sábado, 8 de maio de 2010

PARA APERFEIÇOAR SEU INSULTO

artigo publicado hje, sábado, na seção Hoje é dia de...

O Estado do Maranhão


PARA APERFEIÇOAR SEU INSULTO

José Ewerton Neto, membro
da AML


ewerton.neto@hotmail.com



Está cada vez mais difícil se insultar alguém hoje em dia. Responda depressa: o que é ofende mais, ser chamado de filho da puta ou de macaco? Eu pensei que fosse de filho da puta, mas para a justiça brasileira ser chamado de macaco é que dá cadeia. Tanto é assim que, no último imbróglio entre um jogador do Palmeiras e outro do Atlético Paranaense, quem ficou ameaçado de ser preso foi o jogador chamado de filho da puta. Mudaram as putas, mudamos nós ou os macacos?
E pensar que todos nós viemos dos macacos, o que implica em dizer que sermos chamados de nossos tetravôs, hoje nos ofende. Nossos sábios legisladores pretendem que implicações político-sociais no insulto em questão fazem aflorar preconceitos. Mesmo se for verdade, isso não significaria que, hoje em dia, o insulto, para ser insulto precisa ser traduzido? Quer dizer então que quando eu quiser mandar alguém a puta que o pariu preciso explicar, ainda, ao insultado o contexto em que quero agredi-lo? Na verdade, isso apenas comprova que os insultos tradicionais não resolvem mais nossas iras e precisam de urgente renovação.
Pensando nisso, abaixo reproduzimos insultos que já existem em nossa língua e que devem ser resgatados de imediato, pois um xingamento especial pode ser a diferença entre arte e grosseria. Pelo menos xinguemos com arte! Para facilitar seguem exemplos práticos de aplicação.
1. Cabrião: significa um chato em seu mais alto grau.
“Um cabrião maior que o Galvão Bueno ninguém pensava que
existia até que apareceu o Pedro Bial. Mas, e os que conseguem suportá-lo por horas a fio? Estarão treinando para cabriões?

2. Janicéfalo: significa pessoa de duas caras, pouco confiável “A política moderna é tão modelar em termos de caráter que por lá não existem janicéfalos. Sim, porque os que tem apenas duas caras não conseguem sobreviver por lá, só os de quatro ou cinco.”

3. Ababelado: Que nunca termina o que começa ( como os construtores da Torre de Babel)
“ Já que o Brasil foi descoberto, por descuido, por um bando de ababelados como dizem os livros de História, o que podemos esperar da transposição do Rio São Francisco? E das obras do Pac? E da Copa do Mundo de 2014? E do futuro?...

4. Epígono: Autor de obra sem inovações, que dilui ou copia outros autores, melhores do que ele.
“A grande vantagem do escritor epígono é que, agindo assim, ele mais facilmente chega ao epígono( desculpem, epílogo) de seu livro. Não é mesmo, Paulo Coelho?”

5. Esteatopígico: pessoa que tem o traseiro grande.
“A Rita Cadilaque não passa de uma esteatopígica famosa, a mulher- melancia ídem, mas, por favor, não chame a Juliana Paes, disso não. Lembre-se que essa palavra é um insulto.”

6. Valdevino: oportunista que vive às custas dos outros. “Será que a agenda sentimental da Suzana Vieira cabe mais valdevinos ou gigolôs? Ou dá para ambos?

7. Vaniloquo: aquele que fala pelos cotovelos e não diz nada. “Dizem que Issac Newton, quando foi membro do parlamento britânico, a única vez em que abriu a boca foi para pedir que abrissem a janela. E, assim, fez mais pelo seu país do que pelo Brasil nossos parlamentares vaniloquos.”

8. Súcubo: Puxa-saco, dominado, subalterno, lambe-botas, o que se deita sob o outro, submisso.
“Toda experiência profissional comprova: ser um súcubo perfeito poupa muita grana gasta em cursos de administração e gerenciamento de empresas. De quebra, o súcubo especialista logo terá quantos súcubos desejar para lhe lamberem as botas quando estiver lá em cima.”

9. Apedeuta: Ignorante.
“ A grande vantagem de alguém ser um Brother perfeito ( do Big-Brother Brasil) é que sua ignorância monumental nunca lhe permitirá saber que é um apedeuta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário