sábado, 7 de setembro de 2013

IMITAÇÃO PARA DAR, VENDER E USAR





artigo publicado na seção Hoje é dia de...Caderno Alternativo, jornal
o Estado do Maranhão, hoje, sábado


Tudo que se faz e se vê no mundo não passa de uma grande imitação (satélite imitando satélite, planeta imitando planeta e gente imitando gente), o que faz desconfiar que o nosso universo  começou tentando imitar um outro, não foi muito feliz e deu no que deu. Daí essa imensa paciência de Deus com os que tentam imitá-lo: primeiro FHC, depois Lula e agora Dilma. O todo-poderoso deve pensar assim: “ Deixa que me imitem, pior fui eu que nem tive essa chance.”


                                   


1.Ao longo da evolução humana, na luta pela sobrevivência, o macaco foi imitando o seu parceiro mais inteligente até chegar ao ser humano atual. Tudo deveria caminhar nessa seqüência positiva entre marchas e contramarchas, até que, provavelmente, lá pelo ano  2500 ( os números são imprecisos) tivéssemos uma raça quase perfeita. Acontece que o pior se deu e,  de algum tempo para cá ( mais ou menos uns trinta anos) ao invés de os seres humanos continuarem  imitando os mais inteligentes, deram para imitar os mais burros – e o pior é que passaram a se considerar  felizes com isso.
                É um tal de  tanto se imitar coisa ruim que,  no Brasil, Roberto Justus, o homem do cabelo engomado e casamenteiro oficial da revista Caras,  virou objeto de aspiração da maioria dos estudantes universitários, conforme recente pesquisa;  e Anitta ( com dois t) virou referência das mulheres por esse Brasil afora. ( Dizem que já tem mãe botando três t no nome da filha para esta ficar mais parecida com a funkeira e três vezes mais periguete).

                                                               

   
Causa estranheza que, apesar disso, os cientistas, sempre atentos aos fenômenos que causem desequilíbrio na ordem  natural da evolução humana, ainda não tenham atentado para pensar nessa  situação limitante e catastrófica. Aonde iremos parar? Seguramente, um retrocesso civilizatório já se anuncia quando vemos gente do BBBrasil agindo como primitivos macacos em jaulas postas para visitação nos shopping-centers. Ou quando torcedores da  Gaviões da Fiel estão  sempre prontos a atacar seus semelhantes a qualquer hora e em qualquer lugar,  como uma horda de chimpanzés enfurecidos.
Tanto livro de auto-ajuda  para despertar a auto-estima, tanta procura do eu...Para que isso adiantou? O eu de todo mundo parece estar mais perdido do que virgindade em baile funk, doido para encontrar outro eu onde escapar de si, nem que seja através da  imitação mais paupérrima e  vil. .  Tempos atrás a revista Veja publicou uma reportagem em que as mulheres queriam porque queriam se parecer com Angelina Jolie, incluindo nessa leva até atrizes consagradas com Megan Fox. Esta semana vários  jornais da ilha publicaram a reportagem de um simpático garoto muito talentoso, que mora no bairro da Liberdade, cuja imitação de um repórter da Globo, o fez “bombar” na Internet. Ou seja, ao invés de se estimular o talento do garoto, se privilegia  e se propaga , principalmente,  seu dom de imitar.
Não seria por isso que os rostos das mulheres globais estão ficando cada vez mais padronizados, sendo cada vez mais raro encontrar entre as celebridades de quinze segundos um rosto marcante, como havia no passado, em cima do pescoço de  Sofia Loren, ou Ava Gardner, por exemplo?  Provavelmente porque, na ânsia de imitação,  o que se procura são rostos semelhantes  onde esconder  uma  potencial beleza constrangida, e não a personalidade ( essa que não se consegue imitar ) e que dá brilho e formosura  à imagem do rosto. 


                                       
     


IMITAÇÃO PARA DAR, VENDER E USAR
2.É o flanelinha tentando imitar o motorista do carrão, este tentando imitar o dono da mansão e  este, por sua vez,  tentando imitar o pseudo- intelectual Gabriel Chalita ( a maior vontade do intelectual é ser rico e a do rico é ser intelectual, como dizia Millor). Nessa obsessão de imitar, imita-se tanto e tão mal, que se imita até a si mesmo ( a face mais corrompida de si) como fazem aberrações pobres de talento como Gusttavo Lima, Luan Santana etc.  Já vai muito longe o tempo em que houve um homem como São Francisco de Assis, que se propôs a imitar Jesus Cristo e se realizou com isso. Claro, isso dá muito trabalho e a cruz deve doer  pra caramba!

                                          


Imitar Jesus Cristo e sua lição de humildade virou nos dias atuais coisa para santo. Vale mais a pena imitar o Donadon,  e o futuro da humanidade que se exploda.  Quando vejo uma deslumbrada mãe levando sua filha para um concurso de modelos infantis, forçando-a a simular precocemente a magreza, os trejeitos e o sorriso de quem chupou limão de modelos robotizadas e sem rosto, pouca alternativa resta a não lhe estimular mais ainda dizendo:
- Vá fundo,  ela é meio feinha, mas isso não será obstáculo pelo que vejo das modelos profissionais. Um dia ela  conseguirá. Afinal de contas, os esqueletos se parecem  todos,  ao final.  

                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                               http:///www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário