sábado, 5 de setembro de 2015

O FIM É UMA QUESTÃO DE GOSTO




artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado

Pois é, “Tem gosto pra tudo neste mundo e ainda sobra pra ficar debaixo do boi”, dizia o caboclo diante daquele que dançava bumba-boi, sob uma indumentária bovina. Mal refletia, em sua simplicidade, que emitia um juízo definitivo sobre a maneira individual e específica de  cada um  proceder diante de cada ocorrência de sua vida. Encarar aquilo  que se anuncia como fim, como  um recomeço, embora possa parecer clichê, pode ser mais que isso, uma determinação de persistir e insistir fazendo aquilo que se ama e se tem prazer.
            Assim na vida assim também até na morte,  como se pode perceber pelos diferentes epitáfios de gente muito inteligente, ou dos prováveis epitáfios de outras,  nem tanto.

            1“Amigo, evite, por Jesus Sagrado, de cavar o pó aqui  enterrado. Abençoado quem poupar esses destroços, e amaldiçoado quem mover meus ossos.” William Shakespeare.

            2.“Esta sepultura  contêm tudo que era mortal de um jovem poeta inglês que em seu leito de morte, na amargura de seu coração, sob os olhares de seus inimigos, desejou que fossem escritas essas palavras em seu túmulo: aqui descansa um homem cujo nome está escrito sobre a água.” John Keats.

            3.“Em verdade vos digo, a semente do trigo caída na terra , se não morrer ficará infecunda, mas se morrer dará muitos frutos”. Dostoiévski. ( Palavras do evangelho de São João, subtítulo de seu romance Os irmãos Karamazóvi).

            4.“ Não tente.” Charles Bukóvski.




                                               





            5.“Contra ti me arremessarei, invencível e persistente, ó Morte!” (Virgínia Wolf, que se suicidou).

            6.“Disse o corvo. Nunca mais” Edgar Allan Poe. (Esses versos foram retirados de sua obra mais famosa, O Corvo).

            7.“Chamada de volta”. Emily Dickinson, (considerada pela crítica literária a mais melancólica das  poetisas  norte americanas). 

            Igualmente, pode-se imaginar qual seria o epitáfio de tanta gente célebre, num exercício não de futurologia, mas de gosto pessoal. (Deles).

            1.“Dei um duro danado para ficar branco e eis onde cheguei: a essa palidez mortal” Michael Jackson.

            2.“Tenho a impressão de que desta vez, pela primeira vez na vida, cheguei rápido demais.” Rubens Barichello.

            3“Minha agenda de entrevistas agora  vai estar lotada durante algum tempo. Já estão na fila Einstein, Martin Luther King, John Kennedy, Hitler e Napoleão Bonaparte. Ah, sim, ainda tem Deus. Estava esquecendo dele, mas vou ver se lhe arrumo uma vaga.” Pelé.

            4.“Nem vou sentir a  diferença. Durante muito tempo fui a esquelética mais bonita do Universo. Agora serei eleita  a mais bonita caveira. Dá no mesmo” Gisele Bundchen.



                                         





            5.“Comunico aos fiéis da Igreja  Universal  que se não deixarem de pagar o dízimo  no terceiro dia ressuscitarei” Lair Ribeiro.



                                                    





            6.“Depois de mais de 20 anos da operação lava-jato,  do centésimo pixuleco, e do milésimo corrupto, com a graça de Deus optei pelo ‘conforto’ desse caixão pra me livrar da cadeia. Mas na primeira  eleição que houver por aqui, as elites vão me pagar!” Lula.
                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com
                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário