domingo, 6 de outubro de 2013

DE DILMA PARA OBAMA



artigo publicado na seção Hoje é dia de....
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, sábado


DISSE A ELE QUE DEPOIS QUE A PASTA DE DENTE SAI DO DENTIFRÍCIO DIFICILMENTE VOLTA. ELE ME RESPONDEU QUE FARIA TODO ESFORÇO POLÍTICO PARA QUE ESSA PASTA DE DENTES, PELO MENOS, NÃO FICASSE SOLTA POR AÍ, E VOLTASSE PARA DENTRO DO DENTIFRÍCIO”, Dilma Roussef, presidente do Brasil, relatando parte de sua recente conversa com o presidente dos USA."

Para você ver, caríssimo leitor, o que rola por aí em reuniões de ministérios e conversas de presidentes. Anos atrás,  na era Collor, de triste memória,  fomos surpreendidos  com os bilhetinhos de amor que eram enviados, sob a mesa e entre coxas, de um ministro para outro.Então, era o ministro Bernardo Carvalho que os enviava para Zélia Cardoso de Melo,Ministra da Economia, enquanto discutiam o destino de nosso dinheiro. Vinte anos após, o incrível papo acima foi travado, semana passada, entre a nossa presidente Dilma e o todo poderoso Obama,presidente dos USA. Segundo ela, o diálogo foi para discutirem sobre a espionagem que os USA andaram fazendo por aqui.
Ora, se para falar de espionagem o assunto era pasta de dente saindo de dentro de uma bisnaga, já pensou se fosse para tratar de uma possível guerra entre as partes? Vai ver que falariam  de um  consolo sexual saindo de dentro de uma lata. 
Algumas hipóteses surgem para explicar o que pode estar oculto por trás de tanto apuro de ‘linguagem presidencial’.
1.Hipótese realística-surreal.

                                              

Dilma Roussef  talvez tenha aproximado sua face muito próximo da de Obama,  o que pode ter denunciado algum súbito mal-hálito com o que tratou de justificar-se de imediato. Obama , educadamente, reagiu dizendo que reconhece o problema da ‘rebeldia da pasta’, e deve tê-la consolado prometendo não divulgar o episódio. Daí o “ vou fazer tudo para que a pasta não fique solta por aí e volte para dentro da bisnaga”. O que, em linguagem não- presidencial deve significar: vou ficar com o bico calado.

2.Hipótese corrupto-política.

                                    
                                 


Dilma teria se apressado (diante de tudo o que os gringos espionaram - e que ainda não mostraram) em justificar tanta bandalheira nacional, explicando-lhe que no meio que convive - e que administra, ‘tudo que sai, nunca mais volta’, pedindo-lhe compreensão para isso. Referia-se, claro,  a dinheiro. Obama, desconsolado,  escolheu uma forma sub-reptícia de dizer-lhe que iria fazer um esforço nessa direção, mas que, de fato, não acreditava que alguém um dia pudesse resolver seu problema. Talvez Dilma devesse lhe ter dito, em linguagem não-presidencial novamente,  que a única pasta que a maioria dos políticos brasileiros entendem  - e gostam -  é aquela cheia de dinheiro.

                                          

3.Hipótese Erótica-Sexual

Sabedora de que foi espionada por Obama (quiçá em trajes íntimos), Dilma teria liberado seus impulsos e se insinuado para o gringo, usando uma metáfora provocante e carregada de ambiguidades. De acordo com esta hipótese, a “pasta de dente saindo do dentifrício que dificilmente volta” seria uma alusão ao não regresso de Obama à companhia  de Michelle depois de ele ter-lhe espionado por dias e dias.  ( De fato,  Obama não parece mesmo  com uma bisnaga?)

                                                  

                Pego de súbito em falso, Obama não teve outro recurso senão contemporizar e sutilmente deve ter respondido que faria tudo para que a pasta de dente voltasse para dentro, ou seja, no caso, ao próprio lar. Donde a pergunta que não quer calar:  “Poderia a visão do que conseguiu espionar de Dilma, tê-lo feito decidir-se   a correr imediatamente de volta para casa?” Ou para o dentifrício, em linguagem presidencial?
                                                                                                                             ewerton.neto@hotmail.com

                                                                                              http://www.joseewertonneto.blogspot.comDe Dilma para Obama

Nenhum comentário:

Postar um comentário