domingo, 17 de outubro de 2010

UMA GRANDE IMITAÇÃO

UMA GRANDE IMITAÇÃO

Artigo publicado na seção Hoje é dia de...

Caderno Alternativo, jornal O estado do Maranhão

José Ewerton Neto, membro da AML

ewerton.neto@hotmail.com

1. Todo mundo, desde o princípio, imita todo mundo. A própria vida de todo mundo não passa de uma grande imitação, o que faz desconfiar de que o nosso universo começou tentando imitar outro (um desses universos paralelos que proliferam por aí ) , não foi muito feliz em sua tentativa e deu no que deu.

Daí a infinita paciência de Deus com todos os pretensiosos que querem imita-lo. De FHC a Lula, passando por Hitler, Osama Bin-Laden e Pelé, todo sujeito que se sente um pouquinho mais poderoso logo se põe a imitar Deus, sem que ele reaja à absurda pretensão. Deve pensar assim: “Deixe que brinquem de me imitar, eu sequer tive essa chance.”

2. Certo que a evolução só foi possível graças a esse dom de imitar que o ser humano possui. O macaco mais burro começou a imitar o mais inteligente, de geração em geração até chegarmos ao atual, num processo que poderíamos chamar de imitação para melhor. Caso não tivesse havido uma mudança de rumo, lá pelas bandas dos anos noventa, é gostoso pensar que poderíamos chegar a uma raça quase perfeita dentro de três quartos de século. Lembremos que pouco antes disso – nos anos setenta - os rapazes imitavam os Beatles e os coroas Marlon Brando, enquanto as moças imitavam Marylin Monroe e as coroas também, o que não denunciava ainda a tragédia que se anuncia hoje quando, no Brasil, os jovens querem imitar Fiuk e os coroas Roberto Justus, ao passo que as meninas imitam Ivete Sangalo e as coroas Suzana Vieira.

Sem que a ciência se disponha a dar uma resposta definitiva sobre a causa dessa interrupção na curva ascendente da imitação positiva, uma coisa parece certa: já chegamos quase ao ponto de empate técnico entre o macaco evolutivo e o humano regredindo, cuja maior prova é o programa Big-Brother. Ao mesmo tempo em que cientistas dedicam-se a estudar macacos num zoológico, hordas de “macacóides”, sentam-se diariamente diante da televisão para assistir a esse tipo de programa, onde humanos se digladiam – e se degradam - num zoológico de luxo. Enfim, imitar não é ruim, ruim é imitar o que não presta.

3. Tanto livro de auto-ajuda, tanta seção de análise, tanta gente à procura do seu eu interior e isso de que adiantou? A revista Veja, em sua reportagem semanal conclui que todas as mulheres do mundo dariam a vida ( incluindo os nove meses antes do parto) para serem cópias de Angelina Jolie, a bela atriz norte-americana cujo marido é Brad-Pitt. Elas querem imitar Angelina por causa dos seus olhos verdes, do seu charme e elegância, dos seus lábios invejados. E haja fazer plásticas a torto e a direito, inclusive atrizes famosas, para ficarem com um naco da “formosura”, de Angelina, Coitadas, deveriam ter um pouco mais orgulho de si próprias ou se lembrarem da frase definitiva de Kraus a respeito da beleza; “Falta-lhe um pequeno defeito, para ser perfeita!” Como Sofia Loren, talvez, quando jovem, com seus lábios - esses sim - inimitáveis . Quem sabe, assim, se justificasse...

4. Nessa onda irrefreável de imitação o guardador de carro tenta imitar o guarda de trânsito, Arnaldo Jabor tenta imitar Paulo Francis, Lula tenta imitar ele mesmo, os políticos jovens tentam imitar seus pais, e a opinião pública, sem ter a quem imitar, imita aquele que lhe faz rir e gozar de tanta imitação grotesca para todo lado: no caso, palhaços como Tiririca.

Mas o que é mesmo a Opinião Pública? Um dia foi a voz de Deus, a julgar pela frase latina “vox populi, vox dei”. Sabedor mais que ninguém, de que ao invés de ter feito o homem à sua imagem e semelhança, os homens é que tentaram faze-lo à imagem e semelhança deles, Deus há muito se saiu dessa, e a opinião pública, no Brasil, não passa hoje de uma tosca tentativa de reproduzir a opinião de gente como Faustão, Pedro Bial, Luciano Hulk, Sílvio Santos...

Que grande imitação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário