sábado, 3 de janeiro de 2015

2015 SOB VOZ DE PRISÃO



artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo,jornal o Estado do Maranhão,
hoje, sábado

Virou mania hoje,  no Brasil,  dar voz de prisão. Primeiro foi um juiz em Imperatriz, poucos dias atrás a graça foi repetida por um tenente, no Rio, sempre para pessoas comuns, coincidentemente  funcionários da TAM. A companhia, dizem, já está providenciando um fundo musical  a ser reverberado pelos salões dos aeroportos todas as vezes em que isso acontecer novamente. Tchan, Tchan, TAM, TAM!.  
            O curioso é que com tanto avião sumindo ainda tem gente dando voz de prisão porque não embarcou, quando deveria estar vibrando por não ter saído do lugar. O fato é que os especialistas creditam essa nova mania a uma espécie de compensação popular ao excesso de liberdade concedido aos que deveriam estar presos. Mais ou menos segundo a lógica: já que o governo e demais  poderes  jamais  dão ‘voz de prisão’ a quem quer que seja (de corruptos a assassinos ) damos nós. E haja voz de prisão pra tudo quanto é lado. Qual será o próximo? Pelo andar da carruagem...

            1.Nosso  Brasil, que  já foi, um dia, o maior do futebol, em 2014 virou, ao invés,  campeão mundial de tudo que não presta. Dias atrás se soube que  é campeão mundial de raios. Isso mesmo, de raios, aqueles que se soltam lá de cima para pegar um brasileiro em baixo. Viu-se que a coisa não estava se encaminhando bem, quando no dia 17 de janeiro um raio veio lá de cima e cortou a mão do Cristo Redentor. 




                                                         






Ora, num país em que os raios não respeitam nem a mão de Deus, imagine o resto. Tudo indica  que,  a partir daí, Deus tenha desistido  de ser brasileiro e a coisa desandou. “Cansei de ser brasileiro, vou tratar de nascer de novo em outro lugar!” Coincidentemente ou não, o primeiro beijo gay em tevê aberta  aconteceu logo a seguir.

            2.Em Abril, o Papa Francisco resistiu a um convite de Dilma para vir ao Brasil durante a Copa (“Se Deus desistiu desse país, imagine eu!” ). Compadecido, porém, dos seus hermanos, resolveu dar uma ajudazinha proclamando santo a José de Anchieta. “Quem sabe Jose de Anchieta, que tem muita experiência por lá, se dê melhor que Cristo”.





                                                      






            3.No dia 24 desse mesmo mês,  20 anos após o impeachment, Fernando Collor foi absolvido da acusação de receber propina. Ou seja, 20 anos depois de Diretas Já, chegaram à conclusão de que tudo que aconteceu foi uma injustiça com o ‘inocente’ Fernando Collor. Sintomaticamente,  Joaquim Barbosa, o enquadrador de mensaleiros,  foi obrigado a se aposentar.

            4.No dia 3 de junho o juiz Lalau saiu da cadeia beneficiado pela lei que concede indulto para presos com mais  de sessenta anos, que tenham problemas de saúde e passado mais de um terço da pena na cadeia. No Brasil, como se sabe  a leis protegem  presos  de tudo  é jeito, principalmente se forem corruptos. Enfim, é um país cujas vítimas morrem “apenas” e isso é tudo. Enquanto as vítimas morrem,  as leis  diminuem as penas, e todos morrem de pena – dos bandidos.

            5.No dia 13 de julho a maior tragédia. O Brasil que nunca havia perdido numa Copa por mais de três gols de diferença ( para a França na final de 1998), levou de 7 da Alemanha. É que se esqueceram de avisar ao tosco Felipão que Deus não era mais brasileiro,  e, portanto,  não iria mais quebrar o galho de arrogantes e incompetentes , em nome da felicidade  geral da nação




                                                        






            6. Dilma foi reeleita em Outubro, provando  que as esperanças de que Deus voltasse a ser brasileiro, se acabaram de vez.

            7. Suzanne Richthofen (aquela que mandou matar os pais) se casou, no presídio, com uma sequestradora que, por sua vez, era namorada de Elise Matsunaga  (aquela que mandou esquartejar o marido). Como premio por ter matado os pais e ter tomado a namorada de quem esquartejou o marido vai virar heroína em filme,  na pele da atriz Deborah Secco. No Brasil,  versão 2014, portanto, as coisas tornaram-se assim: assassina  que rouba namorada de assassina vira heroína da rede Globo. 




                                                       






Quanto à Deborah é bom avisar: “Cuidado com a sedução da menina veneno, continue a Secco, não vá ficar molhadinha!”

            8. No dia 19  de dezembro o surfista Gabriel Medina, numa espécie de compensação subnutrida do céu para com o país, virou campeão mundial de surfe. Isso deve ser atribuído aos esforços de José Anchieta, agora santo, no céu.  O prestígio dele lá em cima, agora sem a mão de Deus, infelizmente,  só deu para isso.

            Raras perspectivas de melhoras se vislumbram, portanto, para 2015, um ano que já começa aterrorizando a todos anunciando aumento da conta de luz, diminuição dos direitos do trabalhador, Dengue, Dunga e Chicungunya. A não ser que (com essa nova onda de voz de prisão) surja alguém para enquadrá-lo. Quem topa?
                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com                                                                        http://www.joseewertonneto.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário