sábado, 23 de abril de 2016

O MELHOR DE TODOS OS LIVROS





artigo publicado hoje, no jornal
o Estado do Maranhão


Jose Ewerton Neto, autor de O oficio de matar  suicidas

            Para isso existem competições, torneios e copas: para escolher o melhor, entre os melhores. Só existe um campeão indiscutível quando ninguém seria capaz de fazer melhor que este.
            Dia 23, comemora-se o Dia Internacional do Livro (data de falecimento de dois grandes escritores Miguel de Cervantes e  William Shakespeare). Também se celebra, este ano,  o quarto centenário do falecimento do autor de Don Quixote. Lembro de que dez anos atrás cem consagrados escritores de diferentes países dedicaram-se a uma complicada tarefa: escolher o melhor livro de todos os tempos. Difícil, não? Isso não se resolve, como no futebol, com uma Liga dos Campeões. Aqui não há gol, não há atacantes e nem juízes. Ana Karenina de ponta-esquerda? Madame Bovary de centroavante, Capitu de goleira? Certamente, os “gols” de seus autores não seriam marcados por eles, mas pelos seus personagens e os melhores seriam aqueles que muito tempo depois da morte de seus criadores  continuam vivos na memória das sucessivas gerações de leitores que os perpetuam.
            Nem precisa dizer qual foi o escolhido. 

                                              



Ele, o nosso velho conhecido, aquele que povoou os melhores dias de nossa infância de riso e curiosidade, o amigo íntimo e “abilolado” de todas as crianças, o cavaleiro da triste figura, o nobre fidalgo Don Quixote de la Mancha. Sempre acompanhado do seu fiel escudeiro Sancho Pança.
            Quem nunca leu o livro não sabe o que perdeu, mas isso não significa que jamais os tenha visto. Um: Don Quixote, alto, magro, culto, idealista e sonhador, ansioso para mostrar sua valentia, se for preciso, duelando até com moinhos de vento. Outro: Sancho Pança, generoso e rotundo, ignorante, realista e pragmático, fiel ao seu patrão a ponto de segui-lo em sua delirante epopeia no mundo da fantasia. Estão, ambos, na nossa vizinhança, na escola, no trabalho (é só querer reconhece-los), porém, principalmente, dentro de cada um de nós.  Porque o que somos mais que um Don Quixote e um Sancho Pança a se contraporem em nossa consciência dividida: uma parte que tenta emoldurar o sentido da nossa vida transformando-a em momentos de ilusão, e  uma  outra,  que nos chama para a realidade nua e crua?                                                    



            Provavelmente, deva estar na leveza da escrita desse autor, sem rebuscamento e pretensão,  a grandeza desse romance que o torna singular e único. As comparações são inevitáveis e tantos vão dizer – sem que se possa contestar-lhes a escolha – que preferem ao Don Quixote de Cervantes, o Ulisses de James Joyce, ou Em Busca do Tempo Perdido, de Proust. Ou autores como Thomas Mann, Dostoievski ou o próprio Shakespeare. São livros elogiados igualmente pelos críticos, etapas fundamentais na formação da cultura universal, mas neles falta a dose  de humor e a simplicidade presentes em Don Quixote e é isso o que o distingue. O romance de Miguel de Cervantes extrai da espontaneidade e da naturalidade, com o pressuposto de contar uma história essencial, sem sofisticações ou jogo de palavras o que pode haver de melhor na criação literária. Com isso consegue ser lido por todos mantendo mesmo nas adaptações para crianças a exuberância de sua construção lúdica, a emoção e o prazer de sedução. Daí ter sido escolhido com 50% a mais de votos que qualquer outro dos 99 livros.
                                                  


            Miguel de Cervantes, o grande campeão, merece todas as homenagens póstumas que lhe serão prestadas nesse dia. Ninguém  até hoje foi  capaz de fazer melhor

                                                                                  ewerton.neto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário