sábado, 30 de março de 2013

COMPLETANDO TIM MAIA


artigo publicado hoje na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão



Como se um cantor do tamanho de Tim Maia ( em todos os sentidos ) precisasse ser completado, principalmente depois da excelente biografia de Nelson Motta sobre ele. Já leram? Boa oportunidade de conhecer um pouco mais de um formidável cantor que por trás de sua decantada porralouquice tinha a postura irreverente decalcada de um inconformismo em relação às coisas absurdas do país em que vivia.  
E cujo talento para denunciá-las chegou ao ápice na sua mais famosa frase “O Brasil é um país em que puta goza, gigolô tem ciúme, traficante fuma maconha e comunista é de direita”. Querem  resumo  melhor que esse? A frase foi tão boa que,  anos depois,  o tempo demonstrou que faltava ainda dizer que:
                ... e em que o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara , escolhido por seus pares, é homofóbico e racista enquanto  o marginal número um do país Fernandinho Beira-Mar ( Será mesmo? O páreo é duro!) estuda teologia.
                ...e em que Carnaval na época, Carnaval fora de época, outros carnavais e tragédias decorrentes de enchentes são considerados pelos governantes desse país  eventos da mesma vulgaridade, tanto é assim que parecem fazer parte do calendário anual de eventos rotineiros. E todos eles  riem, batem palma, continuam sorrindo  e são reeleitos, com se nada tivessem a ver com isso.
                ...e em que na prova nacional para selecionar estudantes (ENEM) o hino do Palmeiras (colocado propositadamente por um estudante,  no meio da redação para avaliar  o nível dos examinadores) obteve  uma das melhores notas indicando que:  ou os examinadores sequer se dão ao trabalho de ler as provas, ou são palmeirenses. Ou que, na verdade mais crua, conseguem ser ainda mais ineptos do que os próprios estudantes.
                ...e em que as vítimas assassinadas por motivo torpe ou cruel só têm direito, pelas leis deste país, a regime fechado e único para toda a eternidade ( a tampa do caixão) enquanto seus assassinos têm direito a todo tipo de regime livre: semi-aberto, quase aberto, arreganhado , ou aberto total, indicando que este é um país cujas leis são feitas – como disse alguém -  por  bandidos e para bandidos.
                ... e em que leis cada vez mais rigorosíssimas, secas e ressequidas,  são inventadas a toda hora, nas  quais alguém que toma duas gotas de cerveja , se for pobre vai para a cadeia, já quem dirige irresponsavelmente e mata,  (como fez o filho Thor,  de Eike Batista ) sequer se apresenta na Justiça, desde que tenha pai  milionário. Aliás, nem precisava. Bastava ser rico.
                                                                    
                ...e em que governos não têm dinheiro para construir  hospitais , mas têm dinheiro para construir luxuosos estádios de futebol a preços exorbitantes e supervalorizados, que após a Copa do Mundo só servirão para moscas e dejetos de passarinhos. Ou seja, ao invés dos uniformes brancos de enfermeiras e médicos os doentes terão de se contentar, para sempre,  com o branco dos  elefantes  - brancos.
                ...e em que sob  pressão da opinião pública, deputados brasileiros abrem mão de três dos muitos salários (auxílio-paletó) que recebiam  mas , por debaixo dos panos, arrumam meios de compensar suas ‘perdas’ salariais, continuando a fazer a festa com o dinheiro público. Ou seja vai-se o auxílio-paletó, celebra-se o auxílio-cueca. Troca-se o salário a perder de vista pelo salário que ninguém avista.

                                                  
                ...e em que hospitais públicos são inaugurados  (como se deu no Ceará e foi denunciado pelo programa CQC) em grande pompa com shows de Axé-music  em que se paga 150 mil para Ivete Sangalo. Porém, mais de duas semanas após o Hospital não funciona e não recebe sequer um doente, dando a entender que este é um país, também,  em que axé virou remédio e cantor cura pneumonia.
                Etc. etc. etc.
                                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                                              http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário