sábado, 27 de dezembro de 2014

2014/ 2015 ( DISCURSOS DE POSSE E DESPEDIDA)





Artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado

2014: DISCURSO DE DESPEDIDA




                                                






            “Não  serei hipócrita a ponto de dizer que foi legal. Não direi como os políticos que fiz o melhor que pude, nem como a presidenta, que nada vi, nem como Felipão que era assim que tinha que ser. Direi simplesmente que se o ano não foi melhor a culpa não foi minha.
            Sei que irão me amaldiçoar como um dos piores anos, afinal de contas, perder de sete a um, dentro de casa, em tempo de Copa do Mundo, é um ultraje e uma vergonha.  Respondam-me, porém: que culpa tive eu se o técnico que vocês escolheram,   e idolatraram,  é uma besta? (Todo arrogante é uma besta, certo?) Sim, mas, que culpa tem esse  besta, se sempre encontrará ingênuos para o idolatrarem, como os gaúchos que o chamaram, de novo, para técnico? Ora, os grandes bestas de sempre são aqueles que escolhem seus próprios vilões, como vocês, quando votam.  
            Que queriam que eu fizesse, por exemplo, ao fim do meu mandato para impedir que os deputados aumentassem seus próprios salários, como se já não bastasse os mensalões a que se dão o direito? Que eu poderia fazer para evitar isso? Mais fácil admitir que os prejudicados o fizessem, mas, onde as manifestações de rua, onde os revoltados, nas ruas, reclamando? Claro, manifestações indignadas nesse país só acontecem quando existe mídia por perto. 




                                           





Quem vai se manifestar no fim do ano? Assim é o vosso espírito: primeiro os comes e bebes, as festas,  e só quando a falsa alegria passar é que  vem a indignação. E eu é que levo a culpa de ter sido um ano ruim.
            Despeço-me pedindo  que não esperem do ano que chega que faça milagres, leiam mais, aprendam mais, trabalhem mais, e se isso lhes satisfaz ponham mais uma vez nas nossas costas toda cuipa pelo que de ruim aconteceu.”



2015: DISCURSO DE POSSE




                                                   

                                                




            “Não começo o meu discurso e minha jornada  como os políticos fazem,   colocando na conta do que se foi, 2014 as agruras  pelas quais passaremos. Meu compromisso é com a verdade: o ano será difícil, muito difícil, botem as barbas de molho, aliás,  não só as barbas como seus mais míseros pentelhos: a coisa não vai ser fácil. Vai subir preço de água, luz, cerveja, viagra e feijão. Anuncio também que já chegarei com Dengue, Dunga e Chikungunya. Querem pragas maiores que essas? Alguém de vocês já se preocupou em saber,  ao menos,  o que significa Chinkungunya?
            Claro, por enquanto estão mais preocupados em se divertir, encher a cara e a barriga. Eu os pouparia dessas saudações ridículas e de foguetes na minha chegada. Melhor fariam se estivessem se prevenindo para as enchentes quando eu mandar as chuvas e para a seca, quando eu mandar o sol. Previno-os que se acautelem para não serem surpreendidos, mas não por mim. Serei o mesmo tempo de sempre: com verão, inverno, outono e primavera, o mesmo céu, as mesmas nuvens, e as mesmas trovoadas, caminhando do mesmo jeito. Mas se acautelem, sobretudo,  de si mesmos, muito mais que no ano passado: previnam-se das doenças, das duplas sertanejas, do BBBrasil,  dos mensalões, dos motoqueiros, do imposto de renda, dos bilhetes da mega-sena, dos médicos cubanos, das mensagens de fim de ano etc.
            Finalizando, já que falei das pragas, que aprendam agora, pelo menos, o que significa CHICUNGUNYA. 





                                                  





Chico o quê? (Não, nada a ver com Chico Buarque, embora depois que tenha começado a escrever também tenha virado uma praga). O Chikugunya, como diz o caboclo, tem mais cara é de Xiiiii!...Que agonia! Perdoem-me o trocadilho infame do caboclo, mas não quero chegar ao final do ano conhecido como o ano do Xiii!... Que agonia! Façam por onde, por favor!”
                                                                       ewerton.neto@hotmail.com

                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário