sábado, 7 de junho de 2014

A COPA TEM DEUS



artigo publicado na seção Hoje é dia de...
Caderno Alternativo, jornal o Estado do Maranhão, hoje, sábado

Quando diz que o Brasil ganhará a copa, será Felipão o dono da verdade? Uma frase latina ‘In vino veritas’ dizia que no vinho estava a verdade, mas o gaúcho Felipão, nem precisa de um bom vinho para arrotar sua arrogância – uma de suas verdades mais incontestáveis. Torçamos para que, neste caso, seja verdade o que sai da sua boca, mas é bom desconfiar.



                                                            





                        Cercado de admiradores, de ocasião ou não, Felipão está com a corda toda. A razão é que, aqui no Brasil, entende-se que a batalha de um técnico da seleção, em busca da taça, seja uma espécie de vestibular para ser Deus.  No caso de Felipão, este nem precisa de taça para mostrar-se antecipadamente como tal. Dá entrevistas, faz propaganda, arvora-se a dono de toda verdade e posa como se fosse a maior autoridade deste país. (Talvez porque falte em nossa nação justamente isso, autoridade de quem deveria exercê-la). Todos parecem esquecer de que esse é o mesmo Felipão, que empurrou o Palmeiras para a segunda divisão recentemente, abandonando o time à própria sorte, como um rato fujão. E que, antes disso, foi capaz de humilhar publicamente aquele que realmente trouxe a copa de 2002 para o Brasil, o craque Rivaldo. Quando este o procurou para jogar no Palmeiras. Felipão o renegou fazendo questão de divulgar que não precisava mais de quem o carregou nas costas.
                        Coisas da vida ou coisas de deuses? De verdades ou de ilusões? Quanto às verdades da Copa, talvez elas possam ser descobertas até nos slogans dos ônibus que levarão as seleções aos estádios:                                               



            1.ALEMANHA:”Um país, um time, um sonho”. No tempo de Hitler já não era muito diferente disso.. E nem por isso os alemães ganharam a guerra.”



                                                              




            2.ARGÉLIA: “Guerreiros do deserto,  no Brasil”. O último guerreiro do deserto que fez algum sucesso por aqui foi Lampião. E já faz muito tempo. “

            3.ARGENTINA: “Não somos um time, somos um país”.  Certo, Hermanos, mas é bom torcer para que Messi jogue bem, porque se ele estiver mal, não haverá time, que dirá  país.”



                                                          





            4.BÉLGICA: “Espere o impossível.“ Isso mesmo, vá esperando. Espere que não haja manifestação, nem aporrinhação, nem atraso no aeroporto e, que a volta pra casa, seja uma delícia. Aí já estarão  no lucro.

            5.BÓSNIA: “Dragões no coração, dragões em campo”. Esse negócio de dragão  por aqui não assusta ninguém. Se assustasse ninguém assistiria novela com Suzana Vieira ou show de Elba Ramalho.

            6.BRASIL: “Preparem-se, o hexa está chegando!“ Quem garante é Felipão. (Teria combinado com o outro Deus, o verdadeiro?).

            7.CAMARÕES: “Um leão sempre será um leão”. Verdade, principalmente se for um leão estraçalhando um  camarão – entre os dentes.

            8.COSTA DO MARFIM: “Elefantes rumo ao Brasil”. A merda é que  chegaram tarde. Os elefantes-brancos  vieram primeiro.”  


                                                      




            9.FRANÇA: “A palavra 'impossível' não existe em francês”. Não existia, mas o francês Jerome Valcke- da FIFA teve de reinventá-la para nominar o que o governo Dilma fez com a  Copa .”

            10.GANA: “As Estrelas Negras chegaram para iluminar o Brasil.“ E são muito benvindas, principalmente no Ministério das Minas e Energia para que possam iluminar o Brasil no segundo semestre, se a água não chegar aos reservatórios!
                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com

                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário