sábado, 8 de novembro de 2014

AS MELHORES FRASES DO CINEMA





artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje,
sábado


As melhores frases do cinema estão longe, muito longe, das melhores da literatura. Explica-se: o cinema é outra linguagem, as frases não são necessariamente inventivas, mas marcantes,  evocam , principalmente o clima, a emoção e o nível de tensão  acumulados pela sucessão de imagens que caracterizam um  bom filme. Dissociadas da situação envolvida, são frases simples, do quotidiano, que  poderiam perfeitamente ser ditas em circunstâncias, digamos assim, menos nobres. Como, por exemplo:

1.”i’ll be back” ( Eu vou voltar). Arnold Shwarzenegger , em O Exterminador do Futuro.
Poderia ser dita por qualquer presidiário de Pedrinhas, qualquer dia e qualquer hora, dentro do recinto,  curtindo um pagode e comendo churrasco. No caso, o voltar é para casa.




                                               





2.”Meu nome é Bond. James Bond”. Sean Connery, em O satânico Dr. No.
“Galo. Meu nome é Galo.” Levir Culpi técnico do Atlético a Vanderlei Luxemburgo ou aos torcedores do Mengo que tripudiaram do Atlético nas redes sociais, antes do jogo de quarta-feira. Como todo mundo sabe, o Atlético reverteu uma situação de três gols de diferença o que, para o convencido Luxemburgo e para parte da torcida carioca  eram favas contadas.

3.”Todos esses momentos perdidos no tempo, como lágrimas na chuva”. Rutger Hauer, em Blade Runner.

Eduardo Suplicy, na Avenida Paulista em São Paulo, filosofando sobre sua trajetória de vida, lembrando a esposa Marta e tentando cantar, com sua voz monocórdia e interminável a indefectível Blowin in the Wind, de Bob Dylan. O problema é que lágrima tem muita, o que falta agora é chuva.

4.”Francamente, querida, eu não dou a mínima!” Clark Gable em E o vento levou.
Poderia ser o Pedro Bial, o Luan Santana ou o Miguel Falabela, porque, de fato, eles não dão só o mínimo.




                                                   





5.”O melhor amigo de um homem é a sua mãe.” Anthony Perkins, em Psicose.
Para o poeta Vinícius de Moraes esse melhor amigo não era o cachorro, mas o uísque. Segundo ele, o uísque era o cachorro engarrafado. Se você for pinguço, como Vinícius, a mãe é páreo duro, mas, peraí... mãe é a melhor amiga, não melhor amigo. Continua dando uísque, não é?

6.”Eu gostaria de saber como deixar você.” Jake Gillenhaal em o Segredo de Brokeback Mountain.
Daniela Mercury e sua companheira Malu Verçosa, em versão feminina, baiana, com acarajé e sem montanhas.




                                                    






7.”Você sabe assoviar, não sabe Steve? Você só tem que unir os lábios e soprar”. Lauren Bacall em Uma aventura na Martinica.
Conselho de mãe para dupla sertaneja, no Brasil. Não seguiram e olha só a merda que deu: abriram a boca toda  e nunca mais quiseram parar de se esgoelarem!




                                                   




8.”Mamãe sempre disse que a vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai pegar”. Sally Fields em Forrest Gump.

Ah, se a vida fosse tão simples como uma caixa de chocolates! A questão não é o que você pega pela vida afora, mas o que você vai ter de pagar por isso.
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com                                                             http://www.joseewertonneto.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário