho de Quintal. Coitado do tatuzinho de quintal! Ninguém dá bola para ele , embora também seja... Um Tatu-Bola. Todo mundo que cuida de jardim já os percebeu, enroladinhos, como uma bola. Os coitadinhos – que fazer? - se enrolam assim para se proteger, perder menos água, manter o abdome úmido e poder respirar. Têm no máximo 3 cm. e, agora, depois que o Tatu-Bola foi promovido a símbolo da Copa, estão mais encolhidinhos ainda. É que não engoliram tanta discriminação só porque são escurinhos, tímidos e menores. Ah, como o tatuzinho de quintal gostaria que as cotas que os políticos brasileiros inventam fossem para todos os animais e não apenas para poucos (humanos ) privilegiados!

5. Escorpião. O escorpião é um bicho raivoso e perigoso. O nome já diz tudo já que, ao invés de ter um corpão, têm o que poderia perfeitamente se chamar corpião, ou seja, na parte de trás do abdome uma espécie de cauda com um ferrão que pode matar uma criança em poucas horas. Bote horroroso nisso!
Sem essa, porém, de que os escorpiões se matam quando estão rodeados de fogo. O que acontece é que eles perdem água  muito rápido,  o que os faz contorcerem-se. Portanto, essa é mais uma lenda  do mundo dos homens aplicada aos bichos.  Comprovadamente, o único animal que se mata – não com fogo, mas quando está de fogo – é o homem, pelas ruas e estradas da vida.

6.  A craca. Eis aí um  ser vivo muito esquisito. (Parece até o trânsito de São Luis, já que nunca sai do lugar). Desde que nasce se fixa numa rocha ou num pedaço de madeira e aí fica. O negócio dela  é não ser perturbada, tanto assim que , não satisfeita em se isolar totalmente, ainda enche de cimento em volta de si para evitar qualquer possibilidade de aproximação. Vai querer exclusividade assim...Não no raio que os parta, mas numa pedra – que um raio nunca vai partir.
Essa vocação, de não querer aproximação de ninguém, às vezes  faz lembrar o atendimento atual da Caixa Econômica, onde colocaram paredes de vidro opacas para não ofender seus caixas com a visão dos clientes. Como a Caixa Econômica Federal, que é de todos os brasileiros, resolveu patrocinar um único time de São Paulo, o  Corintians,  despejando milhões de reais suados de seus contribuinte nas mãos de um grupo privilegiado de jogadores de futebol, faz desconfiar que para os lados de sua gerência  estão  confundindo alhos com bugalhos. Ou melhor, cracas com craques.
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                                              http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário