sábado, 30 de novembro de 2013

"AD LIBITUM", SENHORES MENSALEIROS




Artigo publicado hoje, sábado, na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão



Nem faz tanto tempo assim as expressões latinas eram muito repetidas como fenômeno de erudição. Faz bem menos tanto tempo assim, chegou-se a aventar o reestudo do latim, como obrigatório na grade curricular de certas profissões para, justamente melhorar a pobreza vocabular que assola o nosso país a reboque da linguagem televisiva e da Internet. Será que daria certo? Tenho minhas dúvidas, mas não custa imaginar.
1.Podemos começar com “Ad libitum” que quer dizer á vontade. Poderia ser usado pelo namorado na entrada do motel para dar uma impressão, um tanto quanto fora de moda, de cavalheirismo. Correndo o risco de parecer um dinossauro ele poderia dizer
- Ad libitum, querida!
- O quê ?
- Quis dizer , fique à vontade...Meu amor, essa é uma frase latina.
- Como ? Quem late? Está me chamando de cachorra e ainda nem começou a bater e a me xingar para me dar prazer?
Não daria certo. Talvez ficasse mais apropriada em outro cenário. Que tal Joaquim Barbosa levando os mensaleiros  para a Papuda e caprichando na eloqüência  do seu latim: “Ad libitum, senhores políticos!”?

                                                 



Pelo menos ficaria mais atual.

2.”Fiat Lux” é uma expressão que o povo conhece muito mais como nome de caixa de fósforos. Significa faça-se a luz  e era usada ironicamente quando se desejava  que alguém esclarecesse melhor o que queria dizer, porque havia saído uma asneira. Que tal seu uso nas novelas das tevês para melhorar os diálogos?

                                                       



Qual, com a quantidade de idiotices que se fala por lá, seria um  tal de acender fósforos que a novela não acabaria nunca por excesso de luz.

3. Deo Gratias. Palavras comuns nas orações litúrgicas e que se repetiam familiarmente para dar a entender que alguém se alegra com o término de algo desagradável ou pesado.
Não deixa de ser uma boa idéia para substituir o ainda muito usado ‘graças a Deus’. Deo gratias porque se conseguiu chegar a casa depois de uma manifestação; Deo Gratias porque o show de Luan Santana acabou; Deo Gratias porque se está às portas da morte, mas nunca mais vai ser preciso votar em alguém; Deo Gratias porque a vida continua... E até, para os ateus de araque (como todos são) : “Não acredito em Deus, Deo Gratias!”


4.”Consumatum est”. Ultimas palavras de Cristo, crucificado. Usa-se a propósito de um grande desastre, de uma perda muito dolorosa, de um acontecimento irremediável.
Melhor esperar passar a Copa. Com o carniceiro Felipão no comando,  com o futebol medíocre praticado pelos times nos campeonatos brasileiros e com os altos e baixos de São Neymar, melhor não pensar , por enquanto, em consumatum est.
 Vira essa boca com esse latim pra lá!

5. Ecce homo”. Eis o homem, são as palavras de Poncio Pilatos quando apontou Jesus Cristo, ironicamente aos judeus, com um caniço por cetro,  e uma coroa de espinhos na cabeça. Familiarmente era usado quando se anunciava alguém ou a si mesmo.
Hodiernamente, é o que deveria fazer Ivete Sangalo ao anunciar Daniela Mercury ( depois de anunciar sua nova opção sexual) no próximo carnaval baiano: 

                                               


Ecce Homo!, com a galera quase vindo abaixo.  Teria tudo até para dar um axé, cujas letras só precisam de duas palavras. Quem se habilita?

6.Ex abrupto”. Esta quer dizer bruscamente. Como  quase tudo o que acontece neste Brasil é feito dessa forma, ou seja, ex abrupto, ou, sem eufemismos, ‘na marra’ cedo cairia em desuso. Uma utilização recente poderia ser  a propósito do absurdo que foi a morte de dois operários, esta semana, nas obras do Itaquerão, estádio do Coríntians, construção decidida ‘ex abrupto’, pelos que não se pejam em enfiar dinheiro do contribuinte para satisfazer oportunistas, que se locupletam às  custas de torcedores idiotas.

                                             


“Ex abrupto” foi o jeito como tombou um guindaste por cima de duas vidas. “Ex abrupta”foi  a forma como se comportaram tanto o presidente do Coríntians como o da C.B.F. quando se referiram ao fato dizendo “ Acidentes acontecem” - como se a vida de dois operários nada representasse.  “Ex abrupto” deve ser  a reação do ladino Andrés Sanchez e do ex-presidente Lula,  seu grande amigo, os  mentores da bizarra idéia de desperdiçar milhões para construir um estádio numa cidade em que isso não falta: Vai Curíntiaaaaaaa!

                                               ewerton.neto@hotmail.com                                                                                                http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário