domingo, 16 de julho de 2017

DE MINI PRESIDENTE A MINI CELULAR



artigo publicado no jornal O estado do Maranhão

José Ewerton Neto é autor de O ABC bem humorado de São Luiz


Nanotecnologia, para quem não sabe,  é uma ciência que, em linhas gerais, se preocupa em desenvolver equipamentos minúsculos, mais especificamente, a criação de motores e máquinas em escalas microscópicas.
Daí que a descoberta do primeiro motor molecular artificial, um bilhão de vezes menor que um comum, foi anunciada anos atrás.
            Ora, se já foi construído um motor assim, imagine o que não se poderia descobrir, nesse tamanho,  para resolver os gigantescos problemas que nos afligem. Quem sabe não seja por aí. Formiguinhas em vez de elefantes brancos.

            1.Mini Documentação. Para que tanto papel, tanta assinatura, tanta senha? É carteira de identidade, CPF, Título de eleitor, Carteira Profissional, Certificado de Idoso, de Vivo, etc. Do jeito que a burocracia impera neste país e com tanta vontade que se tem de soltar bandido (a partir de cima),  não demora muito vão inventar uma  carteira pra  bandido. Dá pra imaginar a lei: se o dito cujo for pego em flagrante,  mas comprovar que está apenas exercendo sua profissão, com a carteira não poderá ser preso.
            Ora, toda essa parafernália sumiria facilmente no dia em que a Nanotecnologia reduzir toda essa documentação a um ponto. Já pensou que maravilha? Ninguém precisará mais de documentos, bastaria mostrar um pontinho e ponto final.

            2.Mini Celular. Estamos caminhando para isso. Os celulares hoje já fazem tudo o que uma pessoa faz ou precisa,  podendo-se até dizer que só não guardam o corpo da pessoa porque é desnecessário. Os celulares, embora pouca gente tenha se dado conta já são uma antecipação da Nanotecnologia, uma avant première, vamos  dizer assim. Esvaziada uma pessoa de tudo o que interessa que é seu cérebro, em meia centena de anos os corpos serão dispensáveis. Não é a toa que os celulares possuem mais de um milhão de funções que ninguém sabe para que  servem,  e, quando você tenta descobrir justamente aquela que você precisa, nunca acha. Ou  seja,  o ser humano, tornou-se um micro cérebro vagando na imensidão de neurônios da caixinha.

            3.Mini Presidente







Esse seria o presidente ideal para o Brasil, tão minúsculo que, por não enxerga-lo,  possamos nos esquecer dele. Então poderíamos seguir nossa vida normalmente, sem malas roubadas, lava jato, reformas previdenciárias etc. Nunca teríamos medo de que surgisse um presidente pior do que o caos, como já está se anunciando  Lula. A solução, através da Nanotecnologia,  viria em forma de um bonequinho microscópico, só para fazer de conta.  
            Uma vantagem seria óbvia. Esse jamais receberia aqueles a quem chama de bandidos, altas horas da noite, no aconchego de seu próprio lar.




                                                           ewerton.neto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário