sábado, 29 de novembro de 2014

JUVENTUDE




artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje,
sábado


Juventude é uma palavra do tipo das que evocam algo que todo mundo sabe o que é, mas que, quando chamados a explica-la, ninguém consegue fazê-lo perfeitamente.  Mais ou menos como tempo, infinito, amor, etc.   Causa espécie, portanto, que existam países ou estados que adotem em suas funções públicas órgãos como Secretarias da Juventude, ou Ministérios da Juventude. Qualquer  dia vão inventar o Ministério do Amor, porque o da Felicidade, esse já existe ( na Venezuela, creio).  Ora, como haver uma secretaria direcionada a  algo que não se sabe exatamente o que é? Onde começam as atribuições  e onde terminam?



                                                    





            Admitindo que isso seja um esforço,  meritório , diga-se de passagem, dirigido a uma faixa etária da vida da população, carente de assistência, como determinar com precisão essa faixa? Outro dia li um artigo da BBC News , reproduzido pela Internet em que psicólogos britânicos chegaram à conclusão de que a adolescência não era mais a mesma, e sua vigência deveria se estender  até os 25 anos.  Se isso for verdade, onde começaria a juventude, hoje? Ou será que acabou? Tento imaginar a confusão na definição das atribuições peculiares a um serviço que não sabe exatamente a quem  se dirige. Tanta dificuldade teria tudo  para  gerar uma carga adicional que certamente ocuparia pelo menos um ano de serviço dos funcionários desse órgão: “a definição do para que e para quem  estamos aqui”. Há de se formar comissões,  seminários ,  estudos e pesquisas e eis que, com isso,  se arranjou o que fazer em pelo menos um ano de atividades bastante pródigas em direção a...A quem mesmo?





                                                  






            Uma  outra questão de conteúdo menos pragmático e mais filosófico,  talvez seja  a de natureza ética, digamos assim. Ora, porque uma predisposição direcionada a promover melhorias no bem-estar da juventude e não da infância ou  da velhice – sabidamente mais necessitados? Não estaria havendo aqui uma espécie de discriminação contra os menos dotados de vida e  saúde , disfarçada sob o eflúvio de uma sedução benfazeja que sempre acontece quando se usa o termo juventude? Como se sabe nem os velhos gostam de serem chamados  de velhos, mas, seria função dos governos dourar suas realizações em termos dessa  expectativa ou efetivá-las, independente de faixa etária?  Na verdade, tudo fica mais vago quando, para definição do que se pretende ( ou do que não se pretende),    os governos se apropriam dessas palavras que abrangem muito mais que exprimem. Deve soar mais bonito um ministério ou uma secretaria da juventude que uma da velhice, mas é sempre bom lembrar o risco instalado quando se recorre ao que  tanto pode dizer tudo como absolutamente nada,  para que o desempenho final não seja tão vago como as palavras que os inspiraram. 




                                                





            Apenas para não perder de vista o mistério que é a juventude, um esforço do cronista com uma ajuda inicial de Jean Cocteau para lembrar o que poderia ser, o que não é, o que nunca será,  essa tal de juventude, em singelas tentativas:
            1.”A juventude é uma conquista da maturidade”. Jean Cocteau

            2.Juventude é aquela fase da vida do ser humano que ele nunca sabe exatamente quando começa; sabe menos ainda enquanto permanece; e faz questão absoluta de jamais saber quando termina.

            3.A vida de um ser humano é aquilo que sobra,  depois da eternidade de 4 ou 5 anos de juventude.

            4.A juventude não existe. Para os jovens porque não aprenderam o suficiente para vivê-la. Para os velhos porque não têm vida suficiente para apreendê-la.

            5.Onde está a juventude?. Na vida moderna se passa diretamente de criança adultificada para adulto infantilizado.

            6.A juventude não é uma época, uma estação para pessoas com pouca idade, mas um encontro , independente da idade, de alguém com seu próprio deslumbramento.”




                                               




            7.A juventude é uma viagem que você fez por pouco tempo , em uma época imprecisa, a um corpo e  alma de alguém, que tinha uma capacidade surpreendente de fingir que era você.

                                                                       ewerton.neto@hotmail.com                                                                                 http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário