sábado, 31 de janeiro de 2015

OS DEUSES GREGOS DO BRASIL




artigo publicado na seção Hoje é dia de...
caderno alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado


Depois que Deus desistiu de ser brasileiro há um ano, após ter tido seu braço cortado por um raio (Cristo Redentor),  só coisa ruim aconteceu no Brasil: o 7 x 1 da Alemanha; a reeleição de Dilma; a falta de água; os apagões; brasileiros fuzilados no exterior; as ações da Petrobras se desvalorizando; duplas sertanejas pra tudo quanto é lado etc. etc.
            Ora, o que pode acontecer com um país abandonado, ainda que provisoriamente, por Deus? Numa ocasião dessas deve-se apelar para o que existe no mercado, ainda que não sejam deuses legítimos. Pois foi pensando nisso, que líderes das várias congregações religiosas brasileiras estão pensando em pedir para que os deuses gregos nos prestem algum socorro. Certo, estão ultrapassados, ociosos há muito tempo, ninguém lhes dá crédito, envelheceram, mas  para alguém havemos de apelar para que as coisas mudem. Vejamos o que eles poderiam  fazer pelo nosso Brasil:

ZEUS – Cuida dos céus e dos trovões. Mora com a esposa, mas não é nem um pouco fiel.




                                                      





            Do jeito que estão as coisas, daria preciosa ajuda, pelo menos, quanto aos trovões. Já que não tem água mesmo, só o barulho dos trovões anunciando as chuvas nos faria um bem danado. Quanto à infidelidade, isso não seria problema: brasileiras e brasileiros  já estão acostumados.

POSEIDON – O irmão de Zeus que cuida dos mares,  tem uma casa no monte, onde recebe Afrodite.

            Já era tempo de termos pelo menos um irmão de Deus,  morando nos morros do Rio.  Como ‘cuidador dos mares’ teria condições de fazer com que cessasse essa “onda” de crimes. Quanto a quem ele vai receber em seu barraco,  isso não importa, desde que a visita não seja de bala perdida.

AFRODITE – Deusa do amor e da sexualidade,  tem relação com seis dos 12 deuses do Olimpo.





                                                  






            Não sei se ajudaria muito. O Brasil já tem muita candidata a Afrodite, com essa mesma  pretensão  de ser deusa da sexualidade e, além disso,  ter relação com mais de dez. A lista é grande: Isis Valverde, Valesca Poposuda, Anitta e uma penca de ex BBBs. (Nessa lista caberia até Suzana Vieira se alguém tivesse coragem de encarar). Claro, nenhuma delas teve ainda relações com deuses, mas jamais duvidem de suas  taras e capacidades. 

EFESTO – Manco, cuida do fogo e da metalurgia. Usando bronze construiu seu próprio palácio.
            O Brasil já teve recentemente o seu Efesto,  que não era manco mas tinha o dedo cortado. E que também veio da metalurgia: o ex-presidente Lula, que não construiu o próprio palácio mas construiu um pro  seu filho, segundo a imprensa.  A troca de Lula por Efesto seria muito vantajosa para os brasileiros principalmente se ele trocasse o nome de Efesto para É festa, coisa que o brasileiro mais gosta.

ARES – Filho  de Zeus e de Hera cuida das guerras e alimenta as matanças e a sede de sangue.

            Poderíamos dispensar esse deus porque já tem muita gente nos presídios  cuidando disso, junto com autoridades, justiça e polícia, todos unidos para deixa-los à vontade.

APOLO – Zelador da verdade  e líder das musas , leva os seres humanos a admitir seus erros.


                                                  




            Eis um deus de que precisamos urgentemente, já que a fila de líderes das nossas musas anda muito chocha: Neymar, Roberto Justus, Daniel, Luan Santana etc. etc. Bote pobreza nisso! Um toque divino seria fundamental para que elas começassem a admitir seus erros: “errar é humano, permanecer no erro é abominável”.

DIONÍSIO – É o único dos doze deuses gregos que é filho de um Deus (Zeus) e uma mortal (a princesa Semele)
            Não daria certo. Do jeito que a mulherada anda parindo filho sem pai, o que iria ter de gatinha dizendo que seu filho, cujo pai não aprece, é de deus, daria para encher um maracanã. E, pior: do jeito como anda a justiça brasileira apareceria logo um juiz para pedir o teste de DNA de Deus  e um médico cubano para executá-lo. Pobre Zeus!

DEMÉTER – Filha de Cronos e irmã de Zeus, Poseidon, Ares e Hera, cuida das estações do ano.


                                                      


            Essa sim, teria  muito  o que fazer.Com uma deusa  cuidando das estações , quem sabe, voltaríamos a ter aquelas a que estávamos acostumados: inverno, verão, outono e primavera, ao invés das atuais: réveillon, carnaval, bumba-boi, seca, enchente  e cinzas. 
                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com

                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário