quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PRAZO DE VALIDADE ( NO BRASIL E DO BRASIL)





Artigo publicado hoje no jornal O Estado do Maranhão.



Prazo de validade é coisa séria. Pode matar alguém, no caso de remédios ou alimentos vencidos, ou mutilar seres vivos, pessoas, ambientes, e todo um habitat natural como no caso  da barragem de Mariana, Minas Gerais, um dos maiores crimes ambientais do século. Ah, se tivessem desconfiado do prazo de validade da barragem dado pelos técnicos da Samarco! Se é que alguém se lembrou disso.

            Como nada é eterno, leitor, lembre-se de que tudo, mas tudo mesmo tem seu prazo de validade, até você mesmo. E, como por aqui, até prazo de validade precisa ter firma reconhecida, por via das dúvidas nunca o crave com base no que usualmente se faz no Brasil. Porque, uma coisa é certa: o prazo de validade das coisas nossas não vale muita coisa. 

                                                





Eis uma breve lista para que você se inteire e se dê conta da tragédia:

            1.Prazo de validade de uma carta de motorista. Só até você molhar a língua com um gole de cerveja  e ser parado por uma parafernália de guardas e equipamentos para soprar um bafômetro, após o qual lhe chamarão de marginal e inconsequente,  levarão seu carro e tomarão sua carta. Enquanto isso quem bebe muito e mata como o ex-deputado do Paraná, ou quem não bebe (mas mata,  por dirigir em alta velocidade) como o  filho de Eike Batista, continuará para sempre com o prazo de validade de suas irresponsabilidades ad infinitum

            2.Prazo de validade de um herói nacional. Até que determinado presidente (a) decrete Leonel Brizola como herói nacional e o insira no grupo de heróis brasileiros,  fazendo com que as almas de nossos heróis acreditem que esse negócio de herói não está valendo muita coisa. E que ( como dizia Millôr) era muito melhor ter sido um covarde vivo do que um herói depois de morto,  em certas companhias.

            3.Prazo de validade de um gigolô. Depende da perua  da   Globo. Geralmente dura até o próximo carnaval ou até o  próximo  sorriso  por ela postado no Instagram , cheia de botox nos dentes e na alma,  e feliz da vida por estar amamentando um garoto de mais de 18 anos.

            4.Prazo de validade de uma dupla sertaneja. Até a gravação da primeira música, após o qual a dupla vira trio por incorporar  um  terceiro personagem: o bobo que escuta.

            5.Prazo de validade de uma aposta de loteria. Até o resultado  do sorteio. Porém, muito antes do tal resultado o infeliz apostador já está pré-anunciado como o otário da vez. (Matematicamente, ganhar numa megasena é 30 vezes mais difícil do que um raio cair na sua cabeça).  Já o prazo de validade do otário é mais longo,  e permanece quantas forem as ocasiões em que enfrentar filas e gastar suas energias para entregar seu suado dinheiro (imposto de tolo) para os espertalhões do Governo.




                                              





            6.Prazo de validade de um impeachment de presidente. No Brasil, só dura até o presidente cassado dar uma de caçador e começar a caçar votos com  a grana de seus tempos de presidente , até ser reeleito (caso de Collor) E daí pra frente fazer coleções de carro de luxo, se assenhorar do dinheiro de estatais, meter os pés pelas mãos, enfim, se candidatar a outra cassação.  Ou seja, o prazo de validade de um impeachment de presidente, no Brasil,  é muito menor do que o tempo que o cassado leva para criar vergonha.

                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com

                                                           http://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário