sábado, 12 de outubro de 2013

LÚCIFER SOB INVESTIGAÇÃO



artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão,
hoje, sábado, dia 12

A maior arrogância do homem não é considerar-se á  imagem e semelhança de Deus, mas imaginar que o diabo  pode ser pior do que ele.Do livro O Infinito em minhas mãos.

Muita gente pensa que Lúcifer é o mesmo que Satanás. Talvez porque nunca  leu a Bíblia, o suficiente, para saber como ambos surgiram. Basta  lembrar, no entanto, do que lá está escrito para constatarmos  que se faz urgente uma reavaliação.  Pelo menos à luz da modernidade.

1.”De acordo com a Bíblia, no segundo dia da criação, Deus criou o céu e, nesse mesmo dia, surgiram os anjos, mas o que mais impressionava pela beleza era Lúcifer”.

Portanto, Lúcifer, se vivesse hoje, seria  uma espécie de pop-star , sem culpa de sua própria beleza alucinante ( se anjos já são bonitos, imagine um que impressionava!) . Como ninguém até agora descobriu qual é o sexo dos anjos,  ele deveria ser uma mistura de Brad Pitt com Gisele Bundchen, Carolina Dieckmann  e Suzana Vieira (esta para sua futura versão dragão, como veremos ). Para muitos entendidos ele  era um querubim e um mensageiro do céu, mas o certo é que, para isso, não precisava ser tão bonito. Uma falha divina?  

                                      

2.”O pecado de Lúcifer foi ter deixado sua beleza e sua alta posição na hierarquia do céu subirem à sua cabeça e, no sexto dia,  ter recusado a ordem de Deus de louvar sua nova criação, O HOMEM, feito à sua imagem e semelhança”.

Ora, se nos dias atuais, até a posição de puxa-saco oficial na hierarquia de qualquer repartição pública faz subir  à cabeça, imagine alguém  sendo  anjo, bonito e, ainda,preferido de Deus. A vaidade não sobe só à cabeça, mas  à lua!
Quanto à sua recusa em obedecer a ordem de Deus para louvar o homem... Será que  depois de tantas atrocidades já cometidas pelo mesmo, alguém duvida de que Lúcifer estava mais do que certo em repudiá-lo?  

3.”Orgulhoso, Lúcifer quis formar um reino acima de Deus e convenceu um terço dos anjos a segui-lo. Para isso se transformou num dragão de sete cabeças e dez chifres”.

            Verdade que formar um reino acima de Deus era muita pretensão, mas o problema a essas alturas, para Lúcifer, era o de conceber a tal companhia humana. “Dizem-me com quem andas e te direi quem és”  deve ter pensado . Um detalhe a mais é que com dez chifres em cima de cada uma de suas sete cabeças é impossível tomar a decisão correta, como  qualquer corno sabe disso até hoje,


                                                


4.”O exército dos rebeldes não conseguiu vencer os celestiais, comandados pelo Arcanjo Miguel que saiu para a batalha com um efetivo de 70% dos anjos.Os perdedores foram considerados anjos caídos e passaram a arder no fogo por toda a eternidade. Só então Lúcifer foi transformado em Satã”.

Em qualquer julgamento imparcial que hoje se faça, a luta inglória de Lúcifer, deveria ser  considerada, no mínimo ,como heróica. Lutando contra a maioria por uma causa justa ( a não aceitação dos humanos, como raça preferida de Deus ), e com derrota pré-anunciada Lúcifer foi, sem dúvida, um guerreiro idealista. E  o que é pior:  sem poder sequer recorrer ao Supremo, como hoje em dia pode fazer  qualquer mensaleiro.   

                                             


5.”Lúcifer, agora Satã,  partiu para a vingança jurando destruir a raça humana. Como manteve o poder de mudar de aparência, às vezes aparece como serpente. Foi usando essa camuflagem que ofereceu a árvore da vida à Eva ”.

Perdido por um, perdido por mil, deve ter pensado Lúcifer, agora Satanás. O mal já estava feito, só lhe restando continuar sua sina como símbolo do mal. Aliás,  nada me tira da cabeça que a maior raiva de Lúcifer não foi ter perdido a batalha, mas sim ter sido obrigado a trocar um nome original,  tão bonito como Lúcifer, para o de Satanás, cumprindo assim uma sina pra lá de desgraçada.
Enfim, à luz da modernidade,  uma diferença de avaliação deve ser feita,  se não para resgatar Lúcifer, pelo menos para compreendê-lo. Se nós, humanos,  milhares de anos depois que nasceu Abel, o primeiro,  acabamos de nos premiar esta semana com um Nobel ( de física) por termos sido  capazes de descobrir uma mera partícula de Deus, nada explica porque razão nos recusamos a descobri-lo em plenitude, como ele gostaria,   ao longo desses quatrocentos milhares de anos.

                                   
Lúcifer sob investigação


E  pensar que isso sempre esteve  ao nosso alcance!
                                                                              ewerton.neto@hotmail.com

                                                               http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário