quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

UMA VOZ DO CAPETA!




artigo publicado no jornal o Estado do Maranhão,
hoje quinta-feira.


Corpo, mente, braços, pernas, pra quê? Seres humanos são dispensáveis, principalmente se for para atender outro humano. Se você ainda não apreendeu isso, precisa aprender com urgência. Ou melhor, poupe seu trabalho: se você tem um celular uma prestadora de serviços telefônicos logo lhe ensinará.

            Você verá que seres humanos foram substituídos por uma voz.  Uma voz inumana, monocórdia, indiferente e... Outro dia disquei tentando resolver um problema junto a uma concessionária de serviço telefônico. Fui recebido por uma voz que me oferecia dez a vinte opções de escolha para atendimento.  Pensei, enquanto tratava de me decidir, que se existissem dois milhões de opções o tom de voz seria o mesmo. Era a voz de alguém, claro, mas de alguém que não existia, pelo menos de corpo e alma presentes. Estaria o dono dessa voz num escritório, no pico do Everest, no céu,  no purgatório ou no inferno? Seria a voz do capeta? De opção em opção com um fundo musical mais torturante do que a fala imperturbável do meu “amigo virtual”  fui adentrando no reino do desconhecido, do improvável e – logo constatei – do insolúvel.

            Sim, porque se você quiser de fato resolver seu problema nem adianta tentar, como alternativa, uma das lojas das concessionárias ou a internet. Loja? 




                                                      






As lojas são plenas de atendentes para fazê-lo adquirir um contrato, nunca para solucionar seu problema. Isso você deduz, rapidamente, após um  “proveitoso” diálogo com a atendente que, via de regra, se passa assim, depois que ela se adianta : “Queira me desculpar, moço, mas esta loja não é pra isso” “Como?” “É o que  estou  lhe explicando. Aqui  não tratamos de problema de clientes, muito menos dos seus aparelhos.“ “Como???? Mas...Será que entendi? Então  só resta acreditar que...” “Isso mesmo! Seres humanos nesta loja servem apenas de enfeites. Volte para a voz. Seu problema é com ela!”

            Na Internet, o calvário é da mesma ordem. Nesta, os seres humanos não são substituídos por vozes, mas por palavras e senhas. Um e-mail mandará você ligar para  um telefone especial ( o mesmo da voz que você já conhece) , este  mandará você de volta à Internet.

            Dia virá, muito em breve, que (numa mensagem de telefone, ou na rede) alguém lhe acusará de um crime que você não cometeu. As janelas e os sites se abrirão fornecendo-lhe algumas opções para provar a sua inocência. Você apertará botões e mais botões freneticamente, mas uma mensagem surgirá em resposta acusando a invalidade dos seus dados. Advogado? O  que significa isso a estas alturas? Foi substituído por um ‘help’ na tela do computador  que não lhe olha, nem lhe vê. Desesperado, você tentará  identificar um telefone, um só,  no qual consiga descobrir a voz de um mísero ser  humano que lhe ajude. Em vão. Suando frio,  só lhe restará voltar ao computador para buscar esclarecer, por fim,  o erro tão grave que você cometeu  mas aí já será tarde demais. A  polícia estará nesse momento batendo à sua porta. Seres humanos, finalmente!




                                                  





            Porém, não pra lhe ajudar, mas para lhe levar pro  inferno. E,  assim, você chegará à conclusão (um tanto tardia) que a voz, que lhe atende sempre tão mal do lado da recepção da companhia telefônica, é, como você desconfiava, a voz do capeta.  
                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com
                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário