quinta-feira, 24 de março de 2016

O LATIM DO LAVA JATO





artigo publicado hoje, no jornal
O Estado do Maranhão


Se os acusados do lava-jato soubessem latim nem precisariam ter apelado para palavras como acarajé e outros códigos. Ninguém ia entender mesmo e ainda passaria uma impressão de erudição bem melhor que os “Vão tomar no c...” que fizeram a festa das gravações. Vejamos como o latim, bem empregado,  cairia melhor em muitas das situações em que eles se meteram.

            1.”Ad libitum”, significa “À vontade”. Podia ter sido dito pelos executivos  da OAS à Lula e sua família diante do badalado Sítio  de Guarujá: “O sítio é todo seu, Lula. Ad libitum!”

                                                 


            2.”Alea jacta est”, significa “A sorte está lançada.”, e foi dita por Julio Cesar, imperador de Roma. Emprega-se quando se está diante de uma empreitada imprevisível. Dilma poderia ter usado essa expressão, antes de propor o ministério da Casa Civil à Lula, ao que este bem poderia ter respondido: “Se a sorte está lançada, a jararaca está pronta para abocanhá-la.”

            3.”Cogito ergo sun”, significa “Penso, logo existo.” É a frase mais famosa do filósofo francês René Descartes na qual se confirma a existência a partir do ato de pensar. Os advogados de Dilma, aliás, já estariam pensando em utilizar essa máxima se a presidenta, mais tarde, for condenada. O argumento é: “Se quem pensa, existe, então quem não pensa,  como Dilma, não existe” e, portanto, jurídica e filosoficamente, ela não poderia ser condenada.
                                                


            4.”Errare humanum est”, significa “Errar é humano”. Com tantos erros cometidos nesse episódio, causa espécie  que ainda não tenha aparecido alguém para se socorrer com essa frase,  que cairia muito bem, por exemplo, na boca de Aécio Neves. Aécio é o próximo alvo da Lava Jato e poderia tentar se justificar dessa forma, se não fosse tão convencido, como, aliás, seus parceiros tucanos como FHC.

            5. "Ex Abrupto” significa “De forma súbita, inesperada” É o que muita gente corrupta pensa do juiz Sérgio Moro, que, para eles,  teria surgido vindo não se sabe bem de onde. “Juizinho Ex abrupto!”, é o que essa turma diria se soubesse latim, mas, como não sabe,  prefere xingá-lo de “juizinho do interior”. Mas, claro, prefeririam que ao invés de Ex abrupto Sergio Moro passasse a ser, simplesmente, Ex- Juiz Sergio Moro,

            6."Ex nihilo nihil fit”, significa “Nada sai do nada”. Essa expressão filosófica subentende que tudo do Universo saiu de alguma outra parte. Por exemplo, se aparece vapor é porque havia água, se há fumaça é porque algo se queimou. Como Lula disse, em alto e bom som, que é o único capaz de incendiar o Brasil, então os acusadores que se preparem. Se algo acontecer “Ex nihilo nihil”, certo Lula?

            7."In vino veritas”, significa “ No vinho está a verdade”, e sugere que sob o efeito do álcool as grandes verdades são reveladas. Se Lula anda dizendo que não falou o que falou não teria sido uma boa ideia, para a turma do lava-jato,  ter feito o teste do bafômetro?

            8."Ecce homo”, significa “Eis o homem”, e a frase, irônica, foi dita por Pilatos antes de entregar Jesus Cristo para os judeus.

                                                   



 Dizem as más línguas que foi usando essas palavras que Lula apresentou Dilma como sua candidata à presidência e Dilma adoraria retribui-la apresentando Lula como o novo presidente do Brasil. Lula, que já foi “Eis o cara!” na boca de Barack Obama, aceitaria de bom grado a evolução comparativa já que se considera o brasileiro mais honesto deste país. Jesus Cristo, humilde perto dele, dizia pecar noventa e nove vezes.

                                                                                                                                                                                                                      ewerton.neto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário