sábado, 10 de julho de 2010

CLASSIFICADOS DA COPA

Texto publicado na seção Hoje é dia de...
Sábado, Jornal O Estado do Maranhão



CLASSIFICADOS DA COPA

José Ewerton Neto, membro da AML

ewerton.neto@hotmail.com


Dá para acreditar? Ricardo Teixeira, o perpétuo dirigente da CBF que, como um mágico, sacou Dunga da sua cartola para tirar de cima dos ombros a responsabilidade pelo fracasso da copa de 2006, vem agora, depois de novo fracasso, falar em renovação. Não seria o caso de começar por ele mesmo?
É por essas e outras que, ao invés de chorar pela derrota, devemos encarar o lado positivo da coisa: pelo menos durante algum tempo estarão enterrados todos aqueles que, como Dunga, proclamaram o fim do futebol de craque em favor de trogloditas “comprometidos”. Em termos desta Copa grande lucro teremos se passarmos a festejar o futebol ousado da Espanha, sem esquecer de conferir o que está disponível nos Classificados da Copa. Existem boas ofertas:

1. Uma guitarra de Mick Jagger.
O preço é de ocasião já que ninguém quis arrecadá-la num leilão organizado pelo próprio cantor com o intuito de angariar fundos para pagar os fundos de Luciana Gimenez. Os possíveis compradores, porém, evitaram adquirir o instrumento, com receio de que o conhecido pé-frio do dono tenha contaminado a guitarra.

2. Um container cheio de vuvuzelas.
Abandonadas por turistas, principalmente brasileiros, ingleses, argentinos e italianos, as vuvuzelas estão à disposição a preço de banana. É bom aproveitar a chance, sempre lembrando que poderão ser uma excelente opção – se entregues para as crianças durante o horário eleitoral gratuito - para não ter de ouvir a baboseira dos políticos.

3. Um biquíni de Larissa Riquelme
Oficialmente, o biquíni foi deixado na mão de um fotógrafo por ocasião de sua prometida nudez pública, mesmo o Paraguai não tendo sido campeão. Nos bastidores, especula-se, porém, que ela o tenha esquecido num dos bolsos da batina do presidente-padre-garanhão Fernando Lugo, por ocasião de uma visita íntima. Larissa jura de pés juntos – e pernas abertas – que não está esperando, ainda, um filho do padre ( ou melhor, presidente).

4. Um diploma de El Loco.
Pensava-se, a princípio que apenas o técnico argentino El Loco Bielsa e o jogador uruguaio e botafoguense El Loco Abreu possuíam tal especialização. Qual não foi a surpresa quando, depois que tanta gente demonstrou potencial ( Maradona, Dunga, Domenech, Galvão Bueno), o título ficou disponível a preço de um ou dois berros e muitas caretas públicas. Para aproveitar logo!

5. Um livro de auto-ajuda.
A preço simbólico de 10 centavos, estão oferecidos mais de cinqüenta mil exemplares do livro Como Formar Equipes Vitoriosas e Comprometidas, do treinador Dunga, que seria lançado logo após a copa. A técnica concebida pelo treinador e que se baseia na tríade Comprometimento, Patriotismo, e Cabeça-de Bagre está dissecada nas mais de quinhentas páginas do livro recheadas de fotos do treinador – inclusive o lençol que levou de Ronaldinho Gaúcho no início da carreira – e que é apontada, por ele, como um exemplo de sua própria superação.


6. Fórmula Matemática.
Um modelo matemático capaz de traduzir perfeitamente o resultado de uma copa através de uma única fórmula foi desenvolvido e poderá ser adquirido, por enquanto, a preço de banana. Depois de analisar o resultado é fácil concluir que se metade dos brasileiros a tivessem visto antes da copa não teriam se iludido tanto. Tanta exatidão é expressa da seguinte maneira:
Dunga Burro + (Arrogância de Ricardo Teixeira/ muita grana) + ( Julio César x Felipe Melo) - Ronaldinho Gaúcho - Ganso = Adeus Hexa + nudez de Larissa Riquelme
Pelo menos, sobrou a Larissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário