sábado, 19 de janeiro de 2013

GATOS X CACHORROS


artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje , sábado



Winston Churchill dizia que os cachorros olham para os seres humanos de baixo para cima, os gatos de cima para baixo e os porcos fixamente, de igual para igual.
Se os porcos e os homens se equivalem em seus olhares e porcarias, isso, nunca interessou a gatos e cachorros. Na verdade, a luta entre eles sempre foi muito mais para ver quem tira melhor proveito da companhia humana a fim de sobreviver com casa, comida e roupa lavada num ambiente menos hostil  do que tiveram na selva, quando ainda eram lobos e panteras e tinham que suar  para garantir o pão nosso de cada dia.
Nessa luta, nem sempre bem compreendida pelos humanos, uma recente notícia parece sugerir que os gatos estejam saindo na frente. Eis que acaba de ser criado  o índice Big Cat , um indicador de progresso baseado na população de felinos domésticos. Em resumo e  dando nome aos bois ( ou aos gatos ): quanto mais gatos  domésticos existirem num país mais este será uma nação desenvolvida.  O que é fácil comprovar:  enquanto Estados Unidos, França e Alemanha privilegiam seus gatos, Colômbia, África do Sul e Índia ficam na rabeira – por conta da preferência pelo  rabo do cachorro.
Antes que alguém saía por aí  adotando o primeiro bichano que encontrar  para ver se fica rico,  cumpre dar uma olhada, com calma, nos diversos rounds dessa histórica batalha.  

                1.Os primeiros lobos domesticados datam de cem mil anos atrás. Os  futuros “cãezinhos de madame” se aproximavam dos acampamentos humanos atrás de restos de comida e seus filhotes acabavam ficando por lá, escalados, depois,  para ajudar nas caçadas.  Os gatos, por sua vez, só entraram para o nosso convívio muito tempo depois, há 4 mil anos, no Egito. Neste quesito, portanto, vantagem para os gatos que não tiveram de agüentar os seres humanos por tanto tempo.

                2. Os gatos, na Idade Média, acusados de ter parte com o demônio, eram exterminados a três por quatro, toda vez que surgia uma epidemia. Provavelmente,   por causa desse olhar de cima para baixo, satânico e traiçoeiro ( até hoje tem gente que se benze diante do olhar de um gato preto, no escuro). Na falta de descobrir onde estava o demônio ou o remédio, o gato servia de bode – expiatório, enquanto os cachorros cantavam - de galo. Deu cachorro.
                                                                        

                3. Os cachorros, sem que pudessem reagir a isso, acabaram se tornando os “melhores  amigos do homem”.  Como a amizade dos homens nunca foi  confiável,os  gatos dispensaram a honraria e os cachorros passaram a fazer todo tipo de serviço indigno: desde latir para espantar ladrão, até quebrar galho de perua rica, encarquilhada e carente.  Deu gato.

                4. A partir de meados do século passado as fêmeas humanas, que adoram ser seduzidas por qualquer cafajeste,  acabaram  descobrindo que gatos possuem essa vocação e, de quebra, o tal olhar satânico. Pronto, eis o que faltava para começarem a chamar qualquer traste humano tipo Luan Santana, Gusttavo Lima,  Daniel e etc. de gatos. Dessa o cachorro ficou livre. Ponto para ele.

                5. Enquanto cachorros só se dão bem em ambientes espaçosos, os gatos se satisfazem em qualquer estante, penteadeira ou caixa de sapato.  Além disso, não precisam sair para fazer cocô na praça como seus rivais, preferindo fazer em cima da  primeira revista Caras que encontram , adaptando-se, portanto,  melhor às exigências da modernidade urbana. Dá gato.

                6.Esta semana, um site de classificados da Irlanda repercutiu a informação  de que um sujeito ofereceu seu cachorro em troca de um tablet, ou um IPhone 4. O anúncio afirma que o cachorro adora crianças e outros animais, mas parece que tanto amor assim não conseguiu torná-lo capaz de competir com a tecnologia moderna. Até agora nunca se ouviu dizer que alguém quisesse trocar seu gato por um celular, embora se saiba de  muita mulher já  trocou  seu namorado por um. Gato, mais uma vez.  
                                                                       

 Enfim, os diversos trâmites dessa competição indicam que a modernidade tecnológica privilegia a relação gatos x humanos,  dispensando os cães.  Uma razão, porém,  ainda mais imperiosa que essa é a de que não há  nada como alguém que  o encare de cima para baixo para colocar um ser humano no seu devido lugar. Vai dar gato!
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                               http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário