sábado, 7 de março de 2015

A MULHER ( DO CORAÇÃO À PALAVRA)




artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado


A mulher penou muito para chegar, perseverante e paciente, até onde chegou. Basta que se diga que a própria Bíblia é pródiga em definições e sentenças desfavoráveis à mulher. Como por exemplo: Coríntios 11,3 “ A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus; Colossenses 3,18 “Mulheres, sede submissas aos seus maridos como convêm no senhor; Coríntios 11,9  “O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem”; Deuteronômio 22,20 -21 “Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte”. etc. etc. O que é desolador se  pensarmos que a escrita da Bíblia já aconteceu num estágio de civilização bem avançado em relação aos tempos muito mais duros de milhares  de anos anteriores.




                                             





            Não cabe no espaço  desta crônica esmiuçar o quanto foi árdua a batalha feminina para superar preconceitos ao logo dos séculos, nem mesmo lembrar que essa carga de opressão, oriunda da mentalidade competitiva e opaca de grande parte da população masculina, ainda vai levar muito tempo para se desvanecer totalmente, como mostram alguns fatos do cotidiano. Aqui, basta que se diga que de batalha em batalha em batalha a mulher principiou a galgar, especialmente   a partir do último século, um espaço que lhe era devido pela própria condição de ser superior ao homem nos aspectos mais dignificantes  da conduta humana. Como, aliás, comprova facilmente a ciência quando se comparam as suas características físicas intrínsecas ao equivalente masculino.

            1.Coração. O coração do homem é 30% maior que o feminino. Por sua vez, o da mulher bate 10% mais rápido que o masculino.
            O que comprova, mais uma vez, que tamanho não é documento, soando  estranho que os 30% a mais de coração masculino pareçam ter serventia apenas para brigarem e se matarem nos campos de futebol. Por sua vez, elas parecem obter enorme proveito dos 10% a mais na velocidade de seus batimentos, já que sabem apurar a sensibilidade para fazê-la pulsar no compasso da vida.

            2.O cérebro. O cérebro dos homens é em média 15% maior e em média 10% mais pesado. No entanto, no cérebro das mulheres as conexões entre os neurônios são muito mais numerosas.
            Que importa o tamanho do cérebro se faltar comunicação entre os neurônios? O que leva a pensar  que falta não  deve fazer uns 10 % a mais de diálogo entre os neurônios masculinos. Quantas guerras teriam sido evitadas  - não é mesmo? -  se as mulheres estivessem nos lugares dos homens,  ou seja, houvesse expressiva melhora na comunicação entre os líderes das grandes nações.

            3.O pulmão. O volume do pulmão masculino é 20% maior que o feminino, ou seja, a capacidade respiratória masculina é maior.
            Se os homens respiram com mais eficiência, isso não lhes serve para muita coisa, eis que chegam mais depressa à morte. Ora, se respirar mais não se traduz em mais tempo de vida, melhor um suspiro na mão (e como elas suspiram!) que dois voando.

            4.Pressão. Por influência dos hormônios femininos, a pressão arterial das mulheres é mais baixa. Depois da menopausa os níveis de pressão se equivalem.
            Já pensou se a pressão feminina fosse um pouco mais alta? Ao que se sabe a única coisa que suporta bem a pressão feminina são suas calças apertadas e suas calcinhas idem. A pressão feminina sempre foi demolidora para os cérebros masculinos, porque sempre vem junto a choro e ranger de dentes. De posse dessa preciosa informação acima se deduz que os homens deveriam se acautelar mais ainda diante de qualquer alteração na pressão de suas companheiras: “Por favor, acalme-se,  vamos dar uma pausa, afinal ainda não é a menopausa.”

            5.Paladar. O paladar masculino é mais aguçado para distinguir sabores amargos e salgados, enquanto as mulheres se saem melhor na identificação dos gostos doces.
            Deve ser por isso que a maioria dos homens demora tanto a compreender o quanto é doce a companhia de uma mulher.

            6.Pele. A pele feminina é dez vezes mais fina e sensível ao toque que a masculina – o que ajuda a explicar a maior propensão das mulheres ao frio e as rugas.
            Vez por outra, os homens se preocupam com as mulheres  para o bem ou para o mal. Para suas rugas, os homens do mal inventaram o botox (que modificou o expressivo e sempre belo rosto das mulheres transformando-os em rostos de estátuas). Já para o frio, os homens do bem inventaram o abraço.

            7. Dor As mulheres são mais sensíveis à dor e por isso a sentem por mais tempo e com mais intensidade que os homens.




                                               





            Isso significa que as mulheres tem mais conhecimento da dor, pois sofrem com mais profundidade. Termina por ser uma de suas maiores virtudes,   pois do sofrimento vem a sabedoria.
            8.Palavra. As mulheres falam muito mais porque tem várias regiões do cérebro relacionadas à linguajem. Elas usam em média 7000 palavras por dia contra 3000 dos homens.
            Se as palavras, como disse Vítor Hugo, são seres vivos, nada mais natural que as mulheres, especialistas na geração de seres vivos durante 9 meses, tenham para com elas, as palavras,  tanta intimidade, tanto traquejo, e tanta necessidade de lidar com as mesmas. Guardar, gostar e tratar de seres vivos é com elas  mesmo, e vai ver que é também por causa disso que elas vivem mais.
                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com
                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário