sábado, 28 de setembro de 2013

O TORCEDOR-COMEMORAÇÃO



artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão

Para Mauro César Pereira, do ESPN,  um dos mais lúcidos jornalistas esportivos deste país,  a maioria dos que se dizem torcedores no Brasil não são verdadeiros torcedores, ou seja, não gostam, de fato, de seus times. Do que eles gostam é comemoração. Assim, quando percebem a chance de comemorar se mandam para os estádios, quando seus  times vão mal, deles fogem.
Esse é um dos mitos do futebol brasileiro – o de que o brasileiro gosta tanto assim de futebol. Se isso fosse verdade os estádios não estariam vazios, enquanto shows  de músicas de baixa qualidade, forró e sertanejo universitário,  estão sempre cheios.  Outro mito que por aqui predominou durante longo tempo é o de que temos os melhores jogadores do mundo. Ora, nem vamos longe, a grande quantidade de craques que nascem ali bem perto, na Argentina já é um desmentido disso, desde que consideremos a comparação proporcional  à população. Ou   seja,  na terra dos ‘hermanos’, - que já deu Di Stefano, Maradona e , agora, Messi -  a quantidade de gênios de futebol,  per capita,  infelizmente, é maior que a nossa.
Mas o tal Torcedor-Comemoração do Mauro César não é o único a predominar  nessa imensa variedade de tipos . Existem outros:

1.O Torcedor “Joana vai com as Marias que vão com as outras”.


                                         


É aquele que ao distinguir em campo 22 pessoas correndo atrás de uma bola, não sabe direito para que é aquilo, mas se empolga além da conta com a camisa de um dos times,  desde que a tal camisa seja a mais vista em todo lugar. Ou seja, o cara não conhece futebol , mas conhece a camisa, e é com essa que ele vai. Admira não o time, mas a torcida, não o futebol, mas a sensação, para ele empolgante,  de ser uma “Joana vai com a Maria que vai com as outras”. De algum tempo para cá passou a depender fundamentalmente da direção que a Rede Globo dá às suas preferências. Como a rede privilegia os times de maior torcida, o torcedor Joana...   dentro de sua camisa e da frente da tevê não se arreda,  jurando para todo mundo que gosta mais do seu  time do que da própria mãe. Coitada , só sofre menos do que mãe de juiz!

2.O torcedor irado.

É aquele fanático por futebol, cujo humor não muda, quer o time ganhe ou perca. Na verdade,  os filhos desconfiam de que o que ele quer mesmo é um motivo para bater na mãe deles quando chega em casa. Se o time perde fica puto, se o time empata fica alucinado, e se o time ganha é porque o ladrão do juiz fez com  que seu time ganhasse só de cinco a um, ao invés de cinco a zero, como queria.
É por isso que sua sofrida esposa já  tem vizinhas aconselhando-a  a voltar a lhe botar uns chifres enquanto ele vai para o futebol. Num instante, dizem, volta a sorrir.

                                              

3.O Torcedor flutuante.


É aquele que torce sempre pelo time que estiver  ganhando sem se preocupar com qual  seja a tradição do time ou suas realizações. Porém, se o time escolhido  se dana para  perder corre logo a fim de outro.  O torcedor flutuante, por definição, circula por vários times deste Brasil, mas, se aninha melhor com a camisa do São Paulo. A razão, óbvia,  é o fato de o time ter ganho, na  década de noventa,  a fama de time vencedor e, de quebra, a de que  é o mais rico. Como dinheiro compra tudo neste país até torcedor verdadeiro, o torcedor-flutuante, sempre calculista,  raciocina, com alguma razão,  que time que tem mais dinheiro para comprar jogadores tem muito mais chance de sair vencedor ,  portanto, corre para as enquetes  para proclamar sua preferência . Dá para acreditar no que as pesquisas dizem por aí: que o São Paulo tenha hoje mais torcedores em todo o Brasil do que Vasco e Palmeiras? Pode até ser, mas,  pode-se confiar no que diz um  torcedor-flutuante?


                                     

4.O torcedor Exterminador do Futuro - do Futebol.


É aquele para quem não  basta sentir-se um exterminador do futuro, como o personagem de Arnold Shwarzenegger , mas que almeja ainda mais: exterminar  o futebol , o futuro do futebol e o que vier. Na verdade, não torce por time algum, mas pela perspectiva de trucidar o outro, desde este que seja mais fraco. Valentão? Na verdade trata-se de um covardão que apenas torce por um time para que, se escorando num grupo de bestalhões, possa  compor sua própria fantasia de valente. Adora que  digam que é gavião, fanático, louco, fiel, e dedicadíssimo ao seu time e assim comporta-se para que a mídia, ao exaltar de forma dúbia o seu tresloucado amor,  esconda dos outros o que de fato é.

                                      

5.O torcedor multi-time.


É aquele que torce por uma saraivada  de times mais um. Um em São Luis, outro em São Paulo, um no Rio, um em BH,  e outro no Recife. Antes mesmo da recente transmissão  dos jogos europeus na tevê fechada já torcia por times da Espanha, Itália e Inglaterra.  Agora, com a vitória recente do Bayern de Munique na Champions League ,  se impôs a obrigação de ter que escolher também um na Alemanha, o Bayern, claro. Pois o negócio dele é permanecer com a empolgação de torcer por um time vitorioso em algum lugar deste planeta. 
Com a confirmação do Qatar como sede da próxima Copa do Mundo, tá doido para ‘Qatar’ um por lá. Será que  antes disso não vai acabar torcendo por um de Marte?

                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                                              http://www.joseewertonneto.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário