sábado, 13 de setembro de 2014

POR ONDE ANDARÁ O V.L.T?




artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado


De algum tempo para cá a pergunta sobre o rumo de personagens interessantes gerou talentosas obras de arte. Assim surgiram Por onde andará Stephen Fry, de Zeca Baleiro e, mais recentemente, Onde andará Willi Ronis?, do companheiro de espaço neste caderno, Joaquim Itapary.
            Ora, se a indagação sobre o misterioso destino de um personagem foi capaz de inspirar músicos ou escritores, que obra de arte seria mais apropriada para  expressar o mistério que paira sobre o que aconteceu com este personagem, tão famoso, quanto bizarro , chamado VLT? Mais precisamente, o VLT de São Luís?.



                                        






            Desconfio que uma composição  musical  se adapte  melhor a esse mister. Afinal, nestes tempos de eleição, (em que proliferam em nossos ouvidos grotescos sons de exaltação a políticos, estes mais ridículos até que suas músicas), que poderia haver de mais oportuno do que  uma música que lembrasse, para todo mundo,  o que aconteceu com o  VLT? Sim porque – pasmem!- o VLT também quer se eleger. Pelo menos, foi isso o que ele nos disse quando fomos entrevista-lo.

            -Olá VLT. Como estás indo?
            -Mais esquecido do que chave de casa em bolso de bêbado. Só me visitam hoje em dia, formigas, baratas, morcegos e Fe2O3.
            -Fe2O3?
            -Sim amigo, mais  conhecido como Ferrugem, ou esqueceu que sou de ferro? Mas, a que devo a honra dessa sua visita?
            -Bem, outro dia foi publicada neste jornal uma reportagem que nos intrigou. Por onde andaria você,  VLT,  e quais seriam  suas expectativas diante do futuro. Imagino que  sejam poucas, nesse galpão de sucata.




                                               





            - Agradeço pela visita até porque ela veio  muito a calhar. Quero ser candidato. Vejo isso como uma salvação, a única saída para o meu abandono.
            - Candidato? Desculpe VLT, mas não entendi.
            - Candidato sim. Tenho experiência política porque já fui saudado em praças e avenidas pelo povo,  e já fui rodeado de políticos importantes . Foi há quatro anos, lembra? O fato de ter ficado entocado nesse galpão por 4 anos é a meu ver, um atributo. Não é assim que procedem os políticos, que vivem entocados em suas mansões,  e só aparecem de 4 em 4 anos, em véspera de eleições?
            -Mas, que realizações você pode apresentar ao seu eleitor além de ser um trem desempregado? Ao que eu saiba VLT, desculpe lhe dizer, mas nunca foi eleito um ferro-velho em qualquer eleição do Brasil. Sinto também que você parece não estar a par do mecanismo que vence as eleições. E a grana? Como você vai comprar votos prometendo uma bolsa aqui, outra ali? A única bolsa que os políticos de hoje ainda não prometeram ao povo foi a bolsa vaginal, porque toda mulher já nasce com uma. Mas qualquer dia a prometerão de graça aos travestis....



                                            

                                                 



            -Prometerei a bolsa FERRO-VELHO. Quem votar em mim terá direito a um pedaço de sucata, um prego aqui, outro ali, meus trilhos também são de boa qualidade.
            - Hum, hum...Sei não, VLT.
            - Só sinto falta de quem faça a minha música, mas se ninguém  surgir posso usar aquela do Raul Seixas. Lembra?: “Oi, oi o trem, vem surgindo por trás das montanhas azuis, óia o trem...” Não tem tudo a ver com um trem da esperança, como eu já fui?



                                         





            VLT estava mesmo entusiasmado, deu para perceber que seus olhos (quer dizer, faróis) brilhavam por trás do ambiente de apatia e solidão. Quis ser sincero e dizer-lhe que, a julgar pelo que praticam os políticos, ele não andou, não anda, e nem andará nunca. Achei-o um grande sonhador  mas era muito cruel, para mim, essa capacidade de iludi-lo. 
            Além de tudo, VLT, que além de traído, foi sempre um sujeito honesto, parecia não perceber que esses seus mais elogiáveis requisitos  nunca foram  qualidades apreciadas pelo povo,  na hora de eleger um político.
                                                                       ewerton.neto@hotmail.com

                                               http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário