sábado, 15 de novembro de 2014

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO TEMPO




artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado

Ninguém sabe quando o tempo começou se é que começou. É sempre bom lembrar que o tempo nunca foi um sujeito digamos assim, reconhecível. Tem muita gente sábia, inclusive, que acha até que ele nunca existiu. Ora, que ele não existirá um dia, isso não resta a menor dúvida, pois morreremos. Mas quanto a sua existência no passado e presente....
            Tenho a impressão de que Albert Einstein, num momento mais de sutileza do que de sabedoria criou  a tal de Teoria da Relatividade para resolver essa questão. Ao dizer que o tempo é relativo, ficando em cima do muro, como um bom mineiro, selou definitivamente a sina do tempo como  elemento improvável, sem revelar que este nunca passou de  uma invenção humana. Relativo, ora bolas! Que você diria a um médico que um dia lhe confirmasse que o filho era seu, mas que isso era relativo, e - ainda mais-, a depender da velocidade da luz? Como? – você responderia - A depender de quê cara-pálida? Você está querendo dizer da velocidade com que essa  mulher dá a luz com outro?




                                                       







            2.Durante milhões de anos pairou sobre nós  a desconfiança de que o tempo era coisa de quem não tinha o que fazer,  mas a verdade é que ninguém ligava muito pra ele. Vivia-se, ou melhor,  sobrevivia-se e isso era mais importante que o tempo. Se sobrava  vida, quem ligava para o tempo? As preocupações só começaram pra valer depois da revolução industrial quando chegaram as locomotivas.  A partir daí, agora sim, pois  precisava se saber que hora um trem ia chegar e partir. Foi então  que os homens  adotaram o relógio, sem desconfiar de que  estavam entrando numa fria.





                                                          






            3. (Na verdade, com essa invenção, os homens julgaram estar matando dois coelhos com uma cajadada só: primeiro a dúvida científica, segundo a filosófica. Quanto à científica, o relógio foi um achado, pois ao proporcionar a medição comparativa do que estava acontecendo, tomando como referência uma volta da terra em torno do seu eixo,  o tempo colocava-se a  serviço do homem, mais ou menos como sempre foi exigido que Deus assim o fizesse. Quanto à filosófica,  a essas alturas, o “Penso, logo existo”  de Descartes já não resolvia a questão fundamental do orgulho humano. Sim, porque após Darwin ter provado que até um chimpanzé pensava também,  nossa existência perdeu um tanto de sua  aura de divindade. Ora, se não passamos de chimpanzés, tão feios e tão pouco inteligentes quanto, que raios estamos fazendo aqui ?  Para que serve a nossa existência?)
            E foi assim que, como se tivéssemos finalmente aprisionado o tempo numa caixinha (se temos o tempo e o controlamos ,devemos existir, ora pois!),  recuperamos o nosso orgulho e este se fez  cada vez mais presente na vida moderna.


            4. Algumas dezenas de anos se passaram, mas já foram suficientes para comprovar o que não queremos pensar, mas temos certeza. Oprimidos, neuróticos, limitados, controlados por uma caixinha presa em volta do braço os homens é que se tornaram escravos de sua própria criação. Tal e qual prisioneiros, que ganham a liberdade condicional às  custas de serem vigiados por uma tornozeleira,   é como se também fôssemos prisioneiros, carregando relógios ao invés , a nos determinar   o que devemos fazer hoje, amanhã e sempre. Sem entender o que está ocorrendo, só nos resta vociferar contra o tempo  convictos de que se não há outra saída  temos de nos vingar dele de alguma forma . “Que merda de tempo difícil” “Por que esse tempo está passando tão depressa?” “Ah, se Deus me desse um pouquinho mais de tempo!”



                                                               

                                                         





            O curioso é que xingamos o tempo mas esquecemos de acusar o relógio, máquina  que inventamos e que nos aprisiona e tortura. Admitindo que o tempo exista mesmo,  bem que ele poderia responder:  “Pare de me xingar, insensato, e se preocupe um pouco mais consigo mesmo. Livre-se do seu relógio. Sua vida vale  muito mais que ele.”
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com                                                                         http://www.joseewertonneto.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário