sábado, 9 de março de 2013

PAPA SIM, BRASILEIRO NÃO



artigo publicado na seção Hoje é dia de...Caderno Alternativo,
jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado



Deus nos livre de um papa brasileiro. Para começar,  se sem Papa todo mundo já pensa  que Deus é brasileiro, como será depois desse dia? Deus passará a ser encontrado neste país   a  toda hora e em  cada esquina : seja comendo um cachorro-quente no Sousa ou participando de um pagode na casa do vizinho.

                E haja tratar de pedir sua ajudazinha o quanto antes e para tudo (contando para isso com a mediação providencial  de “gente da gente”). Seja para  declarar o imposto de renda, ou para incluir mais um filho na cesta básica. Mas, se algum pedido não for  atendido...Coitado de Deus, mas, principalmente...do novo papa.   
      
Este sim, não terá mais um minuto de paz sequer para desejar paz para os fiéis, já que levará mais tempo dando perdão do que orando. Porque gente necessitada disso neste país é o que não falta. Logo estarão na fila do perdão:  mensaleiros, goleiros de times de futebol  acusados de assassinato, ministros, periguetes, artistas de tevê, ex Big-Brothers,  perdedores de pênalti  e guardadores de carro.  A onda de crimes neste país aumentará  para valer porque, claro, o perdão divino nunca esteve  tão à mão. Os políticos passarão a roubar mais ainda porque será fácil dizer diante de uma propina: “De troco  passa uma grana que seja no mínimo suficiente para que eu possa ir à  Roma com toda minha família num jato particular. Lá peço perdão ao papa,  que é parente de um cardeal que me deve um favorzinho, e todos os meus pecados estarão resolvidos.”  
                                                                 
                                                        
                E a relação com a mídia? Será um inferno no céu (sem trocadilhos) para o pobre papa.  De saída, no primeiro carnaval após ser empossado já  será escolhido como enredo de uma grande escola de samba do Rio e, lógico,  convidado para desfilar no sambódromo em cima de um carro-alegórico. Isso depois de ter feito uma ponta em um capítulo de Salve Jorge. Em sua homenagem, ao longo do ano, serão compostas músicas e mais músicas uma das quais adaptada de  a Ave-Maria , de Shubert, em ritmo de reggae gravada por Ivete Sangalo em cima de um trio elétrico.

                Após alguns meses como papa, logo aparecerá um escritor brasileiro,  até então desconhecido, para escrever a sua biografia. E descobrirá que Carlinhos Cachoeira esteve envolvido na sua eleição e está cobrando uma baita grana do Vaticano para permanecer calado. Um grande diretor de novelas da TV Globo   se adiantará para pleitear ajuda da Lei Rouanet para fazer um filme baseado na obra. Enquanto isso, em Roma, causará sensação internacional  uma imensa fila de brasileiros em frente ao Vaticano . Só que, ao invés de ser uma fila para pedir a benção papal, será de brasileiros querendo ser santos. De Zé Dirceu a Bruna Surfistinha – que virou religiosa.  

                                                                       

Antecipando-se a um debate nacional cada vez mais acirrado os governadores  do Nordeste exigirão em praça pública a distribuição equitativa dos royalties – ops, dos santos. De padre Cícero a Tancredo Neves os políticos exigirão que isso seja feito sem discriminação contra os estados mais pobres. E, principalmente, que isso seja feito  a  toque de caixa. O governador do Ceará  berrará , no domingão do Faustão,  que caso Padre Cícero não seja santificado em dois dias, prescindirá da mediação do papa e falará direto com Deus.

                O pior de tudo é que sequer  renunciar como fez Bento XVI,  o papa brasileiro poderá fazer. É que será perseguido pela lembrança implacável da anterior renúncia de Janio Quadros com o qual será inevitavelmente comparado. Pensará então que talvez seja preferível se suicidar.

                Mas,  como  suicidas não merecem o  céu pelas leis da igreja...Melhor  jamais ser eleito.
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                               http:///www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário