sábado, 9 de outubro de 2010

A PRIMEIRA VEZ

Artigo publicado na seção Hoje é dia de...

Caderno Alternativo, jornal O Estado do Maranhão, sábado

A PRIMEIRA VEZ

José Ewerton Neto, membro da AML

ewerton.neto@hotmail.com



Calma, não é isso o que você está pensando. Estamos falando de outras coisas: realizações, feitos, descobertas. Se você aprecia tudo o que se refere a primeiro, eis, de primeira, algumas curiosidades:

1. A primeira peripécia de Charles Chaplin, o palhaço mais brilhante que já houve, aconteceu sem querer: sua mãe, uma cantora de teatro, teve problema com a voz e Chaplin a substituiu. O público gostou tanto que jogou moedas no placo. De repente, Charles parou de cantar dizendo que ia pegar o dinheiro para depois continuar. O público riu.

2. A primeira grande peripécia de Tiririca, um palhaço bem menos brilhante que Chaplin, foi ter sido objeto da maior votação que um palhaço profissional já conseguiu em qualquer lugar do mundo. Provavelmente, vai ser também o primeiro palhaço eleito a não tomar posse. Isso só acontecerá porque, no Brasil, as leis permitem que alguns deputados tratem seus eleitores como palhaços, mas não permitem que o eleitor os trate da mesma forma.

3. Sexualmente Isaac Newton nunca teve sua primeira vez.
Embora esse fato não seja tão incomum assim na espécie humana, torna-se relevante, no seu caso, por ter sido um gênio. Explica-se, portanto, como Newton, cuja inteligência descobriu a Lei da Gravidade, preferiu ficar longe da Lei da Gravidez.

4. A primeira máquina construída para facilitar o trabalho das mulheres foi a máquina de costura.
Os machistas diriam que a primeira máquina construída para facilitar o trabalho dos homens foi a mulher, o que vem comprovar que os homens são uns ingratos, porque passaram séculos e séculos até recompensarem-nas, pela primeira vez, pelos seus trabalhos.

5. O primeiro método para evitar uma gravidez funcionava, já que afugentava os homens. As egípcias colocavam pedrinhas no útero, que funcionavam como um verdadeiro DIU.
Portanto, se houve a idade da pedra e da pedra lascada, houve também a idade da pedrinha. A época atual bem que poderia ser chamada de idade da pedra preciosa, já que, com elas, as amantes das celebridades garantem a sua não-gravidez. Cobrando-as.

6. A primeira prefeita do Brasil foi Alzira Soriano, eleita em 1929, na cidade de Lages-RS.
Como se vê, as mulheres tiveram que percorrer um caminho muito árduo para chegar até o dia em que duas mulheres disputaram a presidência e, provavelmente, uma vai ser eleita. Para quem já galgou montanhas será fácil subir a serra. Ou o Serra, não é mesmo Dilma?

7. O primeiro time de futebol a aceitar negros em seu plantel foi o Clube de Regatas Vasco da Gama.
O primeiro time de futebol que teve um de seus jogadores preso, depois de haver assassinado uma mulher foi o mais querido do Brasil, o Flamengo. Foi também o primeiro que mandou embora seu maior ídolo de todos os tempos, Zico, com menos de seis meses.
Na foi, porém, o primeiro que contratou o vaidoso Vanderlei Luxemburgo, como Salvador da Pátria. Antes dele já houve o Atlético Mineiro e uma penca.

8. O primeiro carro a vapor que circulou no Brasil colidiu com uma árvore. Seu motorista era o poeta Olavo Bilac. Foi o primeiro acidente automobilístico do país.
Como são as coisas! Nesse tempo poeta tinha prestígio – e dinheiro – suficiente para inaugurar marcas de carro. Só podia dar no que deu. Do prestígio dos poetas só sobraram os versos de depois do acidente: “Ora direis, ouvir estrelas!”, sem dúvida uma metáfora muito apropriada para quem viu estrelas.

9. A primeira bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima no dia 6 de Agosto de 1945. O avião era um B29 chamado Enola Gay, apelidado de “Fat Boy”
Para você ver o quanto os gays já eram discriminados essa época. Até quando eram aviões tinham de se esconder por trás de apelidos!

10. A primeira novela da televisão foi “Sua vida me pertence”, iniciada em 21 de Dezembro de 1951.
O título, muito sugestivo, transformou-se logo em realidade, já que, desde então, os melhores momentos das vidas dos brasileiros passaram a pertencer às novelas.

11. O primeiro pedido de Hitler ao Congresso, depois de nomeado chanceler, foi poderes para organizar o estado sem prestar quaisquer espécie de contas.
A primeira vez que um político pediu votos no Brasil ninguém sabe exatamente quando foi. O que se sabe é que nenhum político, até hoje, pediu licença ou prestou contas aos cidadãos por emporcalharem suas ruas e atazanarem seus ouvidos, quando querem pedir votos. Se agem assim quando estão pedindo, imagina o que fazem quando estão ordenando!



Nenhum comentário:

Postar um comentário