sábado, 17 de janeiro de 2015

PAU DE SELFIE



Artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal O Estado do Maranhão, hoje, sábado


Já houve época em que o pau da moda  era o Pau-Brasil, mais ou menos por volta do ano de 1500,  a que devemos, aliás,  o nome de nossa gloriosa Nação. Outras houve em que a moda era dar com o pau ( épocas da escravidão, da caça ao ouro, da pirataria, da ditadura...a rigor tantas outras que implica aceitar que isso nunca sairá completamente de moda). Mas se existe um pau que esteja na crista da onda, hoje, aqui e agora, no Brasil e alhures, esse é o PAU DE SELFIE.





                                               




            Até mesmo porque aquele pau, no qual você está pensando agora, caríssima leitora, começa a sair aos poucos da ribalta, ao que tudo indica.  Recente reportagem do Fantástico,  mostra o declínio desse órgão masculino como elemento da moda e do desejo atual, pelo menos no Japão. A carência de relações sexuais nas novas gerações por lá, e o desinteresse pelo sexo em favor de utopias virtuais, determina um novo comportamento, que ao se disseminar numa população do tamanho da do Japão aponta também para o atingimento, em breve, de outras plagas, desde que estas alcancem apogeu tecnológico equivalente.  O fato é que já há muito mais fraldas geriátricas do que para recém-nascidos nas drogarias do Japão; as relações sexuais por lá estão se desmilinguindo, o que assombra economistas do governo, apavorados diante de uma população de anciãos prestes a se extinguir.  O velho e famoso pau, de que os homens tanto se gabam está ficando obsoleto. Pau da moda,  hoje em dia no mundo , só o pau de selfie.

            Mas, o que é mesmo o pau de selfie? Se existe quem ainda não saiba,  por favor apresse-se,  sob pena de parecer pouco antenado. Pau de selfie é aquele pedaço de madeira, plástico, ferro ou qualquer coisa que imite uma vara,  segurando um celular na ponta para executar uma selfie. Selfie, por sua vez (se você não souber disso deixa de ser pouco antenado para ser um dinossauro),  é um retrato que você tira de você mesmo e que, sem  o menor constrangimento, exibe para todo mundo, acreditando que alguém tenha interesse em sua cara ou suas gorduras. 




                                             




                                     
Para melhor entender a adoração de tanta gente por um pau de selfie, nada como uma breve entrevista com Micaela,  de 19 anos,  super antenada com cinco blogs, dez twitters e quinze instagrans. Ela faz tudo por um pau (de selfie)   e ainda propaga  que o inventou. Mica é seu nome de guerra:

            - Mica, sabemos o quanto você gosta de um celular, já que nunca o abandona.  O que você aprecia fazer  na vida, além disso?
            - Bem, gosto muito de não fazer nada, mas quando eu fico deprimida por não encontrar esse nada para fazer nada, então eu pego de volta o celular.
            - E isso acontece com frequência?
            - Nem tanto como eu gostaria. Às vezes tenho que tomar banho.
            - Você colocou em uma de suas páginas que inventou o pau de selfie  por causa disso.
            - Foi, eu precisava arranjar um jeito de tomar banho olhando pro  celular.
            - Então...




                                               





            - Na verdade, eu tenho um namoradinho que tem o negócio dele grosso e comprido. Um dia, de brincadeirinha, quando estava duro,  botei o celular na ponta da coisa e tive aquela idéia, sacou? Ele poderia me mandar umas selfies do negócio de vez em quando. Uni o útil ao agradável. Mas...não ptent...patenti...
            - Patenteou.
            - Isso, não p-a-t-e-n-t-e...ei a descoberta. Como todo mundo sabe virou mania no último réveillon, todo mundo com um pau de selfie na mão. Espalhei nas redes sociais que tinha sido eu a inventora, mas ninguém me deu crédito. Rede social é bom,  mas tem dessas injustiças!
            - E agora, quais os seus planos?
            - Mais rede social, mais celulares da última geração e mais paus de selfie. Afinal sou uma inventora, um dia alguém há de me descobrir... Com esse meu talento, para pau e redes sociais, você não acha que tenho talento suficiente para ser escolhida no próximo BBBrasil? Já pensou?        

                                                           ewerton.neto@hotmail.com                                                                                            http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário