sexta-feira, 26 de março de 2021

DEUS, O DIABO E O COVID

 


artigo publicado no jornal O Estado do Maranhão.



Preocupado em sua labuta diária (acreditem, ser Diabo dá trabalho!) o Diabo mandou chamar Satã , uma espécie de seu primeiro ministro. (...)

 -Como? O que diz, Senhor Diabo?  Ah sim,,, agora entendi. Quer dizer que esse Covid não foi invenção nossa. ? Juro que pensei que...

-Pensou o quê, Satã? Você pensa demais para o meu gosto.  Se tivéssemos inventado o Covid você deveria ser o primeiro a  saber. Além de nada saber, nada informa sobre a origem desse monstro diabólico que, no entanto,  nasceu à nossa revelia. Desta vez não tivemos nada a ver com isso. A natureza o criou, não fomos nós. E quer saber mais? É um minúsculo  coisa alguma. Nem ser vivo é...

-Meu Deus!

- Pare de falar o nome de Deus aqui, Satã, sabe que isso é proibido aqui. Estamos no inferno Satã.

- Desculpe, Senhor. Mas eu confesso estar todo embaralhado. Tanta maldade causada por um monstro quase invisível e sem nada a ver com a gente.

- Você é mesmo pra lá de incapaz, Satã. Esclareça agora, antes que o demita, esta perturbação que está me deixando prostrado por dias e dias. Que explicação existe para o fato de nessa Terra só ter morte, agora, de Covid?

- Excelso senhor Diabo, a única explicação possível é que nesse país  eles nos superam: não carece mais de interferência diabólica para acontecer o mal, porque eles são piores que a gente. Um bando de corruptos e sacripantas!  Essa é a verdade.

- Como assim Satã? Da pra você explicar melhor?

-Eles não constroem hospitais, deixam a população à míngua e sem recursos. De presidente a governadores e prefeitos passando pelo judiciário que os deixam roubar,  os corruptos levam o povo á morte por falta de leitos, vacina e remédio.  

- Basta, Satã. Acho que desta vez você tem toda razão. Pra cada um que morre de Covid, dois morrem por falta de assistência, saúde precária, maus tratos etc e eles dizem que é Covid para ficarem com o dinheiro.

-É a única explicação possível, senhor Diabo.

- Tomei uma decisão Satã!

- Qual?

- A partir de amanhã estou de férias. Você me substitui. Quando a epidemia passar você me chama de novo. Não tenho coragem de responder  ao Todo Poderoso, quando for perguntado, que não temos nada a ver com essas mortes e que os maiores responsáveis são eles, que vivem se achando à imagem e semelhança de Deus  e ainda tem a coragem de apregoar que Deus  é brasileiro. Dá pra acreditar?

                                                            

José Ewerton Neto é autor de O ABC bem humorado de São Luis





Nenhum comentário:

Postar um comentário