quinta-feira, 7 de abril de 2016

LAVA JATO X CORRUPÇÃO A JATO




                                                           


artigo publicado hoje no jornal
o Estado do Maranhão


BATALHAS DA ERA DO JATO E LAVA-JATO
Jose Ewerton Neto, autor de O oficio de matar  suicidas

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece,  mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...” Sun Tsu

            Na epígrafe acima retirada do livro A arte da Guerra, parece estar o grande problema: não nos damos conta de quantas batalhas nos envolvem e nos levam de roldão. Bons tempos aqueles em que as batalhas mais comuns neste Brasil eram do tipo   Vasco x Flamengo; Modernos x Antiquados, Direita x Esquerda etc. Hoje as guerras são mais sutis, plenas de nuances obscuras, quase imperceptíveis em suas sutilezas: em seus cadáveres, seus mortos e feridos com consequências imprevisíveis.
  
            LAVA-JATO X CORRUPÇÃO A JATO. No Brasil sempre foi assim: a corrupção mais rápida que a justiça. Toda tentativa de chegar junto, quase sempre foi em vão. Quando a corrupção ia de carruagem, a justiça chegava de pangaré, quando ia de trem, a justiça ia a cavalo. 

                                                 



Que não me queiram mal os juristas que a culpa não é deles: não é que a justiça ande devagar, a corrupção é que nesta terra sempre foi acelerada. Mesmo hoje, que a justiça anda mais célere, na base do lava-jato, o que se teme mais uma vez é que os corruptos, viajando de jato, acabem levando a melhor. Sim, porque , segundo a imprensa, Dilma (que adora um jatinho) começou a correr, acelerada  atrás dos votos de políticos que, tendo o rabo preso, não querem nem ouvir falar de lava-jato por temerem ser os próximos. Será que essa batalha já tem vencedor anunciado?

            CHICO NOVO X CHICO ANTIGO. Essa batalha talvez ficasse  melhor entendida se fosse nominada O que Chico dizia x O que Chico faz. Nada a ver com o Chico da novela, estamos falando é do outro, o Buarque de Holanda. 

                                                   



A batalha só começou porque (repentinamente?) os Chicos passaram a não se dar bem um com o outro, o Chico de antes com o Chico de agora. Qual deles vencerá, hein? O Chico de antes defendia os pobres, o de hoje defende a corrupção. O Chico de antes era contra a ditadura, o de hoje  é a favor da dita cuja. Chico era contra os militares (pelo menos da boca pra fora), hoje Chico é contra os procuradores da justiça (da boca pra dentro, com o indefectível uísque importado). Chico que um dia foi o Buarque de Holanda do Brasil hoje virou  só da Holanda mesmo.

            CAEMA X PREFEITURA DE SÃO LUIS. Essa batalha é maranhense e foi intensamente noticiada pela imprensa de alguns dias para cá. A Prefeitura manda tapar buracos em uma avenida, a Caema manda fazer buracos na mesma avenida. Se a Prefeitura os cria, a Caema finge que não olha, mas se a Prefeitura tapa, a Caema esburaca. 

                                                      


A batalha (ou o jogo) bastante criativo,  parece ser pela preservação da espécie vulgarmente conhecida como buracóides. Admitindo que os buracóides sejam animaizinhos que nascem, crescem, vivem e  se reproduzem como todos os outros animais, deles se diferenciam porque , ao contrário deles, se perpetuam. Dizem que existem razões políticas por detrás dessa batalha. Será? Ou será que a verdade oculta está dentro de um buraco? Também pode ser.  

                                                           ewerton.neto@hotmail.com                                                                                                                                                                                                                                              httP://www.joseewertonneto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário