sábado, 10 de agosto de 2013

PARA ENTENDER OS BEST-SELLERS (resumo crítico)


artigo publicado hoje na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão


“ Enfim um escritor sem estilo!” Millor Fernandes

Para os ‘bons’ leitores (ainda existe isso?) , um pouco do que se lê por aÍ:

Ficção

1.A culpa é das estrelas. Romance ambientado em São Luís. Presidiários, uma semana sim, outra sim,  conseguem fugir facilmente da prisão, cavando túneis ou arrombando portões . Fragilidade do sistema, inventividade dos presidiários ou corrupção da vigilância? Nada disso, a culpa é das estrelas, afirmam os responsáveis pela segurança dos presídios.


2.A marca de Atena. Romance de época também ambientado em São Luis. Arqueólogos, pesquisadores e especialistas  procuram , numa ficção cheia de mistério, encontrar na cidade marcas do que um dia foi a  ATENAS BRASILEIRA. Onde estará, hein? Com certeza não é no linguajar dos seus cidadãos que  um dia foi considerado ‘o melhor português do Brasil’

                                                             

3.O teorema Katherine. Romance moderno que expõe os dilemas existenciais da mulher contemporânea. Também poderia se chamar O teorema de Anitta, rainha do funk, com a seguinte equação, difícil de resolver: “ Quanto tempo vai durar?”

Não-Ficção

1.Casagrande e seus demônios. Biografia do ex-jogador de futebol e atual comentarista esportivo da rede Globo, Casagrande. Após a leitura descobre-se que os demônios que o torturaram foram muitos, mas o pior dentre eles foi  ter que agüentar Galvão Bueno.

                                                          

2.Pensadores que inventaram o Brasil. Livro de idéias de autoria de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e ex-presidente do país. Através dele tenta-se vislumbrar a biografia dos pensadores que tiveram a triste idéia de inventar o Brasil. Chega-se facilmente à conclusão de que FHC não deveria ter sido inventado.

Auto-ajuda.

1.Casamento Blindado. Livro sobre técnicas de blindar relacionamentos em desuso, como casamento. A técnica, para mulheres, é simples: cercar e envolver o objeto de desejo de dinheiro ou cartões de crédito. Com fazem a torto e a direito as peruas da Rede Globo como...(Precisa dizer o nome? A primeira letra é S)

                                              
2.O monge e o executivo. Sobre o papa Francisco, nosso Chico da Argentina. Trata do dilema, que não é pra qualquer um ( mesmo sendo Hermano) de ter que escolher entre estas duas trágicas opções: se for executivo padece, se for monge,  será executado.

3.O poder do hábito. Sobre o hábito,  muito comum em Brasília, que os políticos têm de se apossarem do dinheiro público. Tanto é assim que quando ocupam as mansões sequer se lembram de pagar com seus próprios bolsos  o  Habite-se.


                                                       

4.Uma prova do céu. Romance filosófico sobre um cara que provou o céu num restaurante mil estrelas do paraíso  e assegura que tem sabor de nuvem com pitadas de azul.
                                                                                              ewerton.neto@hotmail.com
                                                                              http://www.joseewertonneto.blogspot.com


                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário